Volante Opala SS

Ontem recebi um e-mail do Jensen, lá da Tunneo Hot, com fotos dos volantes que ele fabrica.

Aliás, lhe devo uma, pois até hoje não tinha percebido que nesta página aqui do Opala Adventure (que era o nome original deste blog, antes de passar a se chamar Projeto 676…) praticamente eu não havia deixado nenhum link ou e-mail para contato direto. Graças ao comentário dele é que disponibilizei aí do lado as informações sobre quem é o louco que vos escreve e que se meteu nessa aventura de reformar um Opala…

Qual o comentário?

“Nossa, foi difícil encontrar o e-mail no seu site. Tive de usar técnicas ninja para poder enviar este e-mail e saber de que cidade você é…”

Bem, daqui pra frente já dá pra deixar as técnicas ninjas de lado. Valeu, Jensen!

Quanto aos volantes em si (que é o que interessa), a seguir temos uma sinopse das informações que ele passou das réplicas. Aliás, o termo “réplica” é apenas para facilitar o entendimento, pois a referência correta seria “cópia”. São utilizadas todas as medidas e dimensões do original, porém com materiais diferentes. Numa restauração ou réplica, deve-se usar o mesmo material da peça original, para preservar suas características.

Acontece que um processo industrial usualmente utiliza materiais mais baratos para uma grande produção em série com o intuito de ter mais lucro. Nesse caso os materiais possuem prazo de validade e depois de determinado tempo precisam ser substituídos – até porque a indústria TEM que se manter ativa. Depois desse prazo pode ocorrer fadiga, quebra, ressecamento, etc.

Já os produtos fabricados pelo Jensen não têm uma produção em série, são confeccionados para pessoas específicas. Por isso, utilizam materiais de primeira. Seguem alguns detalhes técnicos do volante réplica do Opala SS:

– volante com estrutura em aço carbono cromado, espessura 4 mm (estrutura super-dimensionada);
– aro com encaixe dos dedos (grip), revestimento em couro sintético preto ou marrom;
– botão de buzina em resina preta ou marrom com emblema SS;
– sistema de buzina com dispositivos de contato;
– cubo de adaptação idêntico ao original com estrias compatíveis (mas deve ser informado o ano do veículo, pois existem variações no encaixe), fiação para buzina, destrava de setas e saca-volante.

Os valores cobrados podem ser parcelados em duas vezes, sendo metade na encomenda e a outra metade (mais o custo do Sedex) na entrega. Os pagamentos são por meio de depósitos bancários e o prazo de entrega é de 40 dias.

Já lhes adianto que não, não estou ganhando nada com essa “propaganda”. Aliás, nem pretendo. Minha intenção é apenas compartilhar uma boa fonte para aquisição de peças de Opala.

O preço?

O link do site está tanto aí do lado quanto lá em cima, no começo do texto. Aos interessados basta trocar uma idéia com o Jensen – que já demonstrou ser gente boa pra caramba.

De minha parte, quando chegar o momento, pretendo comprar um belo dum volante SS para o Opala 79. E – MUITO provavelmente – vai ser dele. Basta a reforma chegar no ponto certo…

Por enquanto, seguem algumas fotos que ele me encaminhou para que possam ter uma ideia da qualidade do material.

35 comentários em “Volante Opala SS”

  1. Olá Seo Adauto! Como vai?

    Eu adoro esse tipo de volante. Ainda mais tornar o carro bem original… Porém receio que este volante SS original possui diâmetro muito grande. Já ouvi vários comentários acerca disso. Então, creio eu que no meu futuro Opala, usarei um um volante parecido (se der, colocarei a marca do SS também), porém menor.

    Abraços.

  2. Experiência própria, meu caro João: se o carro não tiver direção hidráulica, um volante pequeno só serve para dar trabalho! Mesmo para o Titanic II tive que trocar o volante e colocar um com diâmetro maior para poder ter dirigibilidade…

  3. Alguém poderia me ajudar ou saberia onde posso conseguir o botão da buzina para o Opala SS 1971 (volante com miolo vermelho)? Fico grato por qualquer informação. Abraços.

    David

  4. Rogério, eu não sou o proprietário dos volantes. Este post foi uma espécie de retribuição à gentileza do pessoa da Tunneo Hot, que teve o cuidado de me encaminhar essas fotos diretamente para meu e-mail. Caso esteja interessado, acesse o site deles, bem aqui.

  5. Olá estou querendo reformar um volante do ss ele esta na cor preta, gostaria de passar para a cor marrom para que combine com o meu carro, ele está sem o botão, mas tem a parte do encaixe. gostaria de deixá-lo igual o da fotografia somente com a mudança do simbolo ao invés de ser SS, gostaria que fosse a gravada “o simbolo da chevrollet” ele precisa ser cromado também.
    gostaria que me passasse o valor ok!

  6. tenho real interesse nesse volante… é a foto numero 9, o volante está com o simbolo da GM, se alguem que ler esse comeneraio tiver um ou souber de algum a venda favor me passar dados, por favor
    agradeço de antemão…

  7. Rafael e Anderson: leiam o post, camaradas, leiam o post…

    Lá está o link do caboclo que comercializa esses volantes e, com certeza, ele deve ter também todas as especificações técnicas de seus produtos.

  8. Quero apenas apresentar meus comentarios sobre os volantes fabricados pelo Jensen da Tunneo Hot. Estou reconstruindo um SS 77 motor 4100, e pretendo faze-lo tao bonito quanto o original, e como nao encontrei um volante perfeito comprei um do Jensen. Na semana passada o Jensen estava passando pelo Paraná e deu um pulinho na minha casa pra fazer a entrega. Que beleza, parece um trofeu, uma peça pra expor na prateleira. Acho que nem o original era tao bonito. Valeu Jensen, graças a qualidade do seu produto meu carro terá um volante a altura dele.
    Abraços a todos, caso alguem precise mais algum comentario entre em contato (gandolfo@ffalm.br).

  9. Ricardo, leia o post e os comentários, meu caro. Não sou eu que comercializo esses volantes…

    Gandolfo, tive oportunidade de conversar pessoalmente (tá, foi via telefone) com o Jensen e posso garantir uma coisa: o cara é gente boa. E o seu testemunho só serve para realçar que, além de tudo, ainda é um profissional de mão cheia!

    É como eu disse lá no post, no momento certo – quando a reforma do bom e velho 79 chegar no ponto – também pretendo “virar freguês” dele…

    Inté!

  10. gostaria de saber qto custa um volante para opala ss 79 completo?!?! na cor preta/cromado(detalhes)..
    entre em contato o mais rapido possivel para negociação!

    obs.: volante o mais proximo do original( se nao o original).

  11. olá amigos opaleiros, meu nome é Rodrigo e adquiri um opalão 78, estou fazendo alguns ajustes mecânicos, funilaria e pintura, pretendo colocar o volante da TUNNEO, aquele “CUSTOMIZADO DO JUSTICEIRO QUE O ARO É FEITO DE CORRENTE”, gostaria de saber se é possivel colocar no opalão, e não se preocupem a única alteração será essa, todo o resto continuará original, desde já agradeço e um abraço à todos.

  12. eae blz fera
    meu eu sou apaixanado por opala
    tenho um opala especial ano 78
    e to loko para coloca um volente desse no meu
    me passa um cantato a e …

  13. Olá Adauto. Muito bom o seu artigo. Estou restaurando um Gran-Luxo 74, sendo um volante do Jensen a “cereja do bolo”. Faremos um de SS,com a gravatinha da Chevrolet no botão da buzina. Graças ao seu artigo consegui Contatar o Jensen, e estamos negociando. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *