Tabela de furação de roda

Tabela bastante interessante para referências futuras, não só do Opala, mas como também de veículos de outras marcas. Obtida lá no site da Autocustom.

Apertada final: O amigo Opaleiro Rafael Espezim teve a gentileza de me mandar por e-mail importantíssimas informações complementares sobre esse nosso tema tão comentado! Segue, abaixo, na íntegra:

Rodas – Características e Medidas

Quando se fala em medidas de rodas é preciso entender 5 conceitos: diâmetro nominal, largura da tala, off set (ET), backspacing e furação.

1. Diâmetro Nominal: É o que se chama de Aro, medida dada em polegadas. Nada mais é do que o diâmetro desta. Geralmente as rodas têm suas medidas impressas na parte interna; se ela estiver desmontada é só olhar ou medir manualmente, é fácil identificar um aro 13, 14 ou 15. A medida deve ser tirada de borda à borda da roda, passando exatamente pelo centro.

Para transformar centímetros em polegadas, use a fórmula: (X – 3,5) / 2,54.

. Exemplo 1: (39cm – 3,5) / 2,54 = 14

. Exemplo 2: (41,5cm – 3,5) / 2,54 = 15

2. Largura da Tala: É a distância entre as bordas da roda, pelo lado interno. Também em polegadas, a distância original da roda do Carajás, por exemplo, é de 5,5 polegadas.

3. Off-Set (ET): O off-set indica a distância do meio da tala até a superfície de apoio (flange). Ao substituir-se rodas, deve ser dada importância ao off-set, pois causa alterações do ponto de vista da dirigibilidade e do desgaste do pneu. Se ocorre variação muito grande da original, a resposta ao volante e a estabilidade da direção podem ficar comprometidas. Resumindo de forma bem simples: a roda não pode ficar muito para fora ou muito para dentro do pára-lama.

4. Backspacing: É a medida entre a flange e a borda interna da roda. Tem as mesmas implicações que o off set.

5. Furação: A furação é medida do diâmetro do círculo imaginário que passa pelo centro dos furos. A medida da furação é identificada com o número de porcas ou parafusos e o diâmetro da furação. O Carajás, por exemplo, utiliza rodas de 5 furos.

Por exemplo: um padrão 4 x 100 indica 4 furos com 100 milímetros de diâmetro. Uma medida de 5 x 110 refere-se a uma roda de 5 furos com o diâmetro da furação de 110 milímetros. A furação das rodas do Carajás é 5 x 114,5. Esta mesma furação é usada na Ford Ranger, nos BMW, nos Mitsubishi, Ford Maverick, VW Kombi, GM Opala, Dodge, entre outros. Já a furação do Chevrolet Ômega é 5 x 110, assim como do novo VW Golf, Audi A3-A4-A6-A8, Mercedes, etc.

Portanto, o diâmetro dos furos das rodas de Ômega são menores. Por isso a necessidade de aumentar o diâmetro – 2,25mm no raio medido do centro de cada furo (viu só, vocês não deviam ter matado aquela aula de geometria!), o que pode ser feito por um torneiro – atente para a qualidade deste serviço.

(Observação: O amigo opaleiro Carlos, agora em 23/MAI/13, apontou lá embaixo, nos comentários, algumas inconsistências sobre esta parte do texto. Como eu não fui o autor do original – mas sim o Rafael Espezim, como dito lá no início – optei por manter tudo como está, mas com o alerta para quem interessar possa!)

Dicas:

É comum para um montador colocar a roda no cubo e apertar o primeiro parafuso e continuar apertando até o fim, enquanto o peso da roda e pneu é sustentado por apenas um parafuso. Para uma melhor centralização, aperte cada parafuso com a mão. Ajuste cada um em sequência diagonal, mais ou menos de 20% a 25% do seu aperto final. Continue ajustando cada um, pois esse ajustamento gradual na sequência, dá à roda a fixação correta.

Verifique e reaperte todos os parafusos periodicamente. Se você fez uma troca, olhe antes dos primeiros 100 quilômetros. Ao rodar, os impactos da estrada e vibrações provocam uma acomodação ou recalque.

Já um aperto excessivo tem como consequências a deformação da roda, alongamento e possível fratura do parafuso ou do furo, espanamento da rosca e trepidação ao frear, pois o disco empena devido à excessiva tensão do cubo.

Por fim, um ajustamento irregular pode empenar a roda e até deformar o disco de freio.

Ah! Como já disse antes, o Carajás utiliza cinco parafusos, e aquela piada do louco (que perdeu a porca e tirou uma de cada) é mentira. Nunca trafegue sem algum dos parafusos…

43 comentários em “Tabela de furação de roda”

  1. Que bom, Victor! A intenção ao compartilhar arquivos como esse aqui no site é justamente essa: poder ajudar quem eventualmente puder precisar de alguma informação mais difícil de se encontrar por aí…

    Volte sempre!

  2. Tô na busca de quatro rodas quinze polegadas p!ra uma caravosa seis canecos, mas não acho as originais do opala 92. Vi em Campo Grande uma com rodas do Alfa Romeo 164, inclusive as calotinhas. Se alguem souber de um jogo destas rodas, me avise.

  3. essa tabela me ajudou muito, pois meu tiu vem no mes de novembro do Japão e ele trara um jogo de roda aro 19 com pneus meia vida para eu colocar no meu opala diplomata 90 a duvida era se iria dar certo a roda estava numa hilux.so falta ver se vai dar certo o espaço dos paralamas.muito obrigado.
    depois eu mando as fotos dele.

  4. P.S.: O Toyota Corolla novo, tbm é 5 x 114,3.
    Gostei de saber q a furação do Maverick, é a msm do Opala, fica mais fácil de colocar 15″ na trazeira e 14″ na frente.
    Abraços.

  5. Opa! Marcelo, obrigado por complementar essa informação a respeito do Toyota Corolla novo! Aliás, o legal de tabelas como essa é que facilitam bastante projetos para o futuro…

    Inté!

  6. ai adauto belez sou um apaixonado por opala,caravam e outros com motores brutos
    queria te dizer que possuo varias pessas de opala se precisar de algumas meu tel é (016)91596663 _ celular
    (016)37033903 _ casa pai
    (016)37031120 _ serviço
    (016)37039024 _ esposa

    queria dizer tambem.
    tenho 4 rodas do opala 92 com pneus 205/60/15 novos preço 2,000,00 rodas zeras sem detales

    um jogo de rodas aro 17 para opala com pneus bons
    preço 2,000,00
    emblemas varios,grades,lanternas,cambios,motores,diferenciais,paineis
    calotas,frisos, em fim muitas coisas que nao lembra de cabeca belez
    se precisarem e puder ajudalos estou ai
    um abracao

  7. Olha simplesmente espetacular esta tabela, me ajudou tremendamente, queria saber informação para adquirir rodas para o meu carro e através de você tirei minha dúvida.
    Valeu, Parabéns.
    Até a próxima.

  8. Paulo, agradeço pela dica. Efetuei a correção – e o que era para ser simples, acabou dando uma mão-de-obra danada! Não sei o porquê, mas não estava conseguindo salvar novamente a tabela! Acabei transformando-a em imagem para não correr novamente o risco…

    Alexandre, o negócio é compartilhar cada vez mais, pois divulgando a informação, também divulgamos o conhecimento, permitindo que adições e correções sejam feitas – como se comprova com a dica do Paulo, logo aí em cima.

    Abração!

  9. oiiiii gostaria de responder a perguta do corsa eu tenho um tabela que diz que o opel corsa é a mesma furação do corsa nacional 4×100
    gostaria de dizer que a tabela tbm me ajudou eu tenho um cliente que queria colocar a roda do nem civic na zafiraa então precisava confirma a furaçao do new civic queé 5×114,3 a mesma do opala .. muito obrigadoooooooooooo

  10. Alguém sabe dizer a furação do ford versailles? ta bom que num é um carro muito novo, mas num aparecer em nenhuma tabela de furação também ja éh demais né!!!! kkkkkkkkkk

  11. Adriana, depois de tanto tempo não sei se ainda adianta… Mas meu e-mail tá lá em cima, logo abaixo da caricatura…

    Rafael e Thiago, se descobrirem e quiserem compartilhar, me avisem que eu atualizo essa tabela aqui, ok?

  12. Então moçada que curte a lenda opaleira!! me deem uma ajuda é possivel adaptar uma roda 5/110 num diplomata 92, Li alguma coisa sobre torneiro fazer mas sei não, alguém ja fez tal adaptação?
    Abraço a todos

  13. No seu texto….”A furação das rodas do Carajás é 5 x 114,5. Esta mesma furação é usada na Ford Ranger, nos BMW, nos Mitsubishi, Ford Maverick, VW Kombi, GM Opala, Dodge, entre outros.”….

    Na tabela não tem o Carajás, como usa mecanica VW provavelmente é a mesma furação da Kombi que segundo a tabela é 5×112 e não 5×114,5.

    A furação das rodas não é a mesma, só olhar tabela.
    Ford Ranger(114,3)
    BMW ( 5×120)
    Mitsubishi(114,3)
    Ford Maverick(114,3)
    VW Kombi(5×112), GM Opala(114,3)
    Dodge(5×114,3 ou 5×139.7)

    De onde foi tirado os 114,5? Melhor corrigir o texto.

  14. Luiz, o texto acima dá um bom norte sobre as possibilidades que você procura…

    Gilmer, sem sombra de dúvida concordo com você que esse tipo de trabalho SEMPRE deverá ser feito por profissionais da área – sob o risco de comprometer a segurança do veículo!

    Carlos, fiz a ressalva no texto – que, por não ser de minha autoria, preferi respeitar o original. Mas o recado tá dado e a referência também!

  15. Amigo, tenho uma grande dúvida: comprei rescente um Dodge LeBaron 1979 que está fazendo reparos. Queria agora comprar um jogo de rodas 15¨ou16¨mas vendo umas rodas de Eclipse(na tabela mesma medida) não consegui coloca-las no Dodge. Qual a medida certa do Dodge?

  16. Olá amigos, descobri já que a furação do Dodge Dart nosso, é 5×108. A dificuldade é achar uma roda que não encoste no feixe de molas traseiro. Não sei quanto a off-set, se é negativo ou positivo e quanto?

  17. Vcs colocaram na lista opala e caravan 5×114,3 por acaso não esta errado sempre soube que é 5×110 e ja experimentei numa kombi que é 5×112 e não deu certo

  18. gostaria de confirmar o diãmetro do prisioneiro da Roda da Eclipse 95 ( 5x 114,3 ) Fiquei sabendo que é igual ao do Opala mas aí fui confirmar e me falaram que o Opala tem 2 diãmetros diferente…Aí fiquei todo atrapalhado e não comprei.

    A razão disso tudo é que moro em salto /SP e minha eclipse está em são paulo e eu tenho que enviar as porcas das Rodas e o mecânico falou para eu comprar as porcas do Opala que dá certo e aí quando fui comprar me falaram que tem 2 diâmetros diferente.

  19. Amigo. Tenho uma roda multifuros 5×100 e 5×112 pq nao da certo no omega? E por que se a furaçao do omega e 5×110!!!. A roda do civic e 5×114,3 por que ela da certo no omega e no opala comodoro
    ?

  20. Olá gostaria de confirmar esta furação do corsa, se esse 4×100 é a furação original ou da roda serve nele? pois tenho informação de que é 4×98. Grato

  21. Gostaria de saber se há como por as rodas de um Civic na minha Kombi 1997/1998. No grupo de Kombis do qual faço parte, a maioria disse que sim, pois só as antigas que não seriam possível. Outros falam que a furação da Kombi é 5×112 e do Civic 5×114,3. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *