Caça ao tesouro

E agora, com o escapamento em ordem, seria somente questão de regularizar a documentação, certo? Talvez um ou outro tapinha aqui e ali, mas nada demais – até porque, como já cansei de dizer, o foco é a reforma do OUTRO Opala, e não deste.

Entretanto, “a vida é uma caixinha de surpresas”

Desde o momento em que peguei o carro estava “sentindo” algo meio estranho. Um quê de barulho de metal raspando que, na prática, não deveria existir. Se tem uma coisa que aprendi com o meu pai – com todos seus anos de experiência em oficina mecânica – é que barulho em uma máquina usualmente significa que tem alguma coisa fora do lugar, funcionando de maneira incorreta ou quebrada mesmo. Isso fora um “tec-tec” que invariavelmente eu percebia lá pros lados das rodas traseiras.

Voltei no mecânico. Diagnóstico: diferencial. O ideal seria substituir ou desmontar e tentar recuperar. Num primeiro momento fizemos uma busca via telefone pelos principais desmanches da cidade (Desmanche, sim, é lógico! Ou vocês acham que tenho dinheiro para ficar comprando peças novas a todo hora?) e não deu em nada. Ninguém, NO MUNDO, tinha um diferencial para um motor de seis cilindros. Ainda assim, enquanto ele desmontava o diferencial para ver o estado das peças, eu tentaria conseguir algo por aí.

Bom, para aqueles que não sabem, “O diferencial é um engenhoso dispositivo mecânico que permite independência de velocidade de rotação nas rodas traseiras, o que é necessário quando o carro realiza uma curva, já que, em tais circunstâncias, a velocidade de rotação da roda traseira do lado de dentro da curva é menor do que a do lado de fora, porquanto os arcos percorridos são diferentes. Se as rodas traseiras fossem montadas em um único eixo rígido, quando o carro realizasse uma curva, a roda do lado de dentro arrastar-se-ia no chão.” Gostaram da definição? Direto do Manual do Chevrolet Opala, de Jarbas Portella, livro de mais de 260 páginas devidamente guardado em formato PDF nas catacumbas de meu computador…

Eis aí o danado:

Mas, voltando à história, fui à busca de um Santo Graal diferencial, numa verdadeira via sacra, com um desmanche indicando outro, que por sua vez indicava outro, que por sua vez indicava uma loja, que por sua vez encaminhava para outro desmanche, e dali para uma oficina, e assim por diante. Nisso perdi a tarde inteira e – literalmente – atravessei a cidade de ponta a ponta mais de uma vez. Mas, no final das contas acabei conseguindo!

Numa das últimas tentativas, já praticamente tendo perdido as esperanças, encontrei uma oficina que tinha um diferencial Dana que, até onde sei, é bem melhor que o Braseixos que estava instalado (ou, como é carinhosamente chamado por outros opaleiros, Braslixo…)

Todo orgulhoso, coloquei o danado na traseira do carro (tadinha da Parati, arriou…) e voltei para o mecânico. Abri a tampa traseira e soltei:

– Um “Dana” tá bom pra você?

Ele quase não acreditou. Primeiro que eu tivesse conseguido um diferencial para motor de seis cilindros. Segundo, que fosse da marca Dana. E, terceiro, que ainda por cima estivesse em bom estado! E tudo isso veio na hora certa, pois ele já havia aberto e acabado de condenar o diferencial anterior…

Pois bem, agora é esperar a montagem.

Para aqueles que são da cidade de São José dos Campos, SP, ou das proximidades, e precisarem de fazer uma “busca e apreensão” de peças usadas, segue o caminho das pedras de alguns dos desmanches onde é possível encontrar algo:

  • O Compadre (Parque Martins Cererê) – (12)3921-6174 / 3922-4253
  • Sérgio Auto Peças (Santana) – (12)3941-4023
  • Canindú (Vila Cândida) – (12)3923-3614 / 3922-0522
  • Vila Auto Peças (Vila Tatetuba) – (12)3902-9370
  • Vale das Peças (Val Paraíba) – (12)3021-0988 / 3021-0899
  • Roque Auto Peças (Vila Ester) – (12)3431-4346 / 3019-0845

Essa lista não exaure as oportunidades, mas, basicamente, abrange quem está no círculo e que se “comunica um com o outro”, ou seja, todo mundo sabe quem está desmanchando o quê…

12 comentários em “Caça ao tesouro”

  1. Olá Seo Adauto!

    Tenho perguntas… Gostaria de saber onde o Senhor conseguiu arranjar esse Manual do Chevrolet Opala, de Jarbas Portella. E outra, quanto ficou esse diferencial Dana?

    Se pudesse responder, ficaria grato…

    Obrigado e até mais!

  2. Na boa, João!

    PRIMEIRAMENTE: deixemos esse negócio de “Senhor” de lado, ok? Assim me sinto mais velho que os meus 38 já ensejam…

    O manual que comentei encontrei perdido na Internet, numas buscas que eu sempre dava quando comecei a me interessar por assuntos opalísticos. Caso queira uma cópia ele está zipado no link aí do lado, na seção “Jogado no Assoalho”. Mas o arquivo é grande e, mesmo com uma conexão rápida, deve demorar um bocado…

    Já com o diferencial eu morri com trezentos e cinquenta contos! Só a peça. E usada. O valor da mão-de-obra do mecânico se perdeu juntamente com outros serviços que ele estava fazendo no carro, então eu não saberia lhe dizer exatamente quanto foi.

    Ou seja, basicamente isso: R$350,00.

    Abração!

  3. Bom dia Adauto tudo bem,estou procurando a mini frente do opala 92,porem não estou encontrando.
    Se você souber de alguma e poder me ajudar,ficaria muito agradecido. Desde já obrigado.

  4. Olá, Willian! Já faz um tempinho que não vou aos parques de diversão que conheço (ou seja, os desmanches da cidade) – mas, quando passar por algum, tenha certeza que darei uma fuçada por você. Enquanto isso, fica aí o recado para quem puder ajudar…

    Inté!

  5. Cara, muito bacana o blog. Mas o motivo deste comentário nào é rasgar sedas à sua página. Na verdade este contato imediato é pra pedir humildemente e encarecidamente que, dentro das suas possibilidades e da sua caridade Opaleira, envie-me o Manual do Chevrolet Opala em PDF. Thanks, thanks.
    Saudações Opaleiras

    PS.: Caraio, o lance do 1+7 é sério mesmo. rs

  6. Ei, Jeisael, estamos aqui pra isso mesmo! Mas o manual dá pra ser baixado diretamente aqui do blog – tá ali na barra lateral, na sessão “Jogado no Assoalho” – neste link aqui.

    Entretanto, se você tiver alguma dificuldade para baixar me avise que eu dou um jeito de encaminhar por e-mail – o que também pode dar algum perrengue, pois o arquivo tem quase 50Mb!

    Abração!

  7. 15 ou 510, rsrs.sei lá.rs
    Gostaria de tirar algumas dúvidas:
    1ºEstou com um opala 85 6cc e a flange do cardan quebrou.Será que encontro fácil em auto peças ou terei que comprar em algum desmanche e quanto será que está custando?
    2ºTroquei vários itens da suspensão e ficou faltando mexer no agregado e as buchas dele estão danificadas:Qual sugestão para este caso?Consigo comprar o agregado novo já com as buxas?

  8. tenho um diferencial Dana / gostaria de saber se ele é 6 cc ou 4 cc/
    e qual seria melhor Dana ou braseixo pois tenho um para troca
    o meu opala é 4 cc a alcool
    vcs podem trocar peças do diferncial

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