PT x PSDB – colocando na balança

Apesar de ter gostado – e MUITO – do trabalho do Bruno, um designer gráfico que voltou sua criatividade para desmentir parte do que rola nestas eleições, eu estava sinceramente em dúvida se replicava isso por aqui ou não…

Não pela qualidade do material, mas simplesmente porque este, por não ser, digamos, um “blog político”, já tem falado por demais de eleições. Sim, é claro que eu continuo querendo compartilhar todos os outros perrengues pelos quais eu costumo, passar – em especial nas categorias que envolvem direito, informática, a criançada de casa, música, curiosidades, etc. Mas no meu dia-a-dia eu praticamente respiro política e, por isso mesmo, não consigo simplesmente passar ao viés disso tudo.

Mas, nem bem isso passou pela minha cabeça, li o texto do Tiago Dória sobre “Por que compartilhar notícias?” – que também faz referência a este aqui.

E pronto!

Minhas dúvidas acabaram!

E segue o panfleto, o qual recomendo recortar-e-colar, imprimir, divulgar, distribuir – enfim, passar pra frente, certo?

6 thoughts on “PT x PSDB – colocando na balança

  1. Olha, meu caro, mantive os links que você postou mais por curiosidade acadêmica que por qualquer outro motivo…

    Primeiramente vamos combinar que é – no mínimo – complicado tentar levar a sério alguém que se esconde por trás de um pseudônimo “voto nulo” e um e-mail “putzgrila”, ok?

    Mas, ainda assim, como eu sempre costumo dizer, sou petista mas não sou xiita. Fui dar uma checada nos links que você postou.

    O primeiro link era de um wiki que só tem uma notícia: uma visão manipulada de estatísticas. Foi feita por Rodrigo Barni, um fã do Reinaldo Azevedo, da veja. Preciso dizer mais?

    O segundo link era de uma página de Eduardo Graeff, caboclo que trabalhou tanto no governo FHC quanto para o escritório do Serra.

    E o terceiro link veio de uma notícia do globo (!) escrita pelo Elio Gaspari – ninguém menos que o Diretor-Adjunto de Redação da veja!

    Você espera sinceramente que uns caboclos como esses sejam imparciais no trato da notícia?

    Desculpe-me, mas parece-me muita ingenuidade para alguém que chegou até aqui através de um computador com Linux…

  2. Hm, e o panfleto que você postou é isento? Há distorções claras nos eixos, algumas das fontes não são nem um pouco confiáveis, e é muito mais descaradamente politizado que os outros links (além de mentir descaradamente sobre as universidades). Ao menos sua resposta mostra sua tendência…

  3. Ora André, vamos combinar que, na prática, isenção não existe, ok?

    Aliás, particularmente (e quase juridicamente) falando, este blog se reserva o direito de proclamar o que quiser sobre o tema que quiser – até mesmo sobre Opalas ou as tirinhas do Calvin & Haroldo (estas, sérias demais para comentar neste momento).

    Sobre a confiabilidade das fontes, aceito questionamentos, e estou aberto a considerar dados factíveis – interpretações, porém, sempre serão igualmente questionáveis – como já o foram.

    Quanto à afirmação de o blog ser “descaradamente politizado”: sim, de fato este autor que vos tecla, além deste espaço, também faz política na feira, no boteco ou até mesmo quando deixa o Opala (de novo!) pra lavar, enquanto toma uma cervejinha…

  4. Visão manipulada de estatísticas? Os links pras fontes oficiais estão lá pra quem quiser conferir, e encorajamos que confiram e reportem problemas.

    Dá uma olhadinha, mesmo que seja rápida, na seção sobre a criação de universidades federais (se conseguir suportar, é aconselhável também ler a legislação relacionada – os links estão todos lá), pra ver como esse panfleto com figuras bonitinhas mente descaradamente. Pode ser um bom trabalho de design gráfico, mas não passa disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *