Wine e Ubuntu

Para quem não sabe o que seja, já falei antes sobre o Wine neste post aqui.

E, para quem sabe, para facilitar as coisas, vamos falar um pouquinho mais agora.

O primeiro passo é instalar o bichinho. Para isso vá em Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic, procure o item Wine e, com o botão direito, escolha Marcar para Instalação (alguns outros pacotes adicionais também serão automaticamente instalados). Depois basta clicar em Aplicar e os pacotes serão baixados e instalados.

Agora você passou a ter o item Wine também disponível lá em Aplicações. Para que tudo funcione redondinho ainda se faz necessária uma pequena sintonia fina. Vá lá em Aplicações -> Wine -> Configure Wine. Na janela que se abre escolha a opção Graphics. Agora desmarque as opções Allow the window manager to decorate the windows e também Allow the window manager to control control the windows. Clique em OK.

E agora, para instalar programas do Windows, localize onde está o arquivo de instalação do dito programa (o que você baixou ou copiou) e clique nele com o botão direito. No menu que se abre escolha Abrir com “Carregador de Aplicativos Windows Wine”. Siga as demais orientações de instalação – que variam de programa para programa. Sal e pimenta a gosto.

Por fim, esses programas feitos para Windows mas agora disponíveis no Linux têm seu atalho criado lá em Aplicações -> Wine -> Programas, de onde podem ser ativados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *