EEE PC – Mudando o Xandros para português

Bem, continuando a história do EEE PC, creio que faltou dizer que o sistema operacional que vem pré-instalado é uma distribuição Linux denominada Xandros. Seria possível instalar um Ubuntu ou até mesmo um XP da vida, mas, como ainda talvez estejam incipientes (ou seja, com bugs), preferi aguardar um pouco mais a consolidação desse bichinho até que surjam distros mais estáveis. Enquanto isso vou ficando com a Xandros mesmo que, bem ou mal, faz com que tudo funcione.

Apesar de não ter lá muitas dificuldades com o inglês, é lógico que um sistema em português tornar-se-ia bem mais confortável para o uso rápido no dia-a-dia. Assim, fuçando um pouco por aí – em especial na comunidade do Orkut denominada “ASUS Eee PC EEEPC UMPC” – peguei dicas suficientes para isso.

Aliás, menção honrosa para o “guru” do EEE PC naquela comunidade, o Wilson, que ajuda praticamente todo mundo em todas as dúvidas que surgem…

Lá foi informado que um dos membros da comunidade preparou um script automatizando o processo de tradução do Xandros. O primeiro passo seria baixar o seguinte pacote (arquivo):

http://www.geocities.com/linosam/asus-portugues.tgz (*)

Após baixá-lo e salvá-lo numa pasta qualquer (user, por exemplo), basta abrir um terminal (no Windows diriam uma “janela DOS” ou um “prompt de comando”) através da combinação de teclas CTRL+ALT+T e digitar o seguinte (linha por linha, teclando ENTER no final):

tar -zxf asus-portugues.tgz
cd portugues
sudo ./instalar

Na medida em que for sendo necessário, vá respondendo as perguntas com s ou n. Detalhe importante: mesmo conectado à Internet por banda larga essa instalação pode demorar horas (velocidade da conexão, largura da banda, vocês sabem, aqueles perrengues). Aguarde a instalação ser completada e, ao final, reinicie a máquina.

Apesar de nem todos os programas serem “traduzidos” para o português, eu diria que mais de 90% o foram. Aliás, um aviso importante: esse script funciona tão melhor quanto mais original esteja a instalação. Caso já tenha havido modificações há grande probabilidade de que ocorram erros.

E um detalhe bem bacaninha: a máquina original não vem com o teclado configurado para a acentuação em português. Existem alguns scripts por aí, porém, particularmente, não gostei de nenhum. Mas com esse script de “tradução” o teclado já fica perfeitamente configurado – em especial o ce-cedilha (acento agudo + c)…

Emenda à Inicial: 1) Não sei por que cargas d’água o link para baixar o pacote deixou de funcionar. Tudo bem. Podem baixar neste outro aqui: http://www.eeebrasil.com/arquivos/asus-portugues.tgz (*). 2) Refazendo o passo-a-passo descobri que o melhor lugar para se fazer a operação sem correr risco de erros é, de fato, na pasta user (/home/user), pois a partir dali o script “encontra” tudo que precisa…

(*) Parece que até mesmo o link acima “morreu”. Puxei o arquivo para minhas próprias dependências e pode ser baixado bem por aqui.

83 thoughts on “EEE PC – Mudando o Xandros para português

  1. Executei o script e funcionou bem, só que o meu touchpad parou de funcionar… Vou ter que verificar isso, mas no geral, a tradução atende bem.

  2. Pois é, Jonivan, uma coisa eu percebi na execução desse script (pois já fiz várias reinstalações no bichinho): como ele trabalha baixando pacotes da Internet, muitas vezes ele não consegue baixar todos os pacotes. A solução que encontrei foi, ao acabar de executá-lo e após a reinicialização, executá-lo NOVAMENTE – o que acaba acertando algum pacote que tenha ficado pra trás…

    Não é uma solução lá muito ortodoxa, mas funciona!

  3. Prezados,
    Efetuei o procedimento e me parece que a acentuação está correta, como podem ver, estou escrevendo em meu EEE 900 Linux.
    Muitíssimo obrigado a todos os que ensejaram isso.
    Ah, um adendo, o touchpad está funcionando OK.
    Rogerio

  4. Beleza, Rogerio! De fato, aqui eu só juntei algumas informações – mas somente graças a MUITAS pessoas que resolveram compartilhar seu conhecimento e experiências é que conseguimos multiplicar ainda mais essa rede de dicas!

  5. Olá!
    Andava a procurar uma forma de tradução para o meu asus eee pc, pois também eu acho que ficará muito mais confortável, e estou neste momento a executar as directrizes do script que vocês foram dando no blog. Espero que tudo corra bem. Se calhar terei que fazer como disse o Adauto e voltar a reinstalar esse script.
    É mesmo muito importante este tipo de recolha de informações. Um obrigada ao Adauto por ter tido esta ideia.

  6. Olá, Ilda!

    Espero que tudo corra bem na instalação, pois os computadores, às vezes, são bichinhos bem tinhosos e geniosos…

    Mas que fique claro que, no tocante ao script, meu único mérito – se é que posso chamar assim – foi o compartilhamento dessa informação. Os membros da comunidade lá do Orkut é que realmente são os merecedores de nossos agradecimentos…

    Abração!

  7. Caro Adauto
    Consegui configurar meu EEE PC 900 para o português conforme sua orientação.
    Valeu, muito obrigado.
    Entretanto, conforme aconteceu com outras pessoas o “touchpad” parou de funcionar.
    Você ou alguém sabe como resolver esse problema?
    Grande abraço.

    Frei

  8. Luiz, como eu já instalei e reinstalei várias vezes esse script, pude perceber que nem sempre ele “faz o serviço completo”. Ou seja, às vezes parece que parte dele não é executado – não sei se por dificuldade de acesso à Internet ou a sites específicos de onde ele baixa os pacotes ou seja lá o que for. Mas essa questão do touchpad nunca aconteceu comigo. Sugestão? Tente executar novamente o script. Caso ainda não dê certo, sugiro dar uma perguntada naquela comunidade do Orkut à qual me referi – foi onde busquei esse script e é onde tem bastante gente MUITO mais capacitada que eu para dar uma boa orientação…

  9. Valeu Adauto, vou reinstalar o script mais uma vez, embora já fiz isso duas vezes.
    Por favor, repita a comunidade do Orkut que vc se refere.
    Obrigado e abs.

  10. Luiz, como eu disse antes (ou não?), computadores são bichinhos tinhosos e cheios de vontade própria. A comunidade é a que está lá no post: “ASUS Eee PC EEEPC UMPC”. Se não encontrar facilmente, procure pelo meu perfil que lá tem um link para a comunidade.

    Abração!

  11. Caro Adauto, cheguei ao teu blog por causa do teclado do meu asus, que não me deixa dar asas à minha imaginação (trocadilho infame). Bom, ainda não segui o procedimento que vc sugere. Espero que funcione, mas achei seu blog bem interessante, pelo que gostaria de colocar entre as sugestoes no meu blog,
    http://www.professorcarlos.com/.
    Que tal?
    cas

  12. Olá, Carlos! Fique à vontade! Inclusive para fazer um copy & paste parcial ou na íntegra de qualquer parte do blog, pois tenho como filosofia o compartilhamento da informação.

    No que diz respeito ao teclado, tente também as dicas desse link: http://www.legal.adv.br/20080711/eee-pc-full-desktop-ou-desktop-completo Talvez possa ajudar…

    No mais, já andei dando uma navegada e seu blog também entrou lá nos Links da página principal!

    Abração!

  13. João, dê uma checada na resposta ao comentário do Jonivan, ali em cima. Não sei o porquê, mas às vezes parece que o script não “roda” inteiro. A sugestão é, mesmo que já tenha sido instalado, repetir a execução do script para ter certeza de que “não tenha ficado nada para trás”…

    Independentemente disso, dê uma olhada neste outro post que tem algumas outras dicas acerca de teclados e acentuação: http://www.legal.adv.br/20080711/eee-pc-full-desktop-ou-desktop-completo

    Mais tarde avise se deu certo. Caso contrário, reforce, que a gente ajuda a procurar uma solução.

    Abração!

  14. Diacho!

    Olha, João, desde que eu li um livro do Tsutomu Shimomura (o cara que conseguiu grampear o hacker Kevin Mitnick), sinto que estamos bem acompanhados. Na história ele tenta porque tenta fazer uma determinada placa funcionar. Não consegue. Depois de tudo, ele simplesmente tira a placa, olha pra ela, põe de novo – e ela funciona!

    Sabe o que ele diz? Algo como “é, computadores têm dessas coisas…”

    Pô, se um cara do gabarito dele, que conhece até as entranhas mais profundas das máquinas, pode dizer isso – creio que também nós podemos!!!

    Então, meu amigo. “Computadores têm dessas coisas”… Sugestão? Repita a operação! Caso não tenha NADA (nenhum arquivo pessoal) no seu EEE PC, sugiro a magia do F9 na inicialização. E não deixe de avisar depois como foi, ok?

    Inté!

  15. Que ótimo, Carlos! Você verá que o EEE PC é um companheiro pra lá de útil! Realmente fácil de carregar e fácil de utilizar. Até mesmo no caso de “digitação pesada” ele se torna vantajoso – mas, nesse caso, recomendo veementemente a conexão a um teclado, mouse e monitor…

    Divirta-se!

  16. Olá a todos.

    Eu havia utilizado o script com êxito, como é óbvio pelos acentos que vêem…
    Mas, tendo passado para o modo completo de interface – fica parecido com o Windows – a acentuação não funciona, nem executando o script de novo neste modo.
    Assim, quando quero acentuar eu passo para o modo fácil.
    Só para alertar.

    Um abraço,
    Rogerio

  17. Uai, Rogério! E você não acha que algum de nós já não havia passado por um perrengue como esse? A resposta completa tá aqui, ó: http://www.legal.adv.br/20080711/eee-pc-full-desktop-ou-desktop-completo/

    Mas eis um resuminho (baseando que você já está no modo completo de interface):

    1. Ativar o Centro de Controle do KDE (kcontrol);
    2. Escolher a opção “Periféricos”;
    3. Escolher a opção “Layout do teclado”;
    4. Mudar o modelo do teclado para “Genérico 105 teclas (intl) PC”;
    5. Layout deixar em “Inglês Norte-Americano” – ou “English (us)” na versão não traduzida;
    6. Role a tela e logo abaixo deixar “Variante de Layout” em “intl” ou “alt-intl”.

    Detalhe: as opções do passo 6 somente aparecem se o layout (lá do passo 5) estiver selecionado, caso contrário haverá apenas uma caixa vazia, sem opção alguma para clicar.

    Abração!

  18. Oi, Adauto.
    Obrigado pela dica. Funciona.
    Agora na tentativa de resolver o problema executei de novo o procedimento do easy mode e fiquei com o problema do Luiz, acima, qual seja, sem o touchpad.
    Vou tentar executar de novo.
    Um abraço.

  19. Pois é, Rogério. Infelizmente o mundo da informática tem dessas coisas: “um no cravo, outro na ferradura”… 😉

    Mas se vier a descobrir o porquê dessa história do touchpad não funcionar, não deixe de avisar, ok?

    Inté!

  20. Adauto, parabéns pelo blog.
    Preciso de ajuda, o EEE PC 900 estava indo bem ate que de uma hora pra outra começou a pedir senha na hora de abrir. Mas no primeiro acesso eu deixei a caixa de senha em branco! Então coloco senha em branco mas mesmo assim ele não abre
    Ja. resetei, ja mudei senha no bios, mas ele segue pedindo senha. E não abre. Vou ter que reinstalar todo o sistema operacional? Agradeço pela atenção. T+

  21. Jorge, TALVEZ, inadvertidamente, você tenha ativado a solicitação de senha do bichinho. Num caso como esses acho que a única saída seria a “tecla de pânico”: F9.

    MAS ATENÇÃO: ao fazer isso tudo, eu disse TUDO, que você já tenha feito no computador vai se perder!!!

    Caso deseje continuar, quando você estiver inicializando, nos dois primeiros segundos, pressione e segure essa tecla. Será aberto um menu no qual uma das opções é restaurar o sistema original (capítulo 6, página 7 do manual). Isso vai dar acesso à partição oculta e, em poucos segundos, “zera” o sistema.

    É uma medida drástica – mas a única que conheço nesse caso…

    Boa sorte, e avise se precisar de algo!

  22. Funcionou beleza. Não perdi muita coisa porque guardo tudo que é importante fora da máquina. Obrigado pela ajuda.
    Quanto tempo vc deixa a bateria em carga?
    Abraço

  23. Legal, Jorge! Eu também evito deixar dados relevantes no EEE PC – trabalho direto num pendrive e, semanalmente, faço backup dele. Sugestão? Crie uma senha bem “óbvia” e assim, caso ative inadvertidamente essa função, não terá maiores problemas. Bateria, cara? Olha, sinceramente não sei. Eu costumo usar o bichinho até o talo e, quando apita, eu conecto e vou usando. Nunca parei pra ver quanto tempo efetivamente leva pra carregar…

    Abração!

  24. executei o escript e funcionou blz ficou tudo em pt no mo facil, mas modo fuldesktop está em ingles, tem como por o ful desktop em pt também

  25. Rodrigo, “em tese” quando se roda o script ele já abrange tudo – inclusive o modo de Desktop Completo (Full Desktop). Pode ter ocorrido de que nem todos os pacotes tenham sido baixados. Solução? Provavelmente a mesma dica que dei logo num dos primeiros comentários: rodar o script de novo – ficando atento para o caso de algum pacote ficar para trás…

  26. Gente nao estou conseguindo passar para o portugues….existe algum erro na pagina? obrigado? se existe tem como eu passar para o portugues? grato!

  27. Julio, vale o primeiro comentário que fiz ali para o Jonivan. Se ainda tiver outras dúvidas (ou problemas), sugiro a leitura de TODOS os comentários daqui antes de continuar, ok?

    Boa sorte!

  28. Rose, de fato não sei o porquê desses links quebrados. Cacei o arquivo em meu computador e está disponível bem aqui.

    Se ainda tiver algum problema, não deixe de avisar, ok?

    Inté!

  29. Gente, PERFEITO! Consegui configurar ele em português, porém como faço para instalar minha webcam? Alguem ai sabe? Existe algum scriptt para fazer ela funcionar com amsn? E é normal o volume parecer que diminui depois de passa-lo para o portugues? Obrigado gente!

  30. Olá! Tudo bom? Por favor, como faço pra instalar minha webcam? Passei ele para o Prtugues e foi maravilha, apenas o volume parece que ficou mais baixo. Se alguem souber como instalar a webcam no amsn ficarei muito agradecido! Obrigado a força!

  31. Julio, particularmente quando efetuei essas alterações no meu EEE-PC não percebi mudança no som… Assim não sei lhe dizer se houve alguma comportamento diferenciado especificamente na instalação que você fez. No que diz respeito à webcam, como não utilizo o AMSN também não teria como lhe ajudar, entretanto, numa rápida consulta ao Google, encontrei uma página traduzida que talvez o auxilie. É a seguinte:
    http://www.eeepc-logiciels.com/pt/2008/10/13/installer-amsn-webcam-pour-eeepc/

    Boa sorte!

  32. Fiz tudo mas o teclado continua em ingles sem reconhecer o o c com cedilha ou acentos

    ´a ´e ´c ´c o que fazer ?

  33. Sergio, não sei se você está trabalhando no modo Full Desktop ou Easy Mode. Caso seja no primeiro (Full) alguns ajustes adicionais poderão ser necessários. Já falei sobre isso aqui, pelo que sugiro a você dar uma checada e ver se já ajuda em algo, ok?

    Sempres às ordens!

    Abração!

  34. Adauto, valeu de novo !!!

    Pus o full desktop, seguindo o passo-a-passo e programacoes subsequentes.
    No Open Office a acentuacao fica ok, mas na web, por exemplo, nao funciona como podes ver.
    Alguma dica ?

    Obg antecipado.

  35. Bem, com problema novo a caminho só posso indicar o pessoal da comunidade lá do Orkut, que, com certeza, vai ter muito mais know-how para te ajudar, Sergio.

    Fico lhe devendo essa…

    Mas caso tenha a resposta, se possível, não deixe de passar por aqui para compartilhar conosco, ok?

    Inté!

  36. Conseguiiiiiiiiiiiii

    A dica da Rose resolveu. Obrigadão a ambos pela ajuda didática.

    Como podem ver estou com todos os acentos. Só o `ç` é feito com alt + virgula, mas isso é o de menos. Testei e funcionou nas versões easy e completa.

    A dica da Rose indica como resolver isso também mas parei por aqui.

    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuú

  37. Adauto, peguei o seu arquivo do dia 05/12/2008 e passei para o not. Não sei o que fazer agora. Vou clicando em cada arquivo?
    Me ajuda, por favor

  38. Maria, sendo Linux, o modo de operação é um pouco diferente. Após baixá-lo siga as demais instruções do próprio post, ok? Se ainda restar dúvidas, fique à vontade para reforçar por aqui.

    [ ]s!

  39. ADAUTO, vou clicando em cada arquivo e ele vai instalando, sou totalmente tapada. Me ajuda, por favor. Obrigada. Socorro.

  40. Maria, vamos por partes. Primeiramente, não é pra simplesmente clicar nos arquivos, pois no Linux tem toda uma lógica diferente. Você seguiu as instruções do post? Passo a passo? Dá erro? Não conseguiu? Em qual parte, especificamente?

  41. Adauto, peguei o seu arquivo e coloquei no not. até aqui ok. E agora o que faço com eles? Vc diz que não devo ir clicando então como proceder?

  42. Adauto, to apanhando mesmo, não sei mais o que fazer, Se vc não puder ajudar agora me indica quem possa. Já mexi tanto que agora não sei mais o que estou fazendo. E olha que li e reli os texto do Pksato e os seus e mesmo assim não sei mais o que fazer.

  43. Maria, desculpe a demora em responder – ando um tanto quanto atarefado no trabalho.

    Você baixou os arquivos. Ok. Está em algum determinado diretório, certo? Você sabe o que é uma “janela de terminal”?

  44. No window vou clicando e consigo localizar a janela que preciso, É a mesma coisa?
    Estou assim: /tmp/asus – portugues_1.tgz – file Manager – Aparece a pasta português, se eu clico novamente aparecem asus_ptbr e instalar. Se eu clico em asus aparecem mais 8 pastas. Já cliquei em cada uma delas e já foram copiadas mas não consigo colocar o programa.
    Se você tiver um pouco de paciência comigo, acho que a gente consegue.
    Se perceber veja que os acentos estou colocando direito, através de um forum do
    Ferrugem no eeeuser.com.
    Estou querendo realmente deixar o linux neste netbook, já que o computador de casa é windows.
    Agradeço a sua atenção. Socorro
    Se for o caso, tenho msn e podemos combinar um horário que fique bom para todos.

  45. Ok. Começo a perceber onde está o equívoco. No caso específico do Linux, para algumas instalações, não basta clicar sobre o arquivo para que ele se instale (como no Windows) – o procedimento é diferente. Quando eu falo em “janela de terminal”, estou me referindo a um programa específico que vai abrir algo como o “Prompt de Comando”, que no Windows XP está em “Iniciar > Todos os Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando”.

    Como eu disse antes, vamos por partes.

    Tente localizar esse programa no seu computador com Windows para que você tenha uma idéia da “carinha” dele.

    Depois vá no seu EEE-PC e procure pelo programa equivalente – “Terminal”, se não me engano. Quando o localizar me informe o que aparece escrito na linha de comando, ok?

  46. Localizei assim:Ctrl + Alt + T
    Aparece user@eeepc-socorrobr
    /home/user>
    Tá correto? O que faço agora.
    Socorro

  47. Ok. Você está na pasta “user”. Digitando ls (ele-esse – assim mesmo, em letras minúsculas) vai ser mostrado o conteúdo dessa pasta. Caso você tenha salvo o arquivo no diretório user você deverá poder visualizar o arquivo asus-portugues.tgz.

    Confirme isso, antes de mais nada. Depois seguiremos com o próximo passo – que nada mais será que seguir o restante que já consta no post, mas continuemos de forma didática…

    [ ]s!

  48. Localizo o arquivo no /Tmp/asus-portugues-1.tgz – File Manager.
    Quando faço como vc pediu o arquivo não está lá.
    Desculpe-me, se necessito que seja bem detalhado.
    O que acho mais parecido no /homer/ user > é: My Documents.tgz.
    Como já havia dito, andei mexendo tanto, que não sei o quem é quem.
    Socorro.

  49. Adauto, boa noite,
    My Documens.tgz não é, já abri e verifiquei. Esqueci de te avisar.
    Socorro

  50. Adauto, desculpe-me pela ignorância, mas o arquivo quando digito ls é o BP3307_QSG_PT_BR.zip que está aparecendo. Lembra que comentei que já tentei e não sabia mais o que estava fazendo.

  51. Esse arquivo é do manual em portugues. Voltei para a estaca zero. Arguardo a sua orientacão.

  52. Ok. Recomecemos do zero. Descobri que os links anteriores estavam com problema e complementei o final do post. Dê uma repassada, clique lá na última linha e baixe o arquivo asus-portugues.tgz.

  53. Gente eu tou com um problema..o meu teclado ta onde tem as letras que contem também numeração ao teclar as letras que possuem numeros não vao as letras e sim os numero, alguem sabe como posso alterar esse problema porque acentuação veio correto.

  54. Priscila, experimente simultaneamente a tecla “Fn” (Function – fica embaixo da letra Z) combinada com a tecla “Num Lk” (Number Lock – que é também a F11, lá em cima, à direita)…

  55. Adauto, até que enfim consegui passar para o portuguÊS. Muito obrigada pela sua paciencia e ajuda.
    Aproveitando, qual o melhor cartão de memória que devo adquirir, digo, no sentido de memória? E o pen pode ser de 16 gigas?
    Boa Páscoa

  56. VIVA!

    Maria, só peço desculpas porque às vezes a gente fica acostumado a falar “informatiquês” achando que é tudo claro para todo mundo. E, é óbvio, nem sempre é assim. Com relação ao cartão de memória eu particularmente comprei um SD de 4GB (igual daqueles de câmeras fotográficas), que é o que tinha no mercado na época. Um de 16GB com certeza seria bem melhor, mas aconselho a levar o netbook junto e testar na hora para ver se o cartão é reconhecido. Creio que há 99,99% de chance de dar tudo certo – mas vai que dá o azar de ocorrer o 0,01% restante…

    Um grande abraço e fico à disposição sempre que precisar, ok?

    Uma boa Páscoa para você também!

  57. O meu eep pc 901 ja vinha com teclado em portugues. Mas agora fiquei sem acentos, suponho que por ter feito alguma actualizacao que nao deveria ter feito. Nao percebo muito de Linux e o meu eee pc vem com linux. Nao percebo por que fiquei sem teclado portugues, nem porque em definicoes adicionar remover teclados nao me permite fazer qualquer alteracao… alguem me pode ajudar?

  58. Essa coleção de posts me fez um usuário do Xandros mais feliz! Não estava tão disposta a mudar de distro, embora acho que o farei no futuro.

    Muito obrigada!

  59. sobre o script eu consegui fazer tudo direitinho mas o tal touchpad deu pau tambem!! mas eu consegui resolver o meu problemas fazendo um update naquela opção de “add/remov software. Valeu pelas dicas Adauto

  60. Ola, eu tinha Webcan e Skaipe instalados no meu pc. e derepete não tenho mais, eu queria instalar novamente como que eu faço? se alguem puder me ajudar eu agradeço. Abraços

    Att

    Ari

  61. PessoALL, apesar dos pesares não me aprofundei lá muito no Xandros. Além de ler os comentários de posts anteriores, sugiro a todos a insistente busca pela Internet bem como a eventual busca de comunidades no Orkut.

    [ ]s!

  62. Ola. No ano passado, segui as suas orientacoes e consegui mudar o Eeepc 701 do meu filho para o portugues.Foi uma alegria para os meus tres filhos. Mas o computador deles comecou a travar direto e voltei a configuracao inicial teclando o f9.
    Estou a tres dias abaixando, instalando os arquivos e nao da certo. Eis as mensagens resumidas que aparece no terminal:
    Nao foi possivel checar a lista de pacotes fonte http:dccamim dccri-3.0/main Packages……
    N~ao foi possivel checar a lista de pacotes fonte http://www.geg xandros4/main Packages……
    O pacote kde-i18n-ptbr n~ao tem candidato para instalacao.

    Por favor, poderia me ajudar?
    Muito Obrigada.

  63. Olha, assim, à queima-roupa, APARENTEMENTE esse tipo de mensagem estaria vinculado à possibilidade de o computador não conseguir se conectar à Internet – mais especificamente para verificação junto aos sites dos quais ele baixa os pacotes…

    A única sugestão que posso lhe dar (tá, vá lá, é mais um palpite que uma sugestão…) é tentar repetir os procedimentos em horários diferenciados – pode ser que estejam inacessíveis somente em derminados momentos do dia.

    Tente, e se continuar perrengueado, me avise para que possamos pensar juntos noutras possibilidades – e, se possível, com a ajuda de outros palpiteiros de plantão.

    [ ]s!

  64. Olá!

    Consegui baixar o pacote de tradução do eee pc, mas não sei como abrir o tal terminal com ctrl-alt-t.
    Tentei digitar os comandos no prompt, mas ele não aceita.
    Alguem pode me ajudar?

    Obrigado!
    Daniel

  65. Ola Adauto!!
    Tentei em varios horarios, dias , ate hoje. e nao consegui. Sera que os sites estao com problemas?Tenho a seguinte mensagem tambem no terminal: Isso pode significar que o pacote esta faltando, ficou obsoleto ou esta disponivel somente a partir de outra fonte. Voce ter’a que executar apt-get update para corrigir esses problema.
    Alguem pode me ajudar? Ser’a que nao conseguirei mais deixar esse PC em portugues? J’a fucei a internet, tentei de varias formas e nada.

    Daniel, eu abro meu teminal digitando ao mesmo tempo o ctrl, alt e t. Sempre abre a janelinha preta do terminal.

    Muito obrigado pela sua atencao!!
    Desculpe os errosde portugues, como pode ver o meu teclado est’a sem a acentuacao correta.
    Felipe.

  66. Rapaz, você fez a boa ação do ano!!!!!!
    Olha eu conseguindo um texto com acentuação!!!
    Já havia tentado de tudo.
    Que coisa bacana o espírito de compartilhamento de pessoas como você.

    Obrigadíssima!!!
    Margareth

  67. Ah, Margareth, mas isso tudo não é de graça, não!

    Tenho uma exigência de “pagamento” para todos que “usufruem” dessas informações…

    E essa exigência é que, cada qual dentro de suas possibilidades e de sua área de atuação, assuma também esse “espírito de compartilhamento”!

    Só assim poderemos cada vez mais criar ciclos virtuosos em nossa sociedade…

    Abração!

    😀

  68. Então, de certa maneira estou pagando rsrsrsrs… estou ajudando na tradução da documentação do software Moodle para português. Comecei recentemente, inspirada por pessoas como você.

    Um grande abraço e sucesso!

  69. Olá…
    Passei por muitos apuros mas porque comprei o Eeepc 4g e não quis mudar o sistema Xandros porque satifaz as minhas necessidades na web, contudo precisava ajustar a acentuação e a câmera do amsn…
    Sou apenas usuária, leiga e com estes tutoriais não tenho o que reclamar do meu NetBook.

    Após ressetar (F9) o NetBook atualize no item Adicionar e Remover programas os seguintes: Skype, aMsn

    Enfim consegui seguindo os seguintes tutoriais:

    aMsn –
    http://www.cowabunga.com.br/?p=183 (Leia tudo pq ali está a solução!!!)

    acentuação / Full desktop Mode – http://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2008/03/review_asus_eee_2.html
    Espero que ajude à todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *