Projeto Cidade Digital

O Projeto Cidade Digital prevê que um município poderá ter em toda sua área uma infra-estrutura de telecomunicações e Internet para acesso tanto individual (nas casas, escritório, etc) quanto público (escolas, hospitais, bibliotecas, etc), disponibilizando à sua população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual. Um dos objetivos do projeto cidade digital é a universalização do acesso à Internet nas cidades, com tecnologia de ponta e de baixo custo.

As tecnologias utilizadas são: Wi-Max (tecnologia de banda larga sem fio, atua como alternativa às tecnologias como cabo e DSL e deve alcançar até 50km); Wi-Fi (é necessário estar em um raio de ação de um ponto de acesso conhecido por hotspot) e WiMesh (rede composta por várias antenas que, por estarem próximas umas das outras, ampliam a nuvem de transmissão).

Dentre outras vantagens, possibilita:

  • Acesso à Internet Via Rádio – Oferece um salto tecnológico às pequenas e médias cidades que carecem de avanços na área de telecomunicações. Como serviço agregado associa novos recursos além da conectividade à intranet e Internet, como redução de custo com telefonia IP (VoIP) e segurança através de vigilância eletrônica.
  • Rede de Dados – Possibilita a interligação de todos os pontos de presença de cada secretaria ou departamentos administrativos, ofertando uma estrutura de comunicação híbrida, como rádios com tecnologia Wi-Max, capacitando os municípios a proverem melhor prestação de serviços à população através de maior agilidade em seus processos.
  • Inclusão Digital – Permite o desenvolvimento social da população, criando condições de empregabilidade, além de reduzir a violência nas regiões implantadas. Torna-se possível proporcionar economia com a redução de despesas com serviços de Internet, pois a implantação de redes sem fio (wireless) em pontos carentes – que ficam normalmente afastados dos centros da cidade – acaba por se demonstrar muito mais barata e rápida.
  • Telefonia IP – Reduz custos com telefonia e possibilita a prestação de serviços de qualidade à comunidade. Com a tecnologia VoIP uma administração pública pode preparar sua população para os últimos avanços e tendências da telefonia.
  • Monitoramento por Câmeras – O monitoramento por câmeras associado à gerência efetiva de alarmes e análise de comportamento em imagens é um pacote fundamental para um município que pretenda ofertar segurança pública com qualidade.
  • Compatibilidade Total – Todas essas aplicações do Projeto Cidade Digital podem coexistir com outras aplicações, reduzindo custo de infra-estrutura e simplificando a instalação e operação do sistema. Além disso, regiões metropolitanas com cidades mais próximas podem se integrar através de conexões de dados, criando corredores de informação, compartilhando bancos de dados, informações policiais, etc.

Enfim, como se vê, muitos serviços podem ser oferecidos para o cidadão através desse projeto, como, por exemplo: Polícia, Bombeiros, atendimento por funcionários da Prefeitura, atendimento de saúde, serviços de emergência, atendimento social ao cidadão, recolhimento volante de impostos da Prefeitura, turismo, bibliotecas volantes, monitoração de segurança, comunicação de voz através da tecnologia de VoIP, etc.

Fontes dessa Bricolagem:
http://inclusao.ibict.br
http://www.ongsolidariedade.org.br/Cidade_Digital.htm

12 thoughts on “Projeto Cidade Digital

  1. Ah, mas esse não é exatamente meu propósito nem o desta página, Aline. De vez em quando até pintam umas dicas de um outro curso por aqui; entretanto, se você fuçar bem na Internet, com certeza vai encontrar muitos cursos por aí, ok?

  2. Oi, gostaria de saber qual a cidade que será contemplada com este projeto, ou se ele está somente no papel ainda?

  3. Ola! Gostaria de por um projeto desse em minha cidade. Sou analista de sistema da prefeitura minicipal e o prefeito atual foi reeleito e algum tempo atras tive falando com ele sobre essa ideia, e agora ele disse que me apoia. Por onde devo começar? Vc pode me ajudar, ou me dar um ponta pé inicial? Te agradeço desde já e ate mais.

  4. Sávio (caramba, não tinha visto este comentário parado há tanto tempo!) e Doriedson: detalhes acerca de um projeto similar e em fase de implantação (Jacareí Digital) – com a primeira fase já totalmente operacional – podem ser obtidos na própria Prefeitura Municipal de Jacareí, junto à Diretoria de Modernização Administrativa, no telefone (12)3955-9000, ok?

  5. Sávio, estava procurando alguns sites e caí neste fórum aqui. Sua mensagem é bastante antiga, não sei se já resolveu sua questão, se já colocou o projeto em prática. Caso ainda não tenha colocado, um projeto como este começa inicialmente com a definição de quais os serviços que se deseja. Uma rede desta traz muitos benefícios, como a interligaçaõ de órgãos da cidade, possibilidade de economia de custos com telefonia, provimento de acesso internet compartilhado a todos os órgãos ou até para os munícipes, dentre outros, tudo como está detalhado acima. Definindo-se o foco, deve-se iniciar um Site Survey. É um estudo das condições da cidade para se atestar a viabilidade da comunicação via rádio na cidade. Algumas cidades tem problemas de interferências eletromagnéticas ou ruído excessivo nas faixas de frequências utilizadas, o que torna mais complicada esta solução. Nestes casos, as vezes deve se partir para o uso de fibras ópticas. Se ainda estiver com esta demanda, posso passar mais detalhes. Abraço

  6. boa tarde, meu nome é Alex
    sou administrador da rede de uma prefeitura em Mato Grosso, nós ja temos as secretarias, hospital, postos de saude etc, interligados via wireless (radio) mas somente para internet, eu fiz um projeto para a interligação de rede mesmo. Mas o custo é alto e o prefeito não aprovou, descobri o projeto cidade digital, mas é dificil conseguir informações sobre ele, se vc puder me ajudar agradeço.
    qualquer informação é bem vinda, pode entrar em contato comigo no e-mail,
    desde ja obrigado

  7. Vinicius, em nome dos demais agradeço as dicas passadas.

    Alex, antes de mais nada dê uma lida nos comentários deste post, pois já tem um início da direção a ser tomada para tentar solucionar seu “problema”.

    [ ]s!

  8. Veja o site http://www.netsolar.com.br. A empresa trabalha com projetos de Cidades Digitais no Brasil todo e no site tem várias informações sobre o assunto e por onde começar. O maior projeto do Brasil em operação, o de Campo Grande no Mato Grosso do Sul foi elaborado por eles, juntamente com a FTD de SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *