Genealogia – III

(até a décima geração)

Pois bem. Joaquim Theodoro de Andrade era filho de Francisco Theodoro Teixeira (+1870) e de Maria Emerenciana de Andrade (*1800 +1868) – e aqui quebra-se a linha de varonia, pois o nome Andrade segue pela linhagem materna. Também pode parecer estranho nos dias de hoje, mas não naquela época. Como dizemos em direito: “a maternidade é um fato, a paternidade é uma hipótese”… Maria era filha de Manoel Joaquim de Santana e de Venância Constância de Andrade (*1780), a qual, por sua vez, era filha de Lauriana de Souza Monteira (*1762 +1833) e de Manoel Joaquim de Andrade (*1750 +1828). Manoel teve por pais Maria de Morais Ribeira (*1711 +1794) e Antonio de Brito Peixoto (+1750), sendo que o nome Andrade simplesmente não apareceu nessa geração, tendo vindo dos pais de Antonio, Clara de Brito e Inácio de Andrade Peixoto – sendo este o “Andrade” mais antigo ao qual pude chegar, natural da Freguesia de São João de Souto, Comarca de Braga, Minho, Portugal. Mas a nossa árvore continuará por intermédio de Maria de Moraes Ribeira, minha septuavó. (continua…)

19 thoughts on “Genealogia – III

  1. Procuro ancestrais.felisbino rodrigues teixeira cc avelina teixeira de andrade.
    Avelina filha de Diogo joaquim alves e maria venância de andrade, esta filha de
    Maria emerenciana de andrade e Francisco theodoro teixeira???
    Procuro pelos ancestrais de felisbino.
    caso tenha alguma informação à respeito, ficarei muito grato pelas informações.
    atenciosamente,
    euler ribeiro coelho

  2. Completando minha pergunta anterior, informo que felisbino é filho de Matheus teixeira da silva e este filho de antonio teixeira da silva que veio de valença-rj pa-ra Perdões-mg, casando com Gertrudes Severina da Silva ou(Raiz ou Roiz).
    Atenciosamente,
    euler ribeiro coelho

  3. Gosto de conhecer sobre família, escrevo há quatro anos sobre família Mendes, Teixeira e Siqueira.
    A família Teixeira de Madre de Deus, Carrancas, Ibituruna tem um laço com Andrade minha avó Hélia Teixeira de Andrade. Tenho as mesmas dúvidas do Euler Ribeiro Coelho (Meu primo em 3º grau, nossos avôs eram irmãos)
    Já vi suas anotações desde Portugal, queria saber se caso venha publicar um livro sobre as famílias relatadas posso usar suas anotações, e também saber onde posso saber do Teixeira do Capitão Francisco Theodoro Teixeira.
    Parabéns pelo trabalho.
    Agradeço
    Ademir Mendes Teixeira

  4. Ademir, estes seus comentários serviram justamente para despertar dentro de meu peito o bichus genealogicus que andava adormecido…

    Há alguns meses, por força do tabalho e de outras obrigações, acabei dando uma parada nas minhas pesquisas. Sempre tive a intenção de publicar um livro sobre isso justamente para poder compartilhar as informações que possuo com quem mais estivesse nessa “brincadeira” também.

    Mas tenho certeza absoluta que nas catacumbas de meu computador, ou mesmo nas prateleiras de minhas anotações tenho mais alguma coisa sobre esse Teixeira que procura.

    Peço-lhe um pouco de paciência, pois, dentro em breve, devo voltar à carga (mesmo aqui no site) com toda essa história genealógica. Daí talvez eu possa (ou não) elucidar alguns dos pontos suscitados por você e pelo Euler.

    Valeu!

  5. vcs querem saber se Avelina joaquina teixeira de Andrade é filha de Diogo Joaquim Alves e Maria Venancia Andrade e que esta é filha de Francisco Teodoro Teixeira e Maria Emerenciana Andrade. Sim é verdade. Sou de Carrancas e tenho um livro publicado; Carrancas laços e entrelaços familiares, pela Editora komedi de Campinas. Também gostaria de ter informações sobre Felisbino e Avelina.Se quiserem podem falar comigo pelo mariaestherteixeira@gmail.com.br — ou esther@navinet.com.br ou esther@osteixeiras.com.br . Falem de vcs e de onde moram. Abraços

  6. Sr. Adauto por acaso encontrei esse site e para minha surpresa parece que tenho parentesco com todos que aqui deixaram seus comentários. Se estivermos falando do mesmo Antônio Teixeira da Silva que veio de Valença e foi farmacêutico é meu bisavô paterno e minha dúvida é. Ele não se casou com Norvinda de Castro Teixeira? Queria dar os parabéns a Sra. Maria Esther Teixeira pelo livro pois tive a oportunidade de foleá-lo rapidamente uma ocasião e adorei. Descobri que também somos parentes pois sou bisneto de Manoel Teixeira pai de Alberto Teixeira de Andrade que foi médico em Nazareno e no estado do Rio( Areal Petrópolis) . Queria muito comprar o livro, onde posso encontrá-lo?

  7. Homero, nas minhas pesquisas somente fui pela linha de ascendência, fixando-me na busca dos Andrade, de modo que muitas das informações colaterais eu simplesmente não tenho. Mas tente entrar em contato com a Maria Esther (comentário logo anterior ao seu), pois parece que ela teria mais informações e, inclusive, seria autora do próprio livro a que se refere.

    Abração!

  8. Homero de Andrade Teixeira
    Favor entrar em contato.
    Temos muitas informações e podemos colaca-las em dia.
    Minhas raizes são Teixeira (tenho uma linda de Andrade) e vem de Madre de Deus, Carrancas, Ibituruna Bom Sucesso, Lavras(minha cidade natal e onde vivo) assim vai……
    Agradeço com um abraço
    admenteixa@yahoo.com.br
    Ademir

  9. Simone
    Bom saber de nossas raizes, não tive oportunidade de ler o livro da Ester, promessa de ler em 2009.
    Entrarei em contato com você.
    Abraço
    Ademir

  10. Oi Adauto.. Hoje dei uma volta por aqui afim de saber novidades. Descobri que seu trisavô Joaquim Teodoro de Andrade( ou Teixeira) é irmão de Antonio Teodoro de Santana (trisavÔ de meu marido Averaldo e irmão de Francisco Teodoro Teixeira Junior meu bisavô. Sempre tive curiosidade e vontade registrar esse lado da nossa família.Vc poderia me ajudar, se possível… Quem eram os filhos de Joaquim além do seu bisavô João Agnelo edo se avô Antonio Será que alguém me ajudaria nisso?Onde moravam? Todos em Sta Rita de Jacutinga? Conhece ainda alguém por lá? Obrigada

  11. Querido povo mineiro ,sou goiana de sangue mineiro,já faz algum tempo que estou desvendando laços e nós dos meus antepassados,visitei no inicio deste ano cidades de minas,Itumirim,Lavras,e cidades goianas .Fui em cartórios, igrejas,faço muita pesquisa pela net,procurei parentes,cheguei no ponto que travou, quem sabe voces possam me dar um luz .Meus bisavos e tataravos vieram para Goias por volta de 1910,Joao Gabriel de Rezende (18-03-1863) ,Ismenia Carolina de Andrade(22-02-1868) pais de Geraldo Calixtrato de Rezende,casado com Josefa Augusta de Rezende,filha de Galdino teodoro de Carvalho e Josefa Teixeira de Rezende.Gostaria de informaçoes sobre os pais de Joao Gabriel e Ismenia(Ismeria?).Atenciosamente,Marcia.

  12. PROCURO.saber.noticias.de.meus.avos.paternos.ELES.SE.CHAMAM.JOAO.TEIXEIRA.E.JOSEFA.TEIXEIRA .eles.moravao.em.REGENTE.FEIJO.mas.foram.embora.para.o.NORTE.e.deixaram.meu.pai.CICERO .TEIXEIRA.para.tras.ele.tinha.14.anos.na.epoca.e.nunca.mais.voltaram.para.buscalo.hoje.meu.pai.ja .tem69.anos.e.nao.conhece.a.familia.ele.so.lembra.que.tem.1.irmao.ja.falecido.e.2.irmas.vivas.ME .AJUDEM.ENCONTRAR.MEUS.AVOS…..OBRIGADA.meu.nome.e.ANA.LUCIA.TEIXEIRA.ALVES.DE.LIMA

  13. Oi Adauto,

    Foi gratificante localizar seu blog. Moramos em Araxá/MG e idenficamos alguns laços comuns com a familia através de contato com Ademir e trocamos algumas informaçoes de nossas familias, porém após sua partida, não tivemos mais noticias. Você sabe se ele chegou a publicar o livro da familia?

  14. Atento ao comentário de Marcia Tereza de Rezende,lá de Goiás, mencionando seu antepassado,o João Gabriel de Rezende,pude verificar que seu nome consta no índice Genealógico da Família Rezende(1945-editado por Salvador de Moya no Volume:Indices Genealógicos Brasileiros-Volume 5-organizado por Arthur Rezende,cujo volume ainda disponível na Estante Virtual. Tal menção,confirma que ela possui o sangue açoriano das “Três Ilhoas”. Aconselho a Marcia a comprar a valiosa coleção “As Três Ilhoas”(4 volumes-1998-do saudoso historiador José Guimarães). É uma edição mais moderna, e bem completa no que diz respeito aos Rezende de Minas Gerais e outras bandas. Minha bisavó lado paterno,chamava-se Gabriela Maria Rezende. Era da região de Resende Costa(MG) e Ritápolis(MG). Arthur Rezende,infelizmente,menciona somente Gabriela Mariana de Rezende,que talvez seja a mesma,que casou com Joaquim José Rodrigues.

  15. pequena correção: o nome correto de minha bisavó é MARIA GABRIELA REZENDE. Seu nome consta no índice do Anuário Genealógico Brasileiro/1945 Volume 5.Autor Arthur Rezende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *