BRLix da Epidemus

Já tem um bom tempo que, para ensejar uma migração M$-Windows -> Linux de uma maneira “pouco dolorosa”, instalei em alguns computadores lá do trabalho a distribuição Famelix (como contei aqui), de modo que, para tentar me manter atualizado, passei a participar da Comunidade do Famelix no Orkut.

Na prática passei a ter alguns perrengues de ordem pessoal com essa distro, pois, como particularmente sou usuário do Ubuntu, fiquei mal acostumado a uma atualização constante do sistema. Ou seja, ainda que sob protesto das meninas (pois se acostumaram com o Famelix), dentro em breve pretendo reinstalar o sistema de suas máquinas. Mas hoje, no fórum da dita comunidade, veio a seguinte notícia:

Esclarecendo alguns fatos ocorridos ultimamente

Sou Rafael de Jesus Miranda, um dos desenvolvedores do Ex-Famelix e moderador da comunidade do Famelix no orkut (vocês devem estar surpresos por eu estar chamando de ex-famelix), mas é isso mesmo, estou escrevendo este tópico apenas agora para lhes comunicar o porque da mudança e pedir o apoio de todos vocês nesta nova etapa do projeto que se inicia.

O começo: Primeiramente o famelix foi iniciado por um professor alemão radicado no brasil, David Emmerich Jourdain, cerca de 4 a 5 anos atrás, sendo desenvolvido por ele e alguns de seus alunos da FAMEG (Faculdade Metropolitana de Guaramirim) SC, devido ao grande número de usuários atingido no mundo todo, sendo traduzido integralmente para 5 idiomas, o famelix obteve um alcance enorme, atraindo interesses de grandes empresas e entidades de diversos ramos. Levando em consideração a isso, há dois fatores que se destacam nessa nova etapa que se inicia.

Primeiro fator: Como era desenvolvido por alunos, a fins de pesquisa e amparado por uma universidade, não tinha como negociar com essas entidades para fazer com que o projeto crescesse cada vez mais e alcançasse uma estabilidade com um nível ainda maior.

Segundo fator: A alguns meses atrás, a FAMEG foi vendida para o grupo UNIASSELVI, ocorrendo assim diversas mudanças. Como a Uniasselvi não mostrou grande interesse, houve boatos do projeto Famelix ser descontinuado. Aproveitando a ocasião, nos reunimos com o professor David (Diretor Geral do projeto) e analisamos várias propostas vindas de vários lados, e optamos por sair fora da FAMEG e seguir caminho próprio.

Resolvemos então abrir uma empresa, agora o projeto terá continuidade com outro nome, em vez de Famelix, BRLix que será desenvolvido pela empresa Epidemus (nossa empresa), com a mesma equipe de desenvolvedores, os mesmos ideais e com uma estabilidade e apoio ainda mais sólidos. O BRLix, que como seu antecessor, continuará Open Source, e trará muitas novidades.

O BRLix foi lançado neste final de semana passado na V Conferencia Latino Americana de Software Livre (Latinoware) realizada em Foz do Iguaçu – PR.

Então gostaríamos de contar com o apoio e força de todos vocês usuários Famelix, nessa migração, o que é importantíssimo para nós, pois sem vocês o Famelix não seria o que é hoje.

OBS: O site do famelix está fora em virtude dessa mudança, mas já estamos trabalhando no novo. Estamos migrando o fórum também, logo estará acessível novamente. Dentro do possível vou passando as informações e novidades para vocês.

O BRLix1.0-RC1.iso já está disponível para download no link: http://brlix.com.br/?page_id=4

Baixem, testem, descubram as novidades e espero que gostem bastante.  😉

Abraço a todos!

Rafael de Jesus Miranda
Diretor de Tecnologia – TI
Setor – Desenvolvimento
BRLix GNU/Linux

Hmmm…

Sinceramente?

Desejo sorte.

Mas creio que vou de Ubuntu mesmo…

61 thoughts on “BRLix da Epidemus

  1. Lamento informar, mas vi no site do terra sobre o brlinux, legal, fui buscar para conferir, sinto informar, mas não existe para o download não. Faço minhas as palavras acima.

    Hmmm…
    Sinceramente?
    Desejo sorte.
    Mas creio que vou de Ubuntu mesmo…

    Não divulguem nada sem ter um mínimo de estrutura funcionando, senão é dar
    um tiro no pé…

  2. Bem, o tiro no pé foi disparado por um dos próprios desenvolvedores, pois foi dele quem partiu a notícia. De minha parte, como usava Famelix no trabalho, achei interessante divulgar o fim daquela ave esquisita…

  3. Pois é….
    Eu tambem nao consegui baixar.
    Deu a seguinte mensagem:

    O Safari não pode abrir a página “ftp://200.19.214.4/brlix1.0-RC1.iso”. Erro: “erro desconhecido” (NSURLErrorDomain:-1) Selecione Reportar Erros à Apple no menu Safari, anote o número do erro e descreva o que você fez antes de receber esta mensagem.

  4. De fato. O link está quebrado ou com problemas. Talvez o pessoal do BRLix devesse ter esperado um pouco mais antes de começar a alardear seu sistema…

    Ou seja, continuo com o Ubuntu! 😉

  5. Ola pessoal eu sou Usuário do BrLix, e de fato sei o que esta acontecendo nesta semana, mas o pessoal Que esta desenvolvendo também estão trabalhado no forum para que logo logo possamos descutir os assuntos, mas também esotou aqui para lhes falar que devido o acontecimento eu vou fazer uma imagem ISO e compartilhar no Limewire quem quiser entra em contato meu email é esse (gas_to_1@hotmail.com ) e só me passar um email quem tiver Duvidas !!!1

  6. Me desculpem pelo erro de datilografia acima, Pronto eu já terminei Vocês podem ir no LimeWire E pesquisar BrLIx esta no ISO, como prometi, ele tem 701MB, procurem na categoria programas que talves vocês possam achar …

  7. Ok, Weleington! Valeu pelas dicas e a disponibilização de links. Legal você ter encontrado esse cantinho aqui e, antes que ficasse uma imagem negativa dessa nova distro, já resolveu ajudar a sanar o problema.

    Assim, para os interessados, basta seguir o roteiro aí de cima e baixar a imagem do BRLix.

  8. Que isso Cara, eu procuro ajudar as pessoas do modo que eu posso, e algo que é bom tanto para vocês como para min e para a equipe, ja pensou se o Brasil tivesse uma comunidade mairo do mundo de proficionais na aréa de linux, assim nós teriamos mais programas gratuitos e mais liberdade e segurança, veja um exemplo as internét 3G, afirmam ter a melhor qualidade de seu serviço, mais não é assim como eles prometem, eles terminam oferecendo seu cerviço sem tal suporte, eles oferecem planos de Banda larga mas a taxa de Download oferecida pelas empresas é mesmo Muito Pequena isso eu falo porque eu uso e já comprovei, e nem suporte para instalação em linux sequer eles oferecem, parece que esqueceram do linux, Imagine você um EX: se vc fose Empresário e decide que quer que sua empresa cesça aumentar o nome dela pelo mundo é certo que você tem que Dar um bom suporte para o seu Produto e Serviço, voc concorda comigo?????????

  9. Baixei o BRLix, diretamente do site dele. Agora gostaria de instrucões sobre a instalacao, pois no arquivo baixado não encontrei nada a respeito. Grato!

  10. Eu conheso alguns bons sites que Dispõe de bons conhecimentos para linux, como
    http://www.linuxbrasil.org.br/images/logo.gif eo
    http://brlix.com.br/
    estão Crescendo, agora Vocês Devem estar se perguntando o porque eu falo tanto de Linux, Além de ser mais barato e de Graça nos oferece mas conhecimento a fundo, Diferente Dos produtos Da Microsofre……. RSRSRS. e maçãs……rsrsrsr. o Titil……. killbill…… só nos oferece seus produtos fechados e não gosta quando alguem Meche nos Propios arquivos.. e extrutudo dos programas Mesmo sendo Usuario e Dono ou seja a pessoa que comprou o seu Ruindos….. eu penso Se muitos Donos de Empresas De Hardware, como placas de video que já temos, mas falta mais, como os outros Hardwares como Webcam, Impressora,scanes, e muito mais, se Eles investissem mais o Linux Creceria cada vez mais e seria Sim um Bom Negocio para os propios empresarios sua empresa Cresceria Cada vez mais, Isso causando uma boa avaliação de empregos em tudo o Mundo………….
    Ai esta Metade de Minhas palavras……………………………

  11. Amigos, tb sou usuário do BrLix, e realmente tem ocorrido alguns problemas com o site, mas posso afirmar com certeza que OS DESENVOLVEDORES têm trabalhado rigorosamente para resolver essa situação, e acreditem, vale muito à pena essa distro, não somente pela beleza, mas pela funcionalida, leveza e boa utilização!

    OBS.: ESTOU DISPONIBILIZANDO TAMBÉM (PELO eMULE) O ARQUIVO ISO.)

    Estarei on-line geralmente a noite, ou nos fins de semana!

    Quem quiser pode me contactar no orkut procurnado pelo Sr. INCRÍVEL

    ABRAÇOS!

  12. Olá, quero expressar meu apoio integral ao projeto brlix.Acabei de migrar para o ubunto.to levando uma surra mas estou aprendendo, e pretendo exprementar e dar a moior força pro br. pro projeto se desenvolver é importante a participação de todos com boa vontade.Nada melhor do que se sentir livre…

  13. Olá gostaria de saber como se intala o brlix,ou eu sou muito burro ou é muito complicado mesmo porque pede login e senha se algue m puder me ajudar eu agradeço.

  14. Baixei o brlix, gravei em cd, consegui dar um boot em uma maquinhinha aqui que não quer instalar ele no hd de forma alguma, estou tentando fazer o mesmo no meu pc com placa asus, amd athlon am2, com 3gb de ram e o boot se inicia normalmente, mas quando seleciono a versão ptbr do brlix e continuo a tela escurece a garra nisso, não vai pra frente, já mexi na bios pra ver se era alguma coisa lá mas nada, algum de vcs saberia me dizer o que pode estar acontecendo com o boot? obrigado.

  15. Marcelo, Haroldo, Gilmar e John: o que posso dizer a todos vocês é que ainda haverá necessidade de fuçar MUITO na Internet para lapidar essas instalações. A sugestão que deixo é buscar os comentários e tutoriais (caso existam) ligados ao Famelix, que é a distro sobre a qual foi criado o BRLix. Existem fóruns, dicas em blogs, comunidades no Orkut, bastante coisa até. Especificamente sobre o “caso da tela preta” que o John falou, encontrei esse comentário sobre uma situação idêntica:

    “Tente dar o boot com a opção xdepth=8
    Como é baseado no kurumin, veja no forum do kuruma, que lá tem várias opções de boot.
    []´s Andrey”

    Particularmente não sei se vai funcionar. Mas tente. Não consegui ainda arranjar uma máquina para testar o BRLix e, pelo andar da carruagem, nem sei se vou – tá difícil conseguir administrar meu próprio tempo.

    Mas espero que, dentro em breve, o pessoal do desenvolvimento providencie alguns tutoriais ou algo do gênero no site da distro.

    Inté!

  16. Consegui instalar o BRLix tranquilamente, eu esqueci de gravar o cd como imagem por isso não dava o boot. Quanto a senha que pede no final é você quem escolhe, não é uma senha que exista. Você escolhe uma senha root, (qualquer) confirma, escolhe uma senha default user e confirma. Achei interessante ele se parecer com o windows pois ficará facil pra quem está acostumado com windows assim como eu. Não percebi diferença no tempo de boot nem no desligamento é o mesmo tempo do windows. Uma pergunta para quem é mais experinte em tecnologia: Quanto a virus será que será mais dificil ou é só ser mais usado que já vão aprecer virus?

  17. Muito bom, Gilmar! Fuçando é que se aprende! E levando umas sovas das máquinas também… Digo de experiência própria…

    No que diz respeito a vírus, seja bem-vindo ao Admirável Mundo Novo! A estrutura do Linux é no padrão POSIX – a mesma do bom e velho UNIX, e os vírus atualmente existentes foram criados para explorar as brechas de sistemas da Micro$oft (baseado, se não me falha a memória, num antigo sisteminha chamado DR-DOS). Ou seja, ressalvado um ou outro worm – que precisa da sua própria “ajuda” para se instalar – mesmo que você pegue arquivos infectados, estes não afetarão sua máquina.

  18. Olá amizade, li tudo e não entendi nada também com 7.0 é mesmo dificil assimilar.fui aprender nesta máquina poderosa em 2005 quando fizeram a primeira doação de um computador para nossa Biblioteca Comunitária ai começou minha odiseia, virei o saco de pancada do massaranduba ai comprei via internet o Famelix e de ontem para hoje baixei o BRLIX (e agora??????) não consegui abrir ai passei para o CD continuava “inativo” Como fiquei com medo de que a situação ficasse pior não entroduzi Famelix nos 3 computadores (dos tempos de antanho) da Biblioteca onde as crianças aprendem digitação mas minha intenção é acabar com a “pirataria” e instalar.finalizando esta conversa mole por favor ME AJUDEM???????.abraços do valdo

  19. “Seo” Adevaldo, acho que, em primeiro lugar, temos que saber como foi que passou o BRLix para o CD, pois não basta copiá-lo – há que se “queimar a imagem” do programa de modo a tornar o CD inicializável. E, ainda assim, se os computadores em que pretende instalar forem muito antigos, corre-se o risco de que ele não rode a contento. Dependendo da configuração das máquinas talvez seja interessante experimentar outras distribuições mais leves e compactas…

    Fábio, nem sempre os usuários de primeira viagem em Linux conseguem a façanha de ter uma instalação concluída com êxito logo de saída. É só uma questão de paciência e perseverança!

  20. Seu Adevaldo, se o Sr. baixou o arquivo BRlix.iso, o senhor deve grava-lo como imagem. Gravar imagem com o nero> Abra o nero va em CÓPIA DE SEGURANÇA > GRAVAR IMAGEM EM DISCO procure onde o senhor salvou arquivo, dê um clique no arquivo para marcar e depois clique em adicionar ou abrir e pronto.
    Ai é só gravar e colocar pra rodar. É claro se sua máquina for for antiga o sr. tera que entrar no setup da máquina e mudar o boot para o cdrom, caso contrario sempre ira começar pelo HD.

  21. Olá pessoal vejo que tem já um grupo de pessoas com interesse de saber como é a distribuição do BRLIX, bém vocês podem me add no orkut que lá tem a comunidade com o pequeno forum lá, é só add esse email gas_to_1@hotmail.com

  22. Descupem é esse,
    http://famelix.com.br/forum/viewforum.php?f=2
    la vocês podem falar e comentar o que pode ser bom para a distribuição,
    dar idéias, e boas dicas do que o sistema pode ter quem tem um bom conhecimento com linux sera bem recebido no forum deem Dicas que possa ajudar a dar um bom suporte para o sistema para os usuarios que não conhecem o linux, é para quem já é um verdadeiro fera sejam bem-vindos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. Olá pessoal eu estou aqui para Divulgar e confirmar que o Site do brlix já esta pronto e funcionado, com o Distro para download, e o forum Do brlix, nosso linux Brasileiro, ja esta pronto,e com minha Duvida esclarecida eu mesmo consegui instalar a internet 3G da tim no linux, etenho um scripit, para mudar os Servidores DNS dele, esta funcionando perfeito, mesmo até em live CD…
    Obrigado pela atenção.
    http://famelix.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=4

  24. Olá pessoal O brlix, já esta para chega com uma nova verção, muitos estão comtribuindo, com esse linux Brasileiro, Muito bonito fácil de usar, rapido, e funciona muitas ferramentas nele, vamos lá nos podemos comentar tudo que ele pode ter, e o que quremos de deve vir nos proximos !!!

  25. estou querendo testar esse brlix muita gente falando bem porem nao consigo já registro porem nao retornou resposta nem uma no meu email, nunca vir tantas dificuldades para baixar linux até hoje gratos

  26. Pocha amigo você tem feito o registro no site principal, onde se deve fazer o download, pocha descupa mas eu de cara consegui fazer o registro e o download !!!
    Po não leva a mau mas da uma temtada novamente ai eu vou dar um palavrinha com
    os Desenvolvedores !!! posta na comunidade do orkut que também tem lá uma comunidade sabe se acontecer algo o pessoal posta algo lá mas não adm suporte lá é so vc procurar o Brlix !!!

  27. Olá pessoal, eu estou aqui para passar uma Dica, eu sempre procurei um programa para asistir tv no PC atraves de Linux então eu achei o LIVSTATIO, basta procura po esse no me no goole para acha-lo tem ele para win mac e Linux é claro se não não postaria aqui, testei no brlix e foi tudo certo eceto o audio….

  28. Olá Adauto, eu estive pensando na possibilidade de visualização no seu site relacionado ao software livre, da uma olhada na pagina a segui e passa um email à eles, e de uma sugestão da revista Para a contribuição. e espere o email se respondido, eu já recebi e pode ser de bom agrado!!!!

  29. Boa noite gente. Seguinte, quando tento instalar o BRLix, após o boot e todo o reconhecimento da máquina, ele inicia sem vídeo. Configuração do PC: placa mãe Gigabyte, processador Celeron 2.5, 2 gb memória e nvidia f5200 128 mb. Ubuntu 9.04, rodando plenamente. Detalhe, em uma “máquina virtual” com o virtualbox, o BRLix inicia normalmente. Alguém pode me dar alguma dica? Muito obrigado e grande abraço.

  30. Ola companheiros do mundo linux! sou usuario do famelix assim como outras distros
    eis aluno do clube do hrdwre, e como nao deveria ser diferente + um sofredor com driver da via openchrome, ja agradesendo a equipe desenvolvedores do BRLIX por disponibilizar mais esse trabalho 100% brasileiro. Quanto a empresa de chipset VIA, me parece que estao olhando o LINUX com outros olhos, meu not com esse chip Via
    CN700 (vt8237 plus) da uma canseira, mais nada que agente nao da um jeito (resolvido) semp toshiba IS1522. ate a proxima…

  31. Legal esse brlix!Não conhecia essa distro nacional,usava o biglinux,mas depois de experimentar me amarrei.Gostaria de adquirir mais conhecimento a respeito para iniciar um projeto que tenho,que e dar aula de informática para crianças carentes.Continuem assim!!!!!

  32. O melhor distro que conheco sem dúvidas foi o falecido kurumin.
    Depois dele o melhor é BIGLINUX.
    Comprei um cd do br lix no GRATIS gastei 12 reais.
    o investimento valeu a curiosidade,é bom mas não é ótimo.da erro no apt-get update e no upgrade,o forum é ficticio ele não envia o email de confirmação de registro,
    por isso nao tem como entrar no forum.
    mas vamos esperar a proxima versao quem sabe os erros serão corrigidos.

  33. Senhores, Comprei o Brlix, no GRATIS, para experimentar. Gostei muito do visual, mas não deu muito certo a minha rede sem fio. A conexão foi feita mas o funcionamento está intermitente, isto é entra e sai da rede a cada minuto. No minuto que está funcionando consigo entrar na internet e aMSN perfeitamente. Pode ser que eu esteja fazendo algo incorreto no momento de configurar a rede sem fio. Alguem pode me ajudar?? Grato pela atenção que me for dispensada.

  34. Caros Colegas usuários de Linux,sou marinheiro de primeira viagem em linux,gostei muito do visual do brlix,mas na hora de instalar dar erro no final do boot.alguem pode me ajudar.grato

  35. Amigo sou usuario do ubuntu, e baixei o Brlix e estou usando ele tambem pelo live cd, porem estou tendo dificuldade em instalar o mesmo, minha maquina e um Amd Sempron com 384 de ram, utilizo um hd Ide de 40 instalado o ubuntu, e tenho um Sata 80 que tentei instalar o Brlix sem sucesso, poderia dar uma mão desde já agradeço

    Sucesso no Projeto

  36. Este é um daqueles posts que acabou tomando vida própria… Mas, ainda assim, não me atrevo a intervir. Ainda que agradecendo os comentários, sugestões e dúvidas colocados por aqui, sugiro a todos que entrem em contato com o “pai da criança” lá no site do BRLix, ok?

  37. Caros amigos, vejo que estão tendo dificuldades, instalar a distro, No site tem Um manual de como fazer o procedimento, é só baixar e dar uma olhada básica, é coisa pra iniciante.
    Uma dica que eu dou há todos, e fazer o cadastro no fórum, e tirar as duvidas lá.
    QQ coisa, podem até passa aqui!..

  38. Estou com problemas na instalação, depois de efetuado o boot ele pede login e senha , tu digita root e senha root e não sai dessa tela.
    o que fazer, estou instalando num micro Intel core i5.
    Aguardo retorno.

  39. indignado!

    Senhor criador do Br Lix e Famelix

    Quero meu dinheiro de volta, comprei duas licenças de BR Lix 2.0 pagyei 140,00 e não tive atualização, suporte e muito menos contato, acho que devo procurar a delegacia de policia da minha cidade e denunciar no ministério público a farsa e o descumprimento com os termos legais, de manter a distro funcionando! e atualizada, mesmo que fora vendido deveríamos ter sindo informado, simplesmente desligaram os servidores e nada mais. Isto e roubo!
    NH 09/05/2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *