A ética do advogado

Eu sempre tentei ajudar meus amigos. Sabem, aquela coisa de não deixar na mão. Mas sempre foi difícil.

Há muito tempo atrás (e fodam-se vocês que entendem que “há” e “atrás” não devem coexistir na mesma frase) eu tentei ajudar duas pessoas. Meus melhores amigos de uma outra era, de um outro casamento, de um tempo que já não existe mais.

Estavam se separando. Wagner e Cris. Conversei muito com ambos. Mas não tinha mais jeito. Acho que quando as pessoas se resolvem, se resolvem. Eu mesmo já passei por isso. E é uma via de mão única. Tentei manter o distanciamento necessário, mas no final das contas acabei perdendo o contato. Com ambos.

E eis que agora, novamente, um casal muito querido está na mesma trilha. Recebi o “pedido de socorro” para ajudá-los, mas, advogado que sou, não posso interferir. Não devo. Existe, sim, um código de ética, que até mesmo, no limite do limite, prostitutas e ladrões o seguem. Robin Hood que o diga. E não me cabe tomar partido. Confuso pela amizade questionei pessoas em quem extremamente confio e lhes perguntei como poderia proceder:

“São processos que, talvez, eles tenham que passar.”

“Acho que o melhor que podemos fazer é falar um pouco da nossa experiência, mas respeitar a vontade deles. Só eles sabem o que vivem no íntimo, o que realmente sentem, etc. Talvez seja melhor a separação. Talvez não. Só eles sabem.”

“Apoiar. E sair pra beber com ambos. Porque às vezes, a melhor escolha é separar mesmo. Se ambos querem, acho que é o caso. E tá tudo bem. Eles viveram momentos massa. E agora vão seguir sozinhos. É triste, mas é a vida. Melhor que ficar se enganando. E sofrendo. E fazendo os outros sofrerem.”

Acho que é isso mesmo. “Eles viveram momentos massa”. Eu mesmo, na minha vida anterior, já vivi momentos assim. Mas chegou um tempo que já deu. Acabou. Se feliz ou infelizmente, até hoje nem mesmo eu sei. Mas sei que já foi. Talvez seja o mesmo caso desse casal amigo meu.

Eles vão decidir entre si o que fazer. E eu, por mais que tenha sugestões e opiniões, devo me manter distante. Tanto por ser amigo quanto por ser profissional. É a escolha que fiz ao cursar Direito, pois tenho um código de honra a seguir – que é o que me dita a tentar ao menos fazer as escolhas corretas. Duras, às vezes, mas invariavelmente corretas. E não posso fugir a isso. Mesmo que perca essas amizades no tempo. Como já aconteceu com o Wagner e a Cris.

Não sei ainda quais vão ser os desdobramentos desse caso, mas lhes garanto: ter a honra de seguir um código de ética às vezes é um porre. Ainda que me deixe com a consciência tranquila, sigo sozinho trilhando um caminho em que meu coração ainda sofre apertado…

3 thoughts on “A ética do advogado

  1. “Advogar”, defender alguém! Pela própria etimologia da palavra já se verifica a dificuldade de estar dos “dois lados”, de atuar, em casos como esses, como amigo e defensor. Como advogado estamos sempre defendendo um ponto de vista, que nem sempre é o melhor, e nunca o único. Assim, a ética e a coerência tem sempre o amparo e cabimento. Parabéns mestre pela retidão!

  2. Alê, ainda não assisti esse filme, mas dando uma fuçada na Internet vi do que trata e parece ser interessante. Vou conferir. Obrigado pela dica!

    Gleice, sua linda! Que sardade docê! Obrigado pelas palavras carinhosas e, de fato, como você bem sabe, advogar não é nada fácil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *