Reciclar

Sabem, nunca havia prestado atenção na obviedade dessa palavra: reciclar. Tem a ver com ciclos. “RE-CICLAR”. “Ciclar de novo” (tá, isso ficou péssimo). “Refazer o ciclo” (miorou…). Pois a vida é feita de ciclos. Já há incontáveis milhões de anos todos os seres vivos, pensantes ou não, têm definido isso: nascer, crescer, cumprir com seu destino (ou não) e morrer. É o ciclo da vida. Não tem certo ou errado. Apenas é.

Mas tem mais.

Reciclar não diz respeito somente à vida, mas a tudo. E não, não estou falando daquela reciclagem na qual você separa seu lixo de acordo com sua composição num recipiente azul, vermelho, verde, amarelo, preto, laranja, branco, roxo, marrom ou cinza (nem eu sabia que eram tantos!). Tá, até que também. Mas a questão aqui é outra…

O que eu quero dizer é que, além da própria vida, TUDO é feito de ciclos. Alguns tão curtos que sequer percebemos por já tê-los incorporados em nosso dia-a-dia. Outros tão longos que apenas uma geração não é suficiente para concretizá-los. Tudo tem prazo de validade. E cabe tão-somente a nós perceber quando um ciclo se encerrou ou não. Se devemos insistir e protrair no tempo seu desfecho ou se devemos acelerar e concluir de uma vez por todas para que se encerre.

Mas não se iludam! Qualquer fim é complicado. Pode ser doloroso ou não, mas, complicado, sempre. Porque fins são necessários para novos começos. Para “refazer o ciclo” sob uma perspectiva diferente. E isso diz respeito ao seu namoro, seu casamento, seu emprego, seu trabalho, seus colegas, seus amigos, seus filhos, seus pais, sua tristeza, sua solidão, sua alegria, seus bens, suas coleções, suas manias, seus vícios, suas rotinas, seu endereço, dê asas à imaginação – a lista é infindável! É preciso ter tanto coragem quanto desapego para saber reconhecer o momento de seguir adiante.

E iniciar um novo ciclo.

É preciso (re)tomar as rédeas da vida em nossas próprias mãos para que possamos encará-la sob uma nova perspectiva, pois somente assim o tempo poderá novamente vir a passar mais lento, tirando-nos do marasmo e do torpor que o contínuo afundamento num único ciclo nos deixa. Não sair de um ciclo que já acabou, que já deu o que tinha que dar, é ficar numa eterna espiral – nem boa, nem má – mas que nos consome sem que percebamos. A segurança trazida por aquilo que já conhecemos, dominamos e estamos acostumados abafa a falta de novas experiências, de desafios e aprendizados – e são estes que nos dão a verdadeira percepção da passagem do tempo, pois requerem atenção e dedicação, fazendo com que compreendamos melhor tudo que está à nossa volta.

“Oi, mas já é abril? Quase maio? Nem percebi! Ainda ontem estávamos na virada do ano…” Pois é, então seu ciclo está espiralado… O tempo está passando e você não está percebendo… Olhe pra si mesmo! Para sua vida! É isso mesmo?

A Primavera vem depois do Inverno… O Outono, depois do Verão. Ciclos. Tudo tem seu fim. Tudo tem seu recomeço. É necessário deixar para trás aquilo que nos puxa, aquilo que nos pesa; respirem fundo, tomem impulso e abram suas asas! Sei que o vôo é incerto e a chegada é desconhecida, mas espelhem-se na natureza: as aves que migram passam por isso todos os anos. Ciclo após ciclo se reciclam…

E, depois de falar tanto sobre fins e recomeços, o que mais uma vez me vem à mente são aquelas habituais palavras escritas tal qual se para mim fossem:

“Você ensina melhor o que mais precisa aprender.”

1 thought on “Reciclar

  1. Qdo um ciclo aparentemente acabado, começa a girar novamente, é pq ele estava inerte na espiral ou realmente houve um recomeço? Será q todos os ciclos realmente chegam ao fim? Ou ciclo de parar e retomar tb eh um ciclo?! :O

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *