“Toca Raul!”

Conheço um número grande de pessoas que torce o nariz ao ouvir essa frase nalgum show.

Mas conheço um número infinitamente maior que vibra de verdade quando essa frase é atendida. Este ser arcaico que vos tecla, inclusive.

Qualquer um pode dizer o que quiser acerca de Raul Seixas, mas é incontestável que foi um ídolo que não passou indelével na história da música brasileira. Aliás, recentemente tratei um pouco tanto da história quanto da discografia dele – tá bem aqui.

E agora, nestes novos tempos de “Rock’n Rio”, com seres e ritmos pra lá de duvidosos subindo ao palco, eis que o velho soteropolitano resolveu dar o ar da graça – ainda que por interposta pessoa! Quem me deu a dica da história e do vídeo foi o copoanheiro de plantão, Bicarato, e ainda com os pitacos do hd e do Inagaki.

Sobre o que exatamente estou falando?

Ora, confiram por si mesmos como Bruce Springsteen abriu o show dele:

 
Tá, tá, eu sei. Muita gente – mesmo os fãs – podem argumentar que isso já estava programado, que foi um pusta lance de marketing, etc, etc, etc. É claro que estão certos. Mas nada disso impediu que ele saísse literalmente ovacionado pelo público presente!

Aliás, vejam o relato que rolou no site oficial de Bruce Springsteen: “For over three hours, the audience witnessed Bruce’s endless vigor and stamina on stage, kicking off with ‘Sociedade Alternativa’, originally performed by one of the greatest Brazilian rock stars ever, Raul Seixas. Brazilian crowds often chant ‘Play Raul’ at different shows, but before the first fan even had the chance to scream these two words, Bruce beat them to the punch, pronouncing flawless Portuguese with a slight accent, only adding to his version of the song. Wherever he is, Raul surely smiled and chanted with excitement: ‘This gringo is the man!’ ”

Hein? Não manja nada do ianque vernáculo? Tãotáintão. Segue uma (bem livre) tradução:

“Por mais de três horas, o público acompanhou o infindável vigor e resistência de Bruce no palco, que começou sua apresentação com ‘Sociedade Alternativa’, música originalmente interpretada por uma das maiores estrelas do rock brasileiro, Raul Seixas. Multidões brasileiras muitas vezes pedem ‘Toca Raul’ em diferentes shows, mas antes mesmo que o primeiro fã tivesse a chance de gritar essas duas palavras, Bruce golpeou-os no estômago, brindando-os em um português impecável, mas com um ligeiro sotaque, com a sua versão da música. Onde quer que esteja, Raul certamente deve ter sorrido e cantado com entusiasmo: ‘Esse gringo é o cara’ ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *