EEE PC – Instalando Windows XP – Fase V

FASE V
INSTALANDO PROGRAMAS BÁSICOS

01. Comecemos com um anti-vírus. Acesse a Internet e baixe o programa Antivir – bom, gratuito, eficiente e – principalmente – leve. As atualizações são automáticas. Permita-o que se atualize (update) assim que concluir a instalação.

02. Um bom (e leve) navegador de Internet é indispensável. Fique com o Firefox. Disponível para download no site Mozilla. Detalhe interessante: se você tem necessidade de utilização da chamada “máquina virtual” (como, por exemplo, no site do Banco do Brasil), acesse http://www.java.com e faça o download da última versão do Java. Normalmente o próprio site já indica qual a versão recomendada para a máquina.

03. Para que fiquemos com um programa gerenciador de e-mails eficiente, que, dentre outras vantagens, consegue identificar automaticamente spams, basta optar pelo Thunderbird. Também no site Mozilla.

04. Outro programa da mesma família que ajuda bastante para transferência de arquivos via FTP: o FileZilla. Ótimo para subir arquivos para seu site ou blog.

05. BrOffice. Sim, isso mesmo. Apesar das (amplas) críticas, não trabalhamos com MS-Office. O BrOffice tem TUDO (e mais um pouco) que existe no parceiro conjugado do Windows, processa exatamente os mesmos textos e formatos do outro (entretanto pode ser necessária alguma configuração para salvar arquivos) e ocupa um espaço imensamente MENOR em seu computador. Já, há anos, venho usando-o – tanto no ambiente Windows quanto no Linux.

06. E um bom programa para que se possa ler arquivos em PDF é o Foxit Reader. “Tá, mas por que não o Acrobat Reader?” – alguém poderia perguntar. Bem, o Foxit tem pouco mais de 3Mb. Se não me engano o Acrobat, em sua última versão, já ultrapassava os 23Mb! Fora a demora para inicializar. Vai por mim: o Foxit é leve, rápido e cumpre muito bem com seu papel.

07. Quase ia me esquecendo! O GIMP! Excelente programa para trabalhar imagens, com recursos dignos de um fótoxópi da vida…

08. Agora já é um programa específico para minhas demandas. Sempre preciso visualizar arquivos DWG (criados, normalmente, no AutoCad) – mas não necessariamente preciso editá-los. Um bom visualizador é o Free DWG Viewer. Em sua última versão possui recursos excelentes.

09. Outro específico para minhas pesquisas: o GenoPro. Um programa para construção de genogramas em árvores genealógicas. Procure pela versão 1.6, pois as mais atuais possuem limitações de tempo e tamanho de arquivos.

10. Para leitura de gibis no computador (quadrinhos digitalizados nos formatos CBZ ou CBR – como já expliquei aqui) o programa Quivi é o recomendado. Já fiz diversos testes com diversos programas e esse foi o que achei melhorzinho.

Acho que deu para perceberem que todos os programas que citei acima estão disponíveis para download gratuito na Internet. E quando falo gratuito é gratuito mesmo, ou seja, não são programas piratas, crackeados, shareware, trial, nem nada disso. Na realidade são total e plenamente funcionais para o dia-a-dia.

Com essas últimas instalações, de um espaço total de 3,71 GB, temos 1,83 GB ocupados pelo sistema e 1,87 GB livres. Com a concentração dos arquivos no cartão SD, ainda sobra MUITO espaço para instalação de mais alguns programas específicos para as necessidades de cada um.

Aliás, este post poderá ser atualizado na medida em que eu lembrar de novos programas a instalar, ok?

E assim, cinco fases e noventa e oito passos depois, seu EEE-PC está devidamente otimizado para utilização do Windows XP…

55 thoughts on “EEE PC – Instalando Windows XP – Fase V

  1. Olá, Ademir! O problema foi que eu cometi uma “gafe” ao fazer o upload dos arquivos. Como trabalhei num sistema Linux, acabei esquecendo de reatribuir as permissões de acesso para terceiros…

    Já consertei o perrengue e fiz alguns testes. Parece que está tudo ok. Caso ainda haja algum problema, não deixe de avisar que eu providencio algum outro lugar para download, ok?

    Abração!

  2. Adauto,

    Excelente how-to esse que você fez!
    Há algum tempo um cliente me pediu para instalar o Windows XP SP2 em seu notebook (da Toshiba), no entanto não estava conseguindo porque o HD de seu notebook não era reconhecido pelo programa de instalação do XP. Talvez se eu usasse essa sua dica e incorporando o driver SATA aos arquivos de instalação que são copiados para o pen drive , conseguiria instalar? O que você acha?

    Um abraço!

  3. Charles, pode ser que dê certo. Mas, como o pendrive de boot é baseado no Windows 98, temos que lembrar que existe um limite lógico para o tamanho da formatação que o sistema possibilita. Ou seja, se o HD for grande, é possível que não consiga executar uma boa formatação – talvez, quando muito, só o mero particionamento. Independentemente disso dê uma olhada neste artigo que escrevi sobre instalação do Windows XP em um computador com Vista – em especial a parte de comentários. Pode ser que consiga extrair alguma coisa mais objetiva dali…

    Abração e boa sorte!

  4. Adauto, me desculpe a falta de formalidade, mas para aquelas pessoas que nos ajudam nos momentos de dificuldade e que chamamos de amigos nao há necessidade de formalidades…rsss…..segui seu tutorial e consegui, após 48 horas, instalar o XP no Eeepc….obrigado.

    Abraços,

    Celso.

  5. Muito bom, Celso! Mas não ligue, não, pois este espaço aqui É para ser informal! Só para você saber: esse tutorial eu montei após colher um monte de informações em um monte de lugares na Internet e só ficou bom lá pela quinta (ou sexta?) tentativa, depois de ter mexido bastante nas dicas que arregimentei e descoberto outro tanto por mim mesmo…

    Mas se, além de mim, tiver sido possível ajudar ao menos mais um – pra mim tá pago!

    Abração!

    😀

  6. Excelente tutorial, prático e eficaz, mesmo para uma pessoa leiga é capaz de conseguir obter éxito na instalação. Comecei lendo seu tutorial com linux e agora estou deixando esta mensagem no Windows XP do meu EEE PC 900.
    abraços

  7. Ora, pois! Cláudio, fico feliz em saber que esse tutorial também funciona com a série 900! Isso porque eu compilei essas informações para instalação num EEE-PC 701…

    Mas, desde o início, a intenção era essa mesma: um passo-a-passo para que qualquer pessoa pudesse seguir – e ainda acho que em alguns pontos talvez eu até tenha exagerado um pouco…

    Inté!

  8. Adauto, parabéns pelo tutorial ! Me ajudou 100% ! Consegui instalar o XP sem problemas, apesar da demora para copiar os arquivos na instalação… Levou mais de um dia… Mas o resultado final ficou legal. Abraço.

  9. Valeu, Cristiano! Talvez tenha havido algum problema com relação ao carregamento do SMARTDRV.EXE (como já percebi ter acontecido com algumas outras pessoas), mas, se ainda assim instalou, então tá tudo certo!

    Abração e boa sorte com seu EEE-PC!

    Inté!

  10. parabéns Adauto, excelente tutorial! instalei o win xp sem problemas no meu Eee PC 900 e o resultado não poderia ser melhor, gostaria de saber se eu instalar o Office XP (somente word, excell, e p point) o sistema vai ficar muito carregado e consequentemente tendo perda de performance

  11. Excelente tutorial, segui o passo-a-passo e saiu melhor do que esperava, numa outra tentativa sem esse “tuto” demorou cerca de 58 horas e não tinha concluido nem 30% da instalação, desta vez usei o smartdrv e em menos de 3 horas estava com o XP SP3 instalado e rodando perfeitamente.
    Só tem um “”porém”, utilizei meu CD do XP Full, então com AV, Foxit, Firefox, Codecs de video, Msn e Skype, me sobraram somente 330mb livres.
    Vou procurar uma versão mais leve do XP para evitar sempre aquele balão de “Espaço insuficiente….”
    De resto, esta uma maravilha, tudo funciona. Só vou procurar um mini mouse, porque o touch é bom, mas podia ser melhor.
    Abraços

  12. Moacyr, lembre-se que quanto mais programas instalados, menos espaço para memória virtual trabalhar. Assim, o que posso sugerir é que faça o teste, verifique quanta memória ainda sobra depois da instalação e avise por aqui para que o restante do povo saiba se vale ou não a pena!

    Luciano, que bom que tudo deu certo por aí! Acho que a maior limitação do EEE-PC realmente é o pouquíssimo espaço disponível – o que até não é de todo mau a partir do momento que nos leva a reinventar os procedimentos de instalação. De resto, concordo que um “trabalho mais pesado” só rola com um mouse e um teclado (e até mesmo um monitor) à parte…

  13. Legal, Diego! A intenção – como sempre disse – é compartilhar! Sei que houveram alguns perrengues em alguns casos específicos, mas, no geral, como foi com você, parece que tem dado certo…

    Abração!

  14. Adauto,
    Muito obrigado mesmo por esse tutorial… Nunca vi algo tão completo. Fica simplesmente impossível dar errado. Penei com outros tutoriais na internet. Eu fui fazendo igual você descreveu e ao mesmo tempo ia dizendo pra minha esposa: “_Graças a Deus que esse tal de Adauto escreveu isso!!!” E perguntava: “_O que será que ele ganha com isso??” Pode ter certeza que Deus vai te recompensar.

  15. Respondo ao Mário, ao Marcello e, em especial, ao Daniel.

    Fiz esse tutorial compilando informações que extraí daqui e dali na Rede mas de uma forma pra lá de didática exatamente para tentar reduzir a uma quantidade ínfima a possibilidade de erro (que ainda assim, em alguns casos, aconteceram).

    Mas em especial também o fiz – como já disse várias vezes – para compartilhar esse conhecimento que adquiri. Conhecimento é como um bom livro ou um bom disco. De nada adianta você tê-lo guardado na estante de sua memória – é preciso dividir, emprestar, compartilhar, de modo que outras pessoas também aprendam, possam até mesmo aprimorar esse conhecimento e o disseminar, criando assim um círculo virtuoso que só pode trazer o bem.

    E quando falo de “bem” é mesmo na sua mais singela proporção. O simples alívio, o sentimento de gratidão, a felicidade por ter dado certo, o sabor da conquista de que tudo funcionou, o bom humor que foi gerado – essas são pequenas representações do bem, de uma esfera de bondade, que acabam sendo contagiantes e se espalham pelo mundo.

    E isso é bom. E me faz bem saber que pude proporcionar um pouquinho disso a alguém, mesmo ao mais ilustre desconhecido, onde quer que seja, onde quer que esteja.

    O que ganho com isso? Nada. Não estou vendendo nada, não estou me candidatando a nada, não estou pregando nada.

    Sou apenas mais um desses loucos que tenta acreditar acredita na boa-fé e na bondade das pessoas…

    E acho que é só.

  16. Entrei no Google para procurar por dowload de Linux Para eee PC 900 ha, e estou no link dessa página achei muito legal a iniciativa, mas ainda prefiro o linux vc sabe onde posso conseguir uma versao otimizada para o eee PC 900 ha? o meu tem esapaço de 160gb.

    Grato

  17. Heh, Luiz… Particularmente eu também prefiro o Linux – melhor ainda: o Ubuntu. Mas como não consegui uma versão que rodasse a contento no bichinho e como o Xandros me limitava com determinados programas do Windows, bem, tive que fazer o que fiz… No seu caso específico, com 16Gb os horizontes se ampliam um pouco – mas ainda não muito. Só o que posso recomendar é fuçar, fuçar e fuçar, em especial nas comunidades do Orkut. Lá é bem capaz que você encontre algo mais específico.

    Inté!

  18. Rapaz, sem dúvida nenhuma: O melhor Tutorial de instalação XP nos EeePCs que estão surgindo e multiplicando-se cada vez mais (trabalho no Centro do RJ e acredite, vejo vários diariamente…)
    Acreditei no primeiro tutorial que vi e baixei o boot incompleto, a temida error 17 apareceu mas após insitentes tentativas, consegui finalizar a instalação em 2 Asus EeePCs. Com sua ajuda seria impossível irmão.

    Parabéns mesmo!!!

  19. Pois é, Marcus. Eu mesmo juntei vários para montar este aqui. Mas tenho certeza absoluta que, de acordo com as necessidades de cada um, este mesmo tutorial ainda vai ser melhorado, complementado e – assim espero – compartilhado.

    Abração!

  20. No restante consegui fazer certinho, mas depois do winnt tudo são águas.
    Descrição dos erros:
    durante a cópia:
    *tffsport.sys
    *toside.sys

    copi files:
    *admparse.dll.mui
    *advpack.dll.mui
    *extmgr.dll.mui
    *hmmapi.dll.mui
    *html.iec.mui
    *icardie.dll
    *ie4uinit.exe.mui
    *ieakeng.dll.mui
    *iedkcs32.dll.mui
    *iedw.exe.mui
    *desisto…

  21. Adauto,
    Quero agradecer imensamente pelas informações disponibilizadas aqui. Consegui em pouco mais de um tarde fazer a instalação. Também tive problemas com o smartdrv, porém, conforme indicado por outro colega, executei o referido progama no C: e no D: e em seguida tudo rodou normalmente.
    O tutorial é de leitura agradável, bem-humorada e didaticamente impecável. Não tem erro!
    Grande abraço e parabéns.

  22. Então Thomaz, essa instalação que fiz há 4 meses atrás ficou dessa forma, ai revi alguns programas e fiz uma nova instalação depois do carnaval, hoje tenho 2gb livre, e utilizo office portable, adobe reader, corel draw, opera, tudo num pen drive, sem esquentar a cabeça com espaço, fiz uma imagem da instalação e esta salva para possíveis alterações. Neste fim de semana estou planejando instalar o Ubuntu, só me falta tempo pra fazer isso. Estou usando um cartão micro SD de 8gb SDHC e com isso baixo meus programas e séries de TV com conforto de ter espaço de sobra. Outro dia deixei baixando o Open Suse, deu 4gb e alguma coisa, foi tranquilo, conexão wireless estavel num speedy de 2mb. Só estou desanimado com o desempenho da bateria, não esta durando mais que 1:20h fora da energia, só utilizo mesmo a bateria quando não tenho tomadas por perto, caso contrário, é tomada dia e noite. Abraços a todos.

  23. Luciano, utilizo o Ubuntu 8.04 em desktops numa boa (não gostei muito do 8.10 – muitas firulas desnecessárias). Até por isso já tentei algumas vezes instalá-lo no EEE-PC. Fui de Ubuntu, Xubuntu, EEEUbuntu, o raio Ubuntu e nada me satisfez. Quando não ficava “pesado” demais, ficava lento ou me vinha com uma interface gráfica que, particularmente, achei horrível (coisas de velhos como eu).

    Sou um ferrenho defensor do software livre, mas vamos combinar, vai: para certas atividades e/ou máquinas o melhor é ir mesmo de M$-Windows (desde que não seja o Vista – que esse sistema arda no mármore do inferno!).

    No mais, eu concordo com você: a bateriazinha, que tinha uma ótima performance nos primeiros dias, degradou horrivelmente para períodos de hora e meia. Como não faz sentido supor que em tão pouco tempo ela tenha “envelhecido”, só posso concluir que o XP, sei lá porque cargas d’água, consome MUITO mais bateria que o Xandros.

    Talvez haja algum programa/configuração que permita aumentar sua durabilidade… Pesquisemos, então. E quem descobrir primeiro avisa o outro, ok?

    Abração!

  24. Olá Adauto…
    Depois de muuuuito pesquisar na net a respeito da instalação do Xp a partir do pen drive quase não acreditei quando vi o que vc postou…..vai ser mais detalhista assim lá em casa…kkkkkkk
    Desculpe as brincadeiras….
    Gostaria apenas de saber se estes passos funcionariam para o Eeepc 1000….tenho 80G de HD e 2G de ram.
    Obrigada por compartilhar suas experiências conosco…se mas gente fosse assim estaríamos no paraíso…rs
    beijão

  25. Cyntia, para que “caminhemos” para o Paraíso (pelo menos em termos virtuais), basta, no momento oportuno, você também compartilhar as SUAS experiências, criando assim um “ciclo virtuoso” que só tende a crescer…

    Já no que diz respeito à instalação numa máquina diferente, já fizeram essa pergunta por aqui (sei que está em algum lugar, só não lembro onde) e só posso dar-lhe a mesma resposta que passei antes: só tentando para descobrir… 😉

    Um abração e boa sorte (se resolver tentar)!

  26. Olá Adauto,

    Obrigada por responder…
    Quem me dera conseguir compartilhar alguma coisa que servisse pra todos….não sou a mais, pode se dizer assim, indicada…rs
    Mas vou tentar instalar e a partir daí compartilhar os sucessos ou fracassos…
    Acredito que a única diferença da minha máquina para o Eee Pc 701 seja o tamanho da tela (10′), do HD e da memória ram….e outros apetrechinhos…ihihih, então acredito que irá funcionar sim.
    Vou tentar.
    Obrigada por ajudar.
    abração

  27. Muito obrigado pelo tutorial. Me ajudou bastante aqui, apesar de passar por uns probleminhas com o SmartDrive, depois de muito suor, deu tudo certo!

    Obrigado!

  28. Muito bom o tutorial, eu estava fazendo por meio de outro site e nao estava funcionando, mas com o seu tutorial foi tudo OK(menos a parte do smartdrv.exe, tive q executa-lo manualmente).

    Muito obrigado! Ajudou mesmo =)

  29. ola, quando começa a parte grafica da isntalação aparece uma mensagem “Erro fatal..foi encontrado um erro que impede a isntalação de prosseguir ..um dos componentes de que o windows precisa para continuar a instalação não pode ser instalado ..falha na inicialização do aplicativo devido a configuração incorreta . areinstalação do aplicativo pode resolver o problema .
    ja tentei reinstalar o winxp com outro cd e nao resolveu ja instalei varias vezes e nada da certo.. pq acontece isso ?
    abraço

  30. Cara vc esta de parabens mesmo, apos varios dias tentando, com esse seu tutorial, foi demais, agradeco e que Deus te abencoe por esse ato de ajudar as pessoas, muito obrigado

  31. Adriano,
    Você comentou em fevereiro, pelo que vi, que estava com problemas na cópia de alguns arquivos durante a instalação. Eu também estava com esse problema e procurei na NET uma solução, mas nada encontrei. Só vi comentários do tipo “troque o cd” e coisa e tal. Bom, inconformado fui pela tentativa e erro, não aceitava que fosse o CD, e acabei descobrindo como solucionar o problema e por consequência a causa dele.

    Espero que ainda lhe seja útil, ou a quem mais estiver com esse problema.

    Vamos lá.
    Durante a cópia dos arquivos do xp recebemos a mensagem: xxx não pôde copiar o arquivo xxxx (não me lembro se é esse o texto exatamente, mas é parecido).

    Primeiro deve anotar o nome de cada arquivo não encontrado. Não continue a instalação até o fim, não adiantará nada (eu fiz isso).

    Verifique se os arquivos solicitados estão no diretório i386. Se estiverem, como normalmente estão, passemos ao segundo passo.

    O problema é gerado por um único motivo, o DOS tem um limite de 8 caracteres para nomes de arquivos, o que não ocorre no windows. Infelizmente o arquivo que regula a instalação do xp, no nosso caso, não estava preparado para isso (não sei o motivo disso). Esse fato impede o programa de instalação, que roda no ambiente DOS, de localizar alguns arquivos como o admparse.dll.mui, mesmo ele estando no diretório correto.

    Se no ambiente DOS, logicamente, você utilizar o comando dir/p, no diretório i386, irá ver que o nome dado ao arquivo admparse.dll.mui é ligeiramente diferente. No DOS se transforma em admpar~1.mu

    Então o programa de instalação não achará o arquivo admparse.dll.mui. Do modo que está não será obviamente possível.

    Então, se já sabemos que o problema é apenas o nome, de que modo mandamos o programa de instalação procurar o arquivo conforme informado pelo DOS?

    É simples, acredite. Agora iremos editar o arquivo dosnet.inf

    Abra o arquivo dosnet.inf, pode ser pelo EDIT no ambiente DOS (edit c:i386dosnet.inf), ou no ambiente Windows, se possuir um outro computador disponível.

    Nesse arquivo estão os nomes dos arquivos que devem ser copiados, e em qual diretórios eles estão.

    Vá até a parte nomeada [Files]

    Lá estarão listados todos aqueles arquivos que são copiados do diretório i386.
    Vamos verificar se é assim mesmo? Tente localizar o nome admpase.dll.mui.
    Achará a seguinte linha:
    d1, admparse.dll.mui

    Bem, agora vem a mágica. Altere a linha para:
    d1,admpar~1.mu

    Salve o arquivo.

    Se quiser testar tente novamente iniciar a instalação. Pois é, ele copia o arquivo admparse.dll.mui e agora para no arquivo d1,advpack.dll.mui

    Deverá fazer isso com todos os outros arquivos. Logicamente é bom ter em mãos o nome de todos os arquivos apontados como impossíveis de cópia e o real nome no sistema DOS. Para facilitar colocarei aqui os nomes dos arquivos que não foram copiados na minha instalação, sem as alterações, e as alterações que possibilitaram instalar o xp corretamente.

    ATENÇÃO: Altere APENAS as linhas dos arquivos que não foram copiados. As demais devem ser mantidas como estão.

    Espero ter ajudado.

    Antes da alteração
    [Files]
    d1,admparse.dll.mui
    d1,advpack.dll.mui
    d1,extmgr.dll.mui
    d1,hmmapi.dll.mui
    d1,hmtl.iec.mui
    d1,icardie.dll.mui
    d1,ie4uinit.exe.mui
    d1,ieakeng.dll.mui
    d1,ieaksie.dll.mui
    d1,ieakui.dll.mui
    d1,iedkcs32.dll.mui
    d1,iedw.exe.mui
    d1,ieframe.dll.mui
    d1,iepeers.dll.mui
    d1,iesetup.dll.mui
    d1,ieui.dll.mui
    d1,ieunatt.exe.mui
    d1,iexplore.exe.mui
    d1,inetcpl.cpl.mui
    d1,inseng.dll.mui
    d1,licmgr10.dll.mui
    d1,msfeedsbs.dll
    d1,msfeedsbs.dll.mui
    d1,msfeedsbs.mof
    d1,msfeedssync.exe
    d1,mshta.exe.mui
    d1,mshtml.dll.mui
    d1,mshtmled.dll.mui
    d1,mshtmler.dll.mui
    d1,msrating.dll.mui
    d1,occache.dll.mui
    d1,urlmon.dll.mui
    d1,webcheck.dll.mui
    d1,winfxdocobj.exe
    d1,winfxdocobj.exe.mui
    d1,wininet.dll.mui

    Devem ser alterados para:

    [Files]
    d1,admpar~1.mu
    d1,advpac~1.mu
    d1,extmgr~1.mu
    d1,hmmapi~1.mu
    d1,htmlie~1.mu
    d1,icardi~1.mu
    d1,ie4uin~1.mu
    d1,ieaken~1.mu
    d1,ieaksi~1.mu
    d1,ieakui~1.mu
    d1,iedkcs~1.mu
    d1,iedwex~1.mu
    d1,iefram~1.mu
    d1,iepeer~1.mu
    d1,iesetu~1.mu
    d1,ieuidl~1.mu
    d1,ieunat~1.mu
    d1,iexplo~1.mu
    d1,inetcp~1.mu
    d1,inseng~1.mu
    d1,licmgr~1.mu
    d1,msfeed~1.mu
    d1,msfeed~1.dl
    d1,msfeed~1.mo
    d1,msfeed~1.ex
    d1,mshtae~1.mu
    d1,mshtml~1.mu
    d1,mshtml~2.mu
    d1,mshtml~3.mu
    d1,msrati~1.mu
    d1,occach~1.mu
    d1,urlmon~1.mu
    d1,webche~1.mu
    d1,winfxd~1.mu
    d1,winfxd~1.ex
    d1,winine~1.mu

  32. Perfeito, usei este tutorial em um Acer Aspire ONE 150 que vem com linux e funcionou perfeito…!

    Valeu mesmo pelo tuto! ta 10!

    Grande abraço de outro “fuçador”

  33. Instalei o XP no eee pc e não consigo ver todas as informações na tela (corta pedaços) e assim não consigo fazer algumas tarefas. O que devo fazer.

  34. Caro Adauto,

    Gostaria de tirar uma duvida. Meu eeepc tem 20Gb de memoria flash, que funcionavam perfeitamente quando rodava linux, se eu nao me engano sao 2 hds, um de 4gb e um de 16. Quando instalei o Xp ele simplesmente acha o outro hd, fiquei com apenas 4Gb!!! socorro!!!

  35. Parabéns pela iniciativa. Excelente a didática. Era o que procurava para resolver
    a instalação em pequenos espaços.

    Muita gente, além de mim, vai aproveitar.

    Abraço.

    P.S. Para nós mais idosos o sinal de + (mais) confunde-se com o de divisão, conforme a resolução do monitor. Não liga.

  36. Nas ultimas dicas sobre programas.
    Nos navegadores eu acrescentaria o Google Chrome por dois motivos:
    o primeiro porq é leve, talvez mais q o firefox e outro q ele ocupa menos espaço na tela com barra de ferramentas, deixando mais espaço para a página visitada. Coisa q para netbook é essencial.

    De resto. muito bom o tutorial

  37. Mauricio, na realidade preciso experimentar o Google Chrome… é um dos programas com o qual ainda não “brinquei” – até porque, à época em que escrevi esse passo-a-passo nem sei se ele já estava disponível.

    Mesmo assim taí a dica.

  38. Ola amigo,
    muito obrigado por esse tutorial, sou “tecnico” em informatica, e peguei um eee pc pra formatar de um cliente, fiquei assustado quando fui seguir um outo tutorial, que indica o nlite para modificar o windows, pois todas as tentativas tanto com disquete quanto com um drive de cd externo foram frustradas(aparecia a aterrorizante tela azul de erro) , ja com o seu tutorial tudo esta ocorrendo bem ( estou naquela etapa de esperar 1 hora kkk) .
    obrigado pela paciencia de escever tudo isso, que é extenso, mas pra quem tem paciencia, força de vontade e necessidade, ele sera muito util…

  39. Excelente !!! Meu eee pc 900 chegou hoje as 18hs e achei esse tutorial maravilhoso, comecei os procedimentos as 21hs de 25/09 e acabei agora 05:00 da matina 26/09. Agora vou dormir que tô quebrado de sono. Valeu pelo excelente trabalho.

  40. Parceiro,

    Depois de jogar R$ 70,00 pela janela, pagando 2 tentativas de instalacao frustradas e frustrantes, eu mesmo re-instalei o LINUX que acompanha o “Net” e parti para pesquisa passando antes por tres tutoriais, cujas indicacoes naufragavam logo nos primeiros passos…foi qdo me deparei com esse excelente trabalho.
    Seu detalhamento nos conforta, pois nao deixa requicios de duvidas nos procedimentos a serem adotados; como muitos engasguei no “smartdrv”, porem alternando o comando entre os dietorios “C” e “D”, finalmente o danado saiu de “tras da porta”….minha maquina eh um eeepc 900 com 2 ssd ( 3,7 GB e 16 GB instalados de fabrica, alem do cartao de 8 GB que agreguei…tudo devidamente reconhecido pelo sistema ).
    A titulo ilustrativo e, para derrubar aquela sindrome da “agorafobia digital” ( náo reconhecimento de dispositivos com capacidade superior a 4

  41. complementando…. com capacidade superior a 4 GB, registre-se que utilizei um pen drive de 16 GB, e deu tudo certo.
    Finalizando so me resta louvar e agradecer seu desprendimento, em compartilhar desinteressadamente, tantos conhecimentos uteis…( provavelmente e, no devido tempo, vc sera constituido por Deus caso Ele se resolva a levar o Barzabum as barras de algum tribunal … sendo advogado vc deve conhecer essa piadinha voltada para a classe… ).
    Um forte abraco !
    Sergio Almeida
    E.T. parabens pelo escelente blog…como copoanheiro ja aderi ao mesmo.

  42. Agradeço o macrotutorial, é o melhor sobre o assunto. Parabéns Adauto e colaboradores.
    Quanto a Imagens ou CD’s WIndows modificadas com nLite, a maioria não são possíveis de instalar a partir desse método inteligente. É preciso uma que não tenha descartado os arquivos para instalação e atualização manual. (dos quais winnt.exe, winnt32.exe entre outros fazem parte). Eu criei uma com o cuidado de mantê-los deu certo seguindo os passos do tutorial e comentários da parte sobre limites de caracteres do DOS.

  43. Amigo, belissimo tutorial e o que mais importante um genuino Passo-a-Passo.
    Muito obrigado por concedernos a honra de receber tais conhecimentos.
    Aproveitei cada linha-(minha filha pegou um virus no asus 4g)- e a pesar de
    trabalhar na area com este documento ficou bem facil particionar, formatar e instalar.
    Muito obrigado e sucesso na sua vida como um todo.

  44. Plínio, Alexandre, Sérgio, Raul e Edu (e também aos demais a quem não me referi expressamente): sou eu quem devo agradecer a todos pelas palavras de elogio e apoio – e, especialmente, às dicas e soluções complementares sugeridas. Compartilhando o conhecimento é que conseguimos efetivamente construir algo um tanto quanto melhor do que o que já existe!

    Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *