EEE-PC – Instalando Windows XP – Fase III

FASE III
INSTALANDO O WINDOWS XP NUM EEE-PC

01. Para dar início à instalação, quando da reinicialização (se estiver ligado, reinicie novamente), pressione a tecla F2 para ter acesso ao Setup do computador. Vá em “Advanced > OS Installation” e mude de “Finished” para “Start” (terá que mudar isso novamente quando acabar a instalação). Tecle F10 para salvar as configurações, selecione OK e dê ENTER. Caso não faça isso provavelmente, no decorrer da instalação, o computador pode vir a ficar procurando o boot em todos devices possíveis e, ao final, desligá-lo.

02. Após inicializado, mude a linha de comando para o pendrive digitando “D:” e teclando ENTER.

03. Mude para o diretório que foi copiado do CD do Windows XP com o comando “cd i386” (seguido de ENTER).

04. Execute o seguinte comando para iniciar a instalação: “winnt” (sim, também tecle ENTER depois de digitar esse comando).

05. Após iniciado o programa de instalação perguntará onde estão os arquivos do Windows XP (e já sugerindo “D:i386”) – basta teclar ENTER.

06. Em tese, com os arquivos que foram baixados, já estaria configurada a inicialização com o smartdrive. Caso o Windows informe que não foi carregado para a memória, sugiro parar o procedimento e corrigir o boot (editando os arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT). Isso porque, ainda que o smartdrive não seja exatamente necessário, sem ele (experiência própria!) a instalação vai levar horas. E estou falando de números de DOIS DÍGITOS… Caso tudo esteja correto, o programa de instalação já vai entrar direto numa tela de cópia de arquivos.

Emenda à Inicial: caso haja algum perrengue nesse ponto – por menor que seja – e que esteja relacionado ao danado do smartdrive, sugiro veementemente a leitura dos comentários deste post antes de prosseguir…

07. Bem, depois de quase uma hora, em tese, todos os arquivos foram copiados. Ignore a mensagem sobre disquetes e simplesmente tecle ENTER. O computador vai reiniciar.

08. Próximo passo: após reiniciar teremos a tela de “Bem-vindo ao Programa de Instalação”. Para instalar, tecle ENTER.

09. Aparecerá o “Contrato de Licença de Usuário Final”. Divirta-se caso queira ler. Caso contrário, tecla F8.

10. A pergunta agora é sobre a partição a ser instalado – e já vem com a sugestão de “C: Partição1 (EEE-XP)”. É nessa mesmo. Tecle ENTER.

11. A tela seguinte tem duas sugestões de formatação: pelo sistema NTFS e pela FAT32 (que é pelo qual já está atualmente formatado). Particularmente tenho que o NTFS às vezes dá um ou outro problema de compatibilidade de leitura, assim prefiro ficar com o que sei que funciona. ENTER novamente.

12. Serão copiados novos arquivos para instalação. Ao final ele reiniciará sozinho.

13. Agora o boot já se deu em modo gráfico. Tela 800 x 480. Touchpad funcionando. Aguarde um pouco. A tela de opções regionais e de idiomas irá se abrir. As configurações referentes ao primeiro botão, o de “Personalizar”, estão corretas – então neste nem precisa mexer. Já as configurações referentes ao segundo botão, o de “Detalhes”, precisam ser alteradas, então clique nesse botão. Após, na nova janela que se abre, selecione o item “Inglês (Estados Unidos)” e clique no botão lateral “Remover”. Agora clique em “Adicionar”. Não mexa no “Idioma de Entrada”. Em “Layout do teclado/IME” selecione a opção “Estados Unidos (internacional)”. Clique em OK. Como ficaram duas opções de layout de teclado e uma delas não nos interessa, selecione o item “Português (Brasil ABNT)” e clique em “Remover”. Pronto. Dê um OK. Virá uma mensagem de alerta – pois o layout excluído estaria sendo utilizado. OK de novo. Agora clique em “Avançar”.

14. Próxima tela: “Nome” e “Organização”. Fique à vontade…

15. “Chave do produto (Product Key)”. Aquele conjunto maluco de letras e números que vem com o CD do Windows XP. Você tem, não tem? Tava lá no CD original do qual você copiou o sistema. Após inserir os dados clique em  “Avançar”.

16. A tela seguinte é para o nome do computador. Coloque alguma coisa que considere inteligível para identificá-lo numa rede. No meu caso: E3PC. Novamente clique em “Avançar”.

17. Configurações de data e hora. Deixe isso quieto (se a data e hora estiverem corretas). Clique em “Avançar”.

18. Aguarde a nova sequência de instalação. Ao final o sistema vai reiniciar sozinho novamente.

19. Ele informará que ajustará automaticamente a resolução de tela. Clique em OK.

20. Agora a instalação básica do Windows XP praticamente concluída! Mas ainda precisamos “limpar” um pouco a área. Providencie a exclusão dos seguintes arquivos, que estão na raiz do sistema: autoexec.bat, config.sys, himem.sys e smartdrv.exe.

21. Para evitar o “Menu de Boot” que tem aparecido desde a instalação edite o arquivo “c:boot.ini” e remova a linha do USB boot (no caso, a segunda linha, que diz “C:=”Microsof Windows” “ – com isso ele vai passar pelo arquivo sem parar para mensagens. Pode-se também mudar o timeout de 30s para algo mais rápido – mas acho bobagem… Depois dessas exclusões, reinicie a máquina.

22. Bom, agora só faltam os drivers específicos do EEE-PC. Através do Windows Explorer abra o pendrive e localize o diretório DVD_EEEPC. Nele, dê um duplo clique no arquivo “Setup”. De cara o programa vai informar que para instalar todos os dispositivos deverá ser instalado primeiramente o “driver acpi” e se deseja fazer isso. Clique em “Sim”. Depois de um tempinho será informado que há necessidade de reinicialização. Clique em OK.

23. Após a reinicialização, repita os passos do item 22 acima.

24. Escolha a opção “InstAll – Drivers Installation Wizard”.

25. Nova janela será aberta para que selecione o que deseja: instalar todos os drivers (opção 1) ou customizar a seu gosto (opção 2). Deixe na opção 1 e clique OK.

26. O programa já avisa que haverão três reinicializações durante a instalação e pede para confirmar. Confirme no “Yes”. E aguarde. Ao final dessa etapa teremos a primeira reinicialização.

27. Ele já volta dando continuidade à execução do programa. Continue aguardando. Ao final vai então para a segunda reinicialização. Dessa vez ele já desliga com som!

28. Agora ele continua a instalação em silêncio. Mais algum tempo e vamos para a terceira (e última) reinicialização.

29. Ao ligar novamente será aberta uma janela com as “Configurações do Synpatics Dispositivo Indicador”. Por enquanto fechemo-la.

30. Por trás haverá uma janela com a informação de que a instalação está completa. Clique em OK para também fechá-la.

31. E, por trás daquela, ainda teremos uma última janela com a relação de tudo que foi instalado. Verifique se todos os itens estão com o Status de instalados (“updated”) ou não (“not installed”). Caso algum tenha ficado de fora, faça a instalação manualmente desse item (ou então diretamente do hardware não instalado, via Painel de Controle).

32. Para concluir falta restaurar a configuração anterior no Setup. Repita os passos do item 01 desta FASE III, ou seja, quando da incialização, pressione a tecla F2 para ter acesso ao Setup do computador. Vá em “Advanced > OS Installation” e mude de “Start” para “Finished”. Tecle F10 para salvar as configurações, selecione OK e dê ENTER.

33. Com tudo instalado a Rede Wireless também já estará automaticamente funcionando. Faça a ativação do Windows pela Internet.

34. Agora essa etapa acabou de verdade! De um espaço total de 3,71 GB, temos 2,13 GB ocupados pelo sistema e 1,57 GB livres. Mas ainda vamos melhorar isso na FASE IV

140 thoughts on “EEE-PC – Instalando Windows XP – Fase III

  1. Gustavo, esses arquivos fazem parte do procedimento de inicialização do pendrive, estão gravados na raiz do mesmo e trazem comandos que devem ser carregados já no boot. São arquivos no formato de texto puro (TXT), podendo ser editáveis com qualquer editor de texto simples – desde que, ao final, você tenha certeza que a gravação do arquivo se dará nesse mesmo formato, mantendo as extensões originais do arquivo.

    Mas, me diga lá: por que seria necessária a edição desses arquivos? Aconteceu algum erro? Em tese eles já estariam configurados e prontos para funcionar…

  2. Eu tive o mesmo problema experimente executar o comando smartdrv na unidade C: e unidade D: antes de começar a instalação do windows.
    Espero ter ajudado.

  3. Apareceu a mensagem; Ainstalação não detectou o smartdrive no computador.
    ele melhorará o desempenho desta fase da isntalação do windows.
    Você deve sair agora, iniciar o SmartDrive e reiniciar a instalação.
    Consulte a documentação do DOS para obter detalhes dobre o SmartDrive.
    pressione f3 para sair da instalação.
    pressione ENTER para continuar sem o smartdrive.
    como já tentei sem smartdrive, e tive a ingrata surpresa de ficar 2 dias esperando copiar, desisti de esperar e vim lhe perguntar como fazer para iniciar o iigmático SMARTDRIVE. Outra pergunta; como se configura(oq tenho q fazer) e onde fica esses dois comandos;CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT??? obrigado!!! e bom ano novoprá todos.

  4. Amigo, a mensagem que dá apos direcionar a pasta i386 e :
    o windows não encontrou o smartdrv no computador…
    já li que vc pediu para editar o config.sys e o autoexec.bat. mas como fazer isso?
    como editar? o que excluir o que adicionar? obrigado. seu material é fantastico. parabéns

  5. Pois bem, tanto Antonio quanto Clóvis (e talvez servindo também para o Shingo e o Gustavo): se voltarem ali ao passo 6 desta Fase III verão que eu havia dito que a falta de carregar o SMARTDRV.EXE implicaria numa espera de horas – números de DOIS DÍGITOS…

    Mas vamos por partes.

    Voltemos à FASE I. Todos os arquivos criados e copiados servem para inicialização e configuração inicial do pendrive. Dentre eles estão os famigerados CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT, entretanto com comandos distintos dos necessários para instalação propriamente do Windows XP. Basta analisar com algum editor de texto puro o conteúdo desses arquivos que encontram-se na raiz do BOOT.ZIP.

    Passemos à FASE II. Já no final dessa fase, os passos 23 e 24 são para copiar todos os arquivos que estão dentro do diretório WIN98 para a raiz do pendrive. Existem apenas quatro arquivos ali. Existe o SMARTDRV.EXE, que é ativado através do AUTOEXEC.BAT, mas só funciona se o HIMEM.SYS estiver carregado na memória, o que é feito pelo CONFIG.SYS. Esses quatro arquivos devem ser copiados e sobrescrever os originais que existam na raiz.

    Caso tenham executado esses passos (inclusive sobrescrevendo os originais), muito provavelmente o SMARTDRV.EXE será carregado e o Windows XP poderá ser instalado.

    Sim, eu sei que talvez essa questão de sobrescrever arquivos durante a instalação não seja a mais racional ou mais lógica – mas é a que eu usei e funcionou. Fica um mea culpa por não ter retrabalhado esses arquivos de modo a fazer uma única instalação e criação do pendrive – mas, sinceramente, não tive tempo…

    Enfim, tentem fazer essa manobra (passos 23 e 24 da FASE II, sobrescrevendo o conteúdo anterior). Caso ainda haja algum perrengue, insistam, perguntem, que vou tentando achar uma solução aqui à distância…

    Abração!

    O que posso entender que tenh

  6. Ola Shingo Watanabe, como voce conseguiu resolver o seguinte problema??

    Quando dou o comando “winnt” aparece a mensagem “Bad Command or file name”

    Ja tentei copiar varias vezes e nao da certo. Descobri que copio todos os arquivos para o pendrive mas quando carrego tiro e carrego outra vez muitos arquivos estao corrompidos e nao esta a arquivo winnt.exe. Estou usando um pendrive de 4 GB.

    Desde ja agradeço.

  7. Antonio, essa mensagem significa que o sistema simplesmente não encontrou o arquivo WINNT.EXE, que estaria no rol de arquivos constantes no passo 19 da FASE I – que fala da cópia dos arquivos do CD do Windows XP para o pendrive (diretório i386).

    O que posso supor é que por você estar utilizando um pendrive de 4GB o Windows 98 (que é a base da criação do pendrive de boot) não esteja conseguindo ler o mesmo. Explico. O sistema operacional Windows 98 trabalha com a FAT32, ou seja, sua arquitetura é baseada em 32 bits, o que é um limitador, pois faz com que ele não consiga ler corretamente arquivos de 4GB ou mais – facilmente executáveis em sistemas de 64 bits, como o Linux ou mesmo o Windows XP.

    “Ok”, você pode me dizer. “Mas quem disse que tem algum arquivo de 4GB? O PENDRIVE é que tem 4GB!” – eu sei, eu sei. Isso somente seria um problema se você tivesse formatado em FAT16 (você formatou em FAT32, não formatou?). Mas em alguns momentos neste admirável mundo novo da informática somente um ligeiro exercício de chutologia é que ajuda a resolver determinados perrengues…

    Assim, caso seus arquivos do CD realmente estejam íntegros, das duas uma: ou você tenta a instalação com um pendrive menor (1 ou 2GB) ou particiona o de 4GB (que pode ser uma dor de cabeça ainda maior)…

    Boa sorte!

  8. OI, EU DE NOVO, QUANDO DIGITO CD WIN98 ACONTECE ISSO;
    AUTOEXEC.BAT
    CONFIG.SYS
    HIMEM.SYS
    SMARTDRV.EXE,

    MAS NA HORA DE INICIAR A INSTALAÇÃO, APARECE A MENSAGEM DIZENDO QUE O PROGRAMA DE INSTALAÇÃO NÃO DETECTOU O SMART DRIVE NO COMPUTADOR. GOSTARIA DE SABE O QUE EU FAÇO AGORA, GRATO. AVRAÇOS.

  9. Adauto, o problema que eu tive era com a falta de Smardrive mesmo. Eu solucionei “incluindo” mais um passo entre o 2 e o 3 que é executar manualmente o smartdrv.exe tanto no C: quanto no D:.

    @Antonio Augusto, você esta utilizando o windows XP modificado pelo nlite para ocupar menos espaço? Se sim este é o problema. Neste modo de instalação só é possivel instalar uma versão FULL do Win XP. Um windows modificado via nlite só é possivel a instalação via um drive de CD USB.

    Abraços

  10. Antonio Augusto, independentemente do que eu já disse antes, fica aí também a dica do Shingo, de acordo com o tipo de Windows XP que você esteja instalando. E, Antonio, no que diz respeito aos arquivos, alguma coisa não está batendo. Sugiro que dê uma repassada nas explicações que deixei nesta parte de comentários, ali do dia 26/12, para que você compreenda a função de cada um, ok?

    Abraços!

  11. EUREKAAAAAAAAAAAAA!!!!!
    É O SEGUINTE PESSOAL, FIQUEI UM SEMANA TENTANDO INSTLAR O WINDOWS EM MEU EEEPC VIAPEN, E TODA VEZ DE INICIAR A ISTALAÇÃO APARECIA O AVSO DE QUE O SMARTDRV NÃO TINHA SIDO DETECTADO PELO PROGRAMA DE INSTALAÇÃO, ENTÃO EU APERTEI F3 PARA SAIR DO PROGRAMA DE INSTALAÇÃO, AO FAZER ISSO, FUI DIRETO A PASTA I386, DIGITEI O SEGUINTE COMANDO. SMARTDRV.EXE, ESPEREI UNS SEGUNDOS ATÉ APARECER O PROMPT D COMANDO, DIGITEI WINNT E VAILÁ!!!!!!!A INSTALAÇÃO FOI INICIADA, E 2 HORAS DEPOIS EU JÁ ESTAVA NAVEGAND. OBRIGADO ADAUTO PELAS INSTRUÇÕES, ESPERO TAMBÉM TER COTRIBUIDO COM OS DEMAIS USUÁRIOS DESTE POST, FELIZ ANO NOVO PRÁ TODOS.

  12. graças a Deus consegui(na verdade graças ao Adauto) antes de seguir o passo 2 digitei SMARTDRV.EXE e depois teclei enter depois segui o passo 2 mudei do c: para o d: e dai por diante e deu tudo certo.

    FELIZ ANO NOVO A TODOS.

  13. É… Parece que esse SMARTDRV está me saindo um verdadeiro DONKEYDRV (horrível, essa!)…

    Antonio, Claudio, ficou feliz que tenham conseguido ultrapassar esses perrengues. Todos esses problemas registrados aqui, bem como as dicas para solucioná-los, demonstram a necessidade de tentar melhorar aquele arquivo de origem baixado pelo povo. Prometo que tentarei fazer isso logo no começo desse novo ano.

    E não me agradeçam! Eu é que devo agradecer a vocês! Afinal de contas eu simplesmente quis compartilhar um pouquinho do que aprendi e todos vocês que vêm aqui nessa parte de comentários – quer seja com problemas, quer seja com soluções – não tinham obrigação nenhuma de fazê-lo, mas ainda assim ajudam ainda mais um pouco, compartilhando também suas experiências.

    E é esse o espírito da coisa. É isso que tento disseminar. E é isso que espero que continuem fazendo em todas as facetas de suas vidas.

    Um grande abraço a todos!

  14. Realmente Adauto esse smartdrv foi o terror de todo mundo inclusive o meu,mas facilmente solucionavel se executarmos manualmente o arquivo smartdrv.exe manualmente na unidade C: e D:.
    Não precisa se condenar por não ter aprimorado essa parte da instalação,pois sem o seu tutorial acredito que ninguém que passou por aqui teria conseguido instalar o Xp em seus portáteis,antes de conhecer o seu tutorial fiquei por uma semana com o sistema corrompido tentando diversas maneiras de instalar o sistema operacional fui a um técnico que me cobrou 15 reais para tornar o meu pendrive “botável” mas infelismente não deu certo,moral,15 reais jogado fora…rsrsrsrs,depois fui a outro técnico perguntar a respeito desse smartdrive e ele nem sabia oq significava isso,fui em uma assistencia técnica especializada em notebook e eles disseram que eu estava perdendo tempo em tentar formatar através do pendrive que só seria possivel com um drive de cd usb,kkkkk
    Então eu tenho muito sim a agradecer a vc pois através de vc consegui formatar a minha máquina e além do mais adquiri um conhecimento que muitos “técnicos”de informática não possui.
    Feliz 2009!!!

  15. É, Maykon, mas ainda assim, no momento que for possível, darei uma guaribada nesses arquivos…

    Com relação aos “técnicos” da vida, de fato, as situações acabam sendo hilárias! Trabalho no departamento jurídico de uma prefeitura e, na hora dos perrengues informáticos, muitas vezes sou eu quem acaba tendo que resolver – quer seja por falta de tempo ou de conhecimento do pessoal da informática…

    Já vi estagiário tentando mudar o nome de um usuário no Linux e depois constatar – para desespero desse usuário – que tinha apagado TODOS os arquivos pessoais da conta antiga. Sabe o que o estagiário disse? “Puxa, olha só… Aprendi mais uma!”

    Ou seja, é de espanar…

    Abração e um feliz 2009 procê também!

  16. Julimar, antes de mais nada dê uma lida nos comentários deste post. Este problema já surgiu e já foi discutido antes…

    Caso ainda assim permaneça o perrengue, avise de novo que a gente tenta dar um palpite mais específico.

    Inté!

  17. Adauto, li uma resposta sua sobre esse problema, No caso o cara estava usando um pendrive de 4 giga, O meu é só de 1 giga. Acho que alguns arquivos estavam corrompidos mesmo, e tava faltando o winnt.exe, Vou repassar a pasta I386 (como demora…), e vê no que dá, mas valeu

  18. Olá Senhor Adauto, eu “traveis” heheheh, mas agora vim só por frescura mesmo, é o seguinte, alem do eeepc, tenho também um computador “normal” desses de gabinetão e tudo, e gostaria de saber se dá prá usar o mesmo processo de instalação do eeepc no computador grandão, e também, gostaria de saber como faço prá instalar e usar o windows xp a partir de um pen drive, vale lembrar que consegui instalar sim o Xp no meu pen drive, mas não sei que tipo de besteira eu fis, que não consegui usar ele de jaito nehum e ainda por cima também, atrapalhei a instalação que estva no HD, hehehe (minha esposa quase infartou), por isso antes de tentar de novo, gostari, se possível, que você desse uma ajudinha de como instalar e usar o XPa partir do pen, muito obrigado e parabens pela bo vontade de ajudar a gente, abraços!!!!!!

  19. Antonio, vou ser bem sincero: esse procedimento num computador desktop eu NUNCA tentei. Até porque usualmente temos nesses computadores um drive de CD ou de DVD que já resolvem o problema.

    Entretanto, EM TESE, desde que seja possível configurar o Setup do computador para que o mesmo dê o boot através de uma porta USB (ou seja, o pendrive) então seria possível…

    Contudo é bom lembrar que o sistema básico do pendrive é o Windows 98, de modo que eu não saberia lhe dizer, assim de bate-pronto, se haveria algum problema no tocante às partições do HD. Mas, se o que estiver instalado já se encontrar meio que “atrapalhado” mesmo, então não haveria nada a perder (mas faça backup de tudo que for importante no que diz respeito a arquivos).

    No mais, só posso garantir que compreendo bem sua situação. Aqui em casa também a Dona Patroa já cansou de comer meu fígado por conta de minhas instalações e desinstalações. Acho que só se eu desse uns pingos com solda de acetileno no gabinete do computador é que eu o deixaria em paz… Mas sabe como resolvi isso? Numa promoção de um hipermercado da vida consegui encontrar um bom computador com tudo pré-instalado e redondinho. Comprei-o (no carnê, é lógico) e deixei-o exclusivamente para que ela o usasse. Ou seja, continuo tendo meus embates e perrengues com meu computador, mas O DELA tá lá, bem quietinho…

  20. Oh eu de novo.
    Oi Adauto, iniciei o winnt e a transferência começou normalmente. não dá mais mensagem sobre o smartdrive, porém, essa transferência demora muito…(já tá mais de 16 horas), tu tem algum palpite de onde foi que eu errei.

  21. Ainda que não surja a fatídica mensagem a respeito do “smartdrv” é justamente a falta dele que faz com que tudo demore tanto… Caso tenha paciência (e haja paciência!) ao final de mais um bocado de horas a instalação deve terminar. Entretanto, casa haja algum perrengue, aconselho que da próxima vez certifique-se de que esse programa seja ativado já na linha de comando.

    Inté!

  22. Tudo bem adauto, cancelei a transferência, iniciei o smartdrive pelo prompt, tanto na unidade c: quanto na d:, e ai tudo deu certo, em pouco mais de duas horas o windows já está instalado, e funfando… valeu pela ajuda cara!

  23. Ei, Julimar, na realidade o agradecimento vai para todo esse povo que também compareceu por aqui e resolveu compartilhar sua experiência – especialmente no que diz respeito ao danado do smartdrive…

    Maykon, sei que tenho MSN desde o momento em que ele foi lançado na Internet, mas já há anos não o uso, por conta dos bloqueios no lugar onde trabalho. Vou ver se o resgato e então adiciono, ok?

    Abração, pessoal!

  24. Adauto,
    Gostei bastante do seu tutorial… mandou bem.
    Só que estou com uma dificuldade, será que vc consegue me ajudar?
    Eu instalei o windows XP e os drivers do Eee PC numa boa. Mas não consigo fazer a rede wireless funcionar.
    Eu uso um router wireless da TRENDnet. Meu desktop já está funcionando com ele. Coloquei SSID e criptografia WPA TK-IP. Aí, a primeira coisa que descobri foi que o Eee PC só aceita WEP. Mudei no router e tentei usar a mesma senha no laptopinho, mas ele fica dando mensagem de erro que diz que a senha hexadecimal deve ter de 10 a 23 caracteres. Já coloquei a quantidade, mas ainda aparece a mensagem.
    o que será que faço de errado?
    Ele não consegue achar nenhuma rede, mesmo sem qq configuração que eu faça.
    Aguardo conselhos 🙂
    Claudia

  25. Olha, Claudia, essa ficarei lhe devendo… Em casa tenho um roteador D-Link ligado (via cabo) no meu computador, no da Dona Patroa e no da Tropinha de Elite (meus três filhotes). Como ele também funciona via wireless, eventualmente eu também utilizo o EEE-PC para conexão à Internet – o que faço também no trabalho, via Projeto Jacareí Digital – mas, em ambos os casos, sem nenhuma necessidade de senha. Ligou, tá conectado.

    Aliás, até hoje eu nem sequer DESCONFIAVA que usava criptografia WEP! Somente porque você se manifestou aqui é que fui dar uma fuçada…

    E, lendo os fóruns da vida, descobri que essa questão de WEP/WPA tem a ver com o sistema e não com o equipamento (ao que parece o Windows XP “original” não suportaria nada além de WEP). Eis algumas dicas alternativas que colhi aqui e ali (tanto para utlização em WPA quanto em WEP) – mas não tenho como testar ou saber se são realmente válidas, pois, no meu caso, tá tudo funcionando:

    – usar o serviço wifi da Atheros e não do Windows XP; ou
    – visitar o site do Windows Update e instalar todas as atualizações críticas disponíveis (mais de uma vez, até que não hajam mais atualizações a serem instaladas); ou
    – procurar uma atualização do driver instalado que suporte WPA/WPA2; ou
    – etc…

    Enfim, sei que não ajudei muito (nada), mas sugiro dar uma checada em alguns fóruns específicos, bem como no próprio Orkut, comunidade “ASUS Eee PC EeePC UMPC Laptop”, onde tem bastante discussão boa.

    Bem, Claudia, boa sorte – e, caso consiga resolver seu problema, não deixe de compartilhar a solução por aqui, pois podem existir outras pessoas que estejam enfrentando exatamente o mesmo perrengue…

    Abração!

  26. Olá!
    Claudia eu tive um problema meio parecido tente fazer o seguinte vá em painel de controle,conexão de rede,abra conexão de rede sem fio,abra exibir rede sem fio,na guia tarefas relacionadas click em alterar configurações avançadas click em rede sem fio selecione a caixa de dialogo üsar o windows para definir as configurações da rede sem fio click em ok,
    volte para conexões de rede sem fio e click em exibir redes sem fio se o problema for o mesmo do meu sua rede sem fio será exibida e vc poderá conectar a ela.
    Espero ter ajudado!
    Abraço!

  27. Gente, valeu mesmo.
    Assim que chegar em casa vou testar e, o que funcionar, postarei aqui com certeza.

    Adauto, quanto aos fóruns.. procurei por vários, inclusive o oficial do Eee PC. e não obtive resposta de ninguém para minha dúvida. Este é o primeiro lugar que alguém me responde. Agradeço a gentileza 🙂

    Abraço a todos e volto em breve com a resposta.
    Claudia

  28. Amigo tento instalar o Unidade de Adaptador de Ethernet e da o seguine erro: O Set1.tmp encontrou um problema e precisa ser fechado. e a instalação nao é concluida

  29. Estou desistindo de instalar o win XP por cuasa desse bentito smartdrv.
    Toda vez que eu executo, todos os arquivos da pasta i386 somem, não que ele realmente apague, mas simplesmente nao reconhece. Quando eu espeto o pen no meu PC todos os arquivos estão lá.

  30. Cláudia, assim que tiver algo então (ou não) avise-nos, ok?

    Samuel, este tutorial, já com todos os arquivos que eu poderia disponibilizar, é para instalação básica do XP. Nessas condições, em que fase acontece o erro que você descreveu?

    Cristiane, antes de mais nada: qual o tamanho do pendrive que você está usando para instalação? Pergunto isso porque o smartdrive pode “confundir” um pouco as coisas em pendrives maiores que um ou dois gigas…

  31. Bom pessoal, o que o Maykon falou funcionou.
    No Eee PC basta marcar ir em conexão de rede, clicar com o botão direito em conexão de rede sem fio e clicar em propriedade. Então selecionar a caixa de dialogo “usar o windows para definir as configurações da rede sem fio” e clicar em ok.
    Fazer as configurações normais no seu roteador (então deixei como WPA-PSK mesmo).
    Qdo for pedir para ele exibir as redes, ele vai achar a sua (ah… claro que vc tem que colocar o mesmo SSID que colocou no roteador.. hehe). então vc dá um duplo clique e coloca a senha que colocou no router (independente de configuração de segurança. O Eee PC não discrimina qual tipo de segurança está sendo usada.
    Pronto! Funciona 🙂
    Bom, no meu caso eu tive que colocar IP fixo no meu pq ele estava dando conflito com o desktop ao tentar puxar um ip automaicamente. Mas foi tranquilo.
    Valeu pela ajuda pessoal. É mais fácil do que eu estava pensando 🙂
    E com as configurações de otimização que Adauto forneceu, o bichinho está redondinho 🙂

  32. Bom, eu tentei num pendrive de 2 gb e num de 8 gb. Em nenhum obtive sucesso. Ao executar o smartdrv os arquivos simplesmente somem (DOS não reconhece, mas não apaga do pendrive). Vou ver se arrumo um leitor de CD usb, é o único jeito (acho neh)

  33. Eu consegui instalar o windows numa boa através do meu MP4 player, de 4gigas seguindo as instruções.
    Depois foi só apagar todo o windows e jogar o conteudo do dvd do Eee PC (sim! copiar e colar… sem mais delongas) no MP4 novamente e executar no windows do laptopinho.
    Pronto! Todos os drivers instalados 🙂
    O passo-a-passo que o Adauto fez aqui foi muito bom 🙂

  34. Consegui fazer o pendrive de boot. Meu card do Positivo é 2gb cabe o win xp! Á INSTALÇÃO VAI SER DENTRO DO CAR QUE VEIO NO POSITIVO OU NO PEN DRIVE e como fazer para iniciar o SMARTDRIVE. Outra pergunta; como se configura(oq tenho q fazer) e onde fica esses dois comandos;CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT??? obrigado!!!

  35. Claudia, que bom que deu tudo certo! E obrigado por ter voltado para deixar o passo-a-passo do caminho das pedras! Tenha certeza que da próxima vez que alguém fizer uma busca pela Rede por causa de um problema parecido vai acabar chegando aqui e você terá ajudado essa pessoa. Ainda que jamais venha a saber disso. Esse virtual relacionamento pessoal é de dar nó na cabeça! Por fim deixo um carinho especial para a “Ana Julia Sofia”… Também tenho a “Lua” (tá aqui) e sei como é bom ter um bichinho desses em casa…

    Critiane, tenho certeza ABSOLUTA que um leitor de CD USB não é o ÚNICO jeito. Tanto é que compilei as informações para esse tutorial justamente por esse motivo. Infelizmente não consigo entender o que estaria acontecendo no seu caso. Creio que vou ficar lhe devendo essa…

    SSF, tudo que posso lhe dizer é para que leia os comentários deste post. Sei que tem quase cinquenta (tá rendendo essa história!), mas tudo isso que você está perguntando já foi em algum momento analisado ou respondido, ok?

    Inté!

  36. Adauto, creio que esse tutorial ajudou muita gente, mas no meu caso infelizmente não consigo arrumar esse bendito smartdrv. Achei um outro tutorial que funcionou, não exatamente tão bem quanto esse, pois nesse tutorial ao instalar o Windows ele já vem persolizado do cara que fez, com usuário criado, barra do google, etc. Mas obrigada de qq maneira e parabéns pelo tutorial 🙂

  37. Bem, pelo menos você conseguiu concluir a instalação! Este tutorial, como já disse antes, nada mais é que uma compilação de informações que busquei na própria Rede, de modo que – com certeza – devem existir outros, alguns mais outros menos completos.

    Enfim, boa sorte com seu novo brinquedo!

    Inté!

  38. Olá. Como fasso para exlcuir os aquivos autoexec.bat, config.sys, himem.sys e smartdrv.exe.

    E, como eu faço este procedimento:

    Para evitar o “Menu de Boot” que tem aparecido desde a instalação edite o arquivo “c:boot.ini” e remova a linha do USB boot (no caso, a segunda linha, que diz “C:=”Microsof Windows” “ – com isso ele vai passar pelo arquivo sem parar para mensagens.

    Tenho que entrar no prompt do DOS para isso?
    PS. Parabem pelo seu tutorial!

  39. Renato, para exclusão de arquivos e edição do outro (passos 20 e 21), caso você não tenha lá muita intimidade com o Prompt do DOS, sugiro fazê-lo através do próprio ambiente gráfico do Windows. Bem, antes de mais nada, você precisa “enxergar” esses arquivos. Vá no Windows Explorer e clique em Ferramentas -> Opções de pasta -> Modo de exibição. Na janela que se abre ative a opção Exibir o conteúdo das pastas do sistema, desative a opção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional e ative a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos. Clique em OK.

    Com isso feito, pelo Windows Explorer mesmo já vai ser possível visualizar os ditos arquivos. Apague o que tem que ser apagado e edite o que tiver que ser editado – de preferência através do programa Bloco de Notas mesmo, pois, após a edição, ele salvará o arquivo em TXT puro.

    Concluídas essas alterações, não se esqueça de desfazer as mudanças lá da configuração do Windows Explorer (questão de segurança em face de nós mesmos – experiência própria).

    Abração!

  40. Boa tarde Adauto.

    Gostei muito desse material. Parabéns!

    Por favor, me tire uma dúvida. Comecei hoje a instalação do XP no meu 4G e tive o erro do “Bad Command or file name” e apesar de ter lido os comentários anteriores não consegui passar disso. Percebi que no pen drive, no meu HD e até mesmo no CD de instalação do XP não consta o arquivo “winnt.exe”, lembrando que está habilitada a opção de “Mostrar pastas e arquivos ocultos”. Existe sim, o “winnt.sif” e uma pasta no diretório “D:I386NLDRV145”.

    Como (e onde) eu consigo esse arquivo? Seria esse mesmo o problema?

    Muito obrigado.

  41. Bem, Thiago, dando uma rápida fuçada na Rede aprendi que a extensão desse bendito arquivo SIF significa “Setup Information File”, ou algo como “Arquivo de Informações da Configuração”. Ele contém as informações necessárias para auxiliar o Windows a fazer uma instalação (em tese) totalmente automática.

    Não sei dizer o porquê o winnt.exe não está onde deveria estar, ou seja, no diretório I386. Pelo que você falou, parece-me que já fez uma checagem no próprio CD de instalação, certo? Ele está lá? No comentário anterior eu relatei um passo-a-passo no qual, além da opção sobre arquivos ocultos, também há uma sobre arquivos de sistema. Você também seguiu essa diretriz ANTES de fazer a cópia para o pendrive? Qual o XP que você está instalando (SP1, SP2 ou SP3)?

    Enfim, passe mais algumas informações sobre seu caso específico para que possamos tentar chegar a alguma conclusão mais acertada, ok?

    Abraços!

  42. Bom dia Adauto, desculpe por não responder antes, eu estava sem rede em casa ontem e só pude responder hoje aqui do trabalho.

    Eu esqueci de dizer, mas a opção de “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)” também estava desmarcada. Mesmo assim não achei o arquivo em nenhum lugar do CD, nem do pen drive nem do HD! (Mesmo sem esse arquivo seria possível instalar o Windows? Porque eu instalei dele mesmo!)

    Meu Windows é SP2 e a solução que encontrei foi pedir para um colega mandar o arquivo “winnt.exe” do CD dele por e-mail (devidamente mudada a extensão para que o servidor de e-mail permitisse o envio). Apesar de não ser do mesmo CD, tentei e deu certo!

    A princípio tentei instalar o XP Lite e apesar de algumas poucas diferenças, tudo correu bem. O problema que não vi diferença de espaço, mesmo fazendo aqueles passos da parte IV. Voltei a formatar o HD e instalei o XP Full e comprovei que a diferença era pouco menos de 100 MB e já instalava automaticamente o Word, Excel e Power Point além de vários componentes do Windows. Futuramente pretendo testar o BrOffice e fazer uma escolha entre eles, mas por enquanto, o Office deve permanecer já que ouvi dizer que o BrOffice altera um pouco as configurações e formatações dos arquivos.

    Durante as “instalações dos Windows” tive o mesmo problema. No XP Lite com 99%, e no Full com 74% apareceu uma mensagem dizendo que tal arquivo não poderia ser copiado. Tentei copiar, mas não deu certo. Optei pelo famoso “Esc” e apareceu novamente a mesma mensagem para o arquivo seguinte. Desse ponto em diante fiquei pressionando a tecla “Esc” até os 100 %, em ambos os casos, mas meio receoso de a instalação não ficar perfeita, mas tudo ficou normal. Acredito que tenha acontecido isso devido ao arquivo “winnt.exe” ter sido “emprestado” de outro CD, não sei. rsrs

    Resumindo, com o XP Lite, ganhamos tempo na cópia da pasta I386 para o pen drive (que no meu caso era de aproximadamente 230 MB) e na cópia para o HD do EEE PC que levou apenas 29 min, além da instalação que foi bem rápida.

    Com o Full XP, levou muito mais tempo (quase 1 hora), mas (no meu caso) já instalou o Office e a maioria dos componentes do Windows (apesar de também ser um pouco alterada a minha versão) e a diferença ficou pouco menos de 100 MB.

    Outra dica, com relação ao “smartdrv.exe”. Na unidade “C:” tive que digitar 2 vezes o comando, já que na primeira, não deu nenhum sinal de que tivesse rodado. Mudei para a unidade “D:” e digitei novamente o comando. Só depois que rodei o “winnt.exe”. A cópia levou em torno de 45 minutos no Full e 29 minutos no XP Lite.

    Logo mais vou instalar os drivers específicos do EEE PC e ver como fica.

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

    Abração.

  43. Adauto estou com varios problemas em meu Xandros no eee pc e queria saber se tem como instalar o Xandros ou o WinXp sem os cds que vem no pc
    Pq o meu veio de encomenda entao veio so ele dentro da moxilinha preta
    se nao tiver como reinstalar sem o CD tem como vc postar ele para mim no Mega Upload ou em qualquer outro local
    Obrigado.

  44. fiz tudo direitinho como esta escrito no tutorial, quando manda instalar o win xp pro, tenho uma mensagem informando se desejo instalar sem o smartdriv, ou clicar f3 para sair da instalação.
    copiei os 4 arquivos para o diretorio c do eee pc, substituindo os arquivos anteriores, o resultado foi a mesma mensagem.
    não sei editar o autoexe e config, por favor mande os dois arquivo editado para meu e-mail, necessito urgente do eee pc,

    grato

    Ibraim

  45. sera que alguem que esta lendo ou vai ler esta postagem pode me ajudar em realmente editar o autoexe e config.
    segui todos os passos e reinstalei ou melhor aceitei supbstituição dos arquivos como fala no tutorial e não consegui instalar o xp

    a velha mensagem do smartdriv

    grato

    ibraim

  46. Olá Ibraim!
    Para vc resolver o problema do smartdrive basta vc executar manualmente o comando smartdrv na unidade c: e d: antes de dar o comando da instalação do windows basta digitar “smartdrv” nas unidades.
    Abraço e boa sorte!

  47. Thiago, é interessante ver que variações de sistemas e de instalações ainda assim, no final das contas, acabam dando certo. O maior desafio é trabalhar com a reduzidíssima capacidade de armanzenamento do EEE-PC (para os padrões atuais), mas, ainda assim, vale a pena pela portabilidade do bichinho.

    Ibraim, fica aí a dica do Maykon que determina objetivamente o que deve ser feito. Caso ainda haja algum problema, reitere que a gente vai tentando palpitar por aqui, ok?

    Makyon, brigadão!

    Inté!

  48. Encontrei o problema do SMARTDRV. Sai da tela (F3), dei CD.., e, na D:, dei SMARTDRV. Então, CD i386, WINNT e… OK! Valeu, Shingo, pelo toque!

  49. Olá Adauto/Pessoal! estou com um probleminha, é o seg: Na instalação aparece uma mensagem de que não foi encontrado o contrato de Licença. depois pede F3 e sai. Alguém sabe como resolver? Mt Grato!

  50. Olá Kalen!
    Para excluir esses arquivos basta estar na unidade c: e digitar o comando “del autoexec.bat” e assim por diante até apagar os arquivos.
    Abraço!

  51. Opa, obrigado pela dica, agora eu acesso o C: pelo prompt de comando??…e uso o mesmo procedimento para “evitar o menu de boot”??…Desculpe as perguntas, desde ja agradeço a atenção.

  52. Olá!
    Voce pode acessar a unidade C: pelo prompt de comando sim.
    Para resolver o problema do boot vc deve ir em Iniciar depois em executar e digitar msconfig depois enter vai abrir utilitario de configuração de sistema vc deve clicar na aba boot.ini ali vc deve apagar somente onde estiver escrito “C:=”Microsof Windows” e dar ok e estará pronto
    Muito cuidado para não apagar nada além disso!
    Boa sorte!

  53. Ao chegar na parte de instalação(grafica) aparece a mensagem: The critical system information file (syssetup.inf layout) is corrupt or missing. E sai da instalação. O que posso fazer?
    Obrigado.

  54. AQI NO MEU EEEPC, aparece a mensagem de que naum existe smart drive, então fui em outro pc copiei o smart drive pro pen drive bootavel, e quando vou executar ele dis a seguinte mensagem, SMARTDrive CANNOT BE LOADED BECAUSE THE XMS, HIMEM.YSY IS NOT LOADED. CHECK THE CONFIG.SYS FILE FOR A DEVICE=HIMEM.SYS COMMAND LINE..

    E AI NAUM VAI PRA FRENTE,, o qi devo fazer,, me ajudem , estou a uma semana
    nesse jabutir branco aqi.. rs! aguardo respostas,, elails@hotmail.com

  55. Essa questão do smartdrive é sintomática… Fico pensando se em algum momento as pessoas não estariam “pulando” algum detalhe específico (ou se, sei lá, não fui claro o suficiente). Ao mesmo tempo que muita gente consegue na primeira, tem gente que enrosca de tal maneira que a coisa não sai. Fico aberto a sugestões caso alguém as tenha…

    Aliás, como diria minha Bisa, mudando de cua pra picuá (nunca soube o que ela quis dizer com isso), achei bastante legal o comentário do Nilton. Sinal que, apesar de todas as tecnologices a que temos sido submetidos no mundo do hardware, alguns procedimentos básicos continuam ainda sendo os mesmos.

    [ ]s!

  56. Olá Elailsom!
    Esse é um problema da maioria das pessoas que tentam a instalação…
    para resolver vc deve digitar o comando “smartdrv” na unidade c: e unidade d:
    boa sorte!

  57. Olá Adauto!
    Como vc disse estes procedimentos básicos são muito uteis consegui até recuperar um Hd externo que tinha “dado pau” e não abria de jeito nenhum mandei para o “ténico” ele condenou e disse que nada podia ser feito…então dei o boot com o pendrive no eeepc junto com o hd externo dei o comando format D: ou E: não tenho bem certeza agora
    e como se diz voilà tudo resolvido

  58. É, Maykon, mas verifique se não ficou nesse HD nenhum setor defeituoso APÓS a formatação. Caso tenha ficado algum (marcado como “bad block”) aconselho veementemente a – apesar de dar um dó danado – simplesmente descartar o bichinho…

    Abração!

  59. legal.. passei por esta parte.. agora o danado é qi A INSTALAÇÃO VAI INDO , e quando reinicia o computador eu escolho instalaçao do windows, e volta a instalar tudo de novo,, me ajudem por favor, que ja to com vontade de quebrar esse notebok!! obrigado!!

  60. ** SIM maycon, ou alguem! eu ja fiz isto tb, mas aparece essa mensagem, O WINDOS NÃO PODE SER INICIALIZADO DEVIDO A UM PROBLEMA NA CONFIGURAÇÃO DO HARDWARE DE DISCO DE COMPUTADOR….

    e quando naum é esta mensagem aparece que deu probrema no arquivo hall.dll

    obrigado pela comprienção,, !!!!!!

  61. Maykon, quando da formatação primária (via prompt de comando) ou mesmo na interface gráfica, já costuma aparecer esses chamados “setores ruins”…

    Elailsom, às vezes isso pode se dar em função de “dados corrompidos” no pendrive. Tente reconstruir o pendrive e refazer a instalação, ok?

  62. smartdrive!

    TIVE PROBLEMA COM O smartdrive.
    FUI ATÉ A O 1º PASTA COM ARQUIVOS Q BAIXAMOS CUJO NOME DA PASTA É boot.zip, LÁ DENTRO TEM A PASTA DO WIN98 COM 4 ARQUIVOS, COPIEI-OS PARA DENTRO DA MESMA PASTA MAS NO PEN DRIVE E SOBREESCRIVI-OS, E DEU CERTO..

    ABRAÇÃO PRA TODOS.

  63. Adauto,
    Vou espetar uma placa usb de captura de video mas o programa só abre e pede pra mudar a resolução da tela pra 1024Xpor alguma coisa, eu coloco e a resolução volta pra 800×600…vc sabe como fazer pra resolução fixar com 1024?

    Valeu amigo!!!

  64. Olá Adauto e a todos!
    Antes de mais nada quero parabenizá-lo pelo tutorial e também aos colegas que participaram com seus depoimentos pois me ajudaram bastante a concluir a “saga” de instalar o Windows no meu EeePC…rsrs
    Porém, estou com um probleminha na reta final. É o mesmo já citado pelo Samuel (lá pra cima) mas não encontrei a resposta:
    “Tento instalar o Unidade de Adaptador de Ethernet e da o seguine erro: O Set1.tmp encontrou um problema e precisa ser fechado. e a instalação nao é concluida”…

    Obrigado!

  65. Olá Reinaldo!
    Tive o mesmo problema que vc,para resolver por incrivel que pareça esse arquivo do adaptador de rede não pode ser executado direto de cartão de memória ou pen drive primeiro vc deve copiar ele pro Hd do eee pc e depois executar diretamente do Hd assim ele não dará mensagem de erro.
    Boa sorte!

  66. Que Beleza!!! O smartdrive não é bicho de sete cabeças não, apenas com alguns comandos do velho e bom msdos, e pronto, tudo resolvido. No prompt c: digite o seguinte comando: c:path =d:
    depois: c:edit autoexec.bat (enter)
    Altere a linha p/ c:smartdrv.exe
    Agora edite o config.sys (c:edit config.sys (enter)
    Altera a linha p/ c:himem.sys

    Pronto. Agora basta reiniciar o seu eee-pc e continuar com tutorial.

    Abraços a todos

  67. Estou com um probleminha.. Quando vou para o passo 8 (quando o computador reinicia ele abre uma tela azul e tal mas passado uns segunfos, muda para uma diferente tela azul que diz:

    ” Foi detectado um problema e o Windows foi encerrado para evitar que o computador fique danificado.

    Se esta foi a primeira vez que viu este ecra de erro fatal, reinicie o computador. Se este ecra aparecer novamente, siga estes passos:

    Verifique se nao existem vírus no computador. Remoca todos os discos rigidos ou controladores de disco rigido instalados recentemente. Verifique se o disco rígido está devidamente configurado e terminado. Execute CHKSDSK /F para verificar se o disco rigido está danificado e, em seguida reinicie o computador.

    Informacos tecnicas:

    *** STOP: 0x0000007B (0xF78D2524, 0xC0000034, 0x00000000. 0x00000000)

  68. Primeiramente, Adauto não preciso nem comentar neh? Vc é o CARA
    A instalção está indo muito bem aqui, tive o problema do SmartDrive aqui ( Acho q esqueci de copiar os arquivos da pasta win98 para a raiz do pendrive) mas eu acessei a pasta win98 (cd win98) e executei o smartdrv, mas só no D: , creio q não seja nescessário executá-lo no c: tb!
    Após a instalação vou editar o Autoexec.bat e o Config.sys
    No autoexec.bat:

    @ echo off
    smartdrv.exe

    No config.sys

    device=HIMEM.SYS

    Não sei se está certo mas é o q está nos arquivos da pasta win 98 do boot.zip
    Se estiver errado alguem poderia postar as linhas para editarmos certo.

    Pumbazz
    geralmente quando tenho esse problema durante a instalção do windows quase sempre é a memória que não está boa!

    Abraço a todos q colaboram fazendo comentários, ajudaram bastante!

  69. Valeu, Thomaz! Ao que me parece, tá tudo certo, sim – mas é curioso, pois eu achava que tinha incluído essas linhas nos arquivos de boot… Mas, funcionando, é o que importa!

    Pumbazz, concordo com o Thomaz, mas em termos. Talvez não seja necessariamente a memória (até porque ela está embutida lá dentro do EEE-PC), mas sim a versão do Windows XP que você está usando…

    Abração!

  70. Caro Adalto, muito bom mesmo seu tutoral (ja deve saber), apesar que tive q testar por varias vezes pra conseguir chegar (até a metade). Percebo que para os usuarios basicos, somente o tutorial passo a passo e mais um passo, como é o seu, na é tao suficiente. isto porque eu nao conseguia nunca realizar a instalaçao do windows, porque eu nao tinha o arquivo “winnt” na minha pasta I386; mas tambem eu usava um xp reduzido modificado pelo nlite. entao eu copiei tal arquivo de outro cd. portanto, para um usuario basico, que nao estiver conseguindo seguir esse tutorial ‘3 passos” tera q ter uma breve interpretacao que podem surgir problemas eventuais como falta de arquivos de um cd ou até mesmo o uso de pendrive maior q 4 gigas, entre outros.
    Esse foi o meu comentario. agora vai a minha duvida…rssrsrsr?
    NAO ESTOU CONSEGUINDO CARREGAR O SMARTDRIVE, E NAO DA PRA ESPERAR TRES DIAS INSTALANDO…SSRSRS….ADEMAIS, NAO SEI COMO EDITAR AS LINHAS DOS ARQUIVOS. TEM COMO PASSAR ESSA DICA. MUITO OBRIGADO

  71. ola, quando começa a parte grafica da isntalação aparece uma mensagem “Erro fatal..foi encontrado um erro que impede a isntalação de prosseguir ..um dos componentes de que o windows precisa para continuar a instalação não pode ser instalado ..falha na inicialização do aplicativo devido a configuração incorreta . areinstalação do aplicativo pode resolver o problema .
    ja tentei reinstalar o winxp com outro cd e nao resolveu ja instalei varias vezes e nada da certo.. pq acontece isso ?
    abraço

  72. Ótimo tutorial.
    Instalei o XP Full sem problemas num PROVIEW AMD GEODE, apenas com a particularidade do SMARTDRV que iniciei manualmente.
    Funcional normal.
    abraços.

  73. fala ai garoto deixei recado no post errado, meu problema é o seguinte já passei por todos os passo só que já faz + de 3 hrs qui ta a mensagem assim copiando arquivos para o disoc rigido, é demorado mesmo grato…

  74. Carissimo, é normal uma prção de arquivos não poderem ser copiados na fase de instalação do XP, estou nisso a horas, e só teclando ESC cancelando arquivos e a coisa não anda, a horas mesmo, onde errei, será que leva mesmo dias para terminar a instalação…Grato..

  75. Olá Douglas!
    Tive o mesmo problema por mais estranho que seja aqui comigo só deu certo quando executo o programa de instalação diretamente do Hd do Eee-Pc quando executava o programa de instalação de pendrive ou cartão de memória dava esse mesmo erro.
    Espero ter ajudado!

  76. boas ,sera que alguem me pode ajudar estou tentando instalar o winxp3 num netbook ,e como todos estou seguindo este tutorial,mas ja fiz os passos todos da fase um e dois ,mas agora nao consigo na fase 3 pasar do passo 3 ,da-me comando invalidoou nome do ficheiro,e tambem me da directorio invalido.
    o que sera que estou a fazer mal para isto estar a acontecer,porque eu quando fiz a 1º vez consegui ir ate aonde diz que nao encontrou o smartdrive,e como todos carreguei em f3 para sair.
    tornei a iniciar o processo desde o principio,mas agora nao passo da fase 3 passo 3,alguem que me ajude por favor ,porque eu ja estou a ficar desorientado,sem saber mais o que fazer.

  77. Olá Portela!
    Execute o smartdrive manualmente digitando o comando “Smartdrv” na unidade C: e unidade D: antes de seguir com a instalação.Isso é um entrave que a maioria das pessoas tiveram.
    Boa Sorte!

  78. ja tinha feito isso depois de ja ter lido os outros comentarios ,mas comigo teima em nao funcionar,apesar de ja ter feito a preparaçao das minhas duas pens mais do que uma vez seguindo algumas das soluçoes apresentadas mas teima em nao funcionar,mas vou tentar mais uma vez,obrigado e depois digo como foi.

  79. Olá Portela!Se eu entendi direito vc está tentando instalar o Xp sp3 eu não sei se é o caso da maioria mas eu só consegui instalar o Xp sp2 no meu netbook devido falta de espaço para instalação.Se continuar dando erro experimente trocar a versão de instalação para Xp sp2.Quem sabe dá certo.
    Boa sorte!!!

  80. boas, ainda nao tentei instalar outra vez o sp3 no meu netbook, mas nao deve ser um problema de espaço porque o meu hdd e de 60gb,mas amanha vou tentar outra vez ,e depois digo com correu a instalaçao,ate mais.

  81. boas mais uma vez ,ja encontrei o problema,que
    era eu que estava a digitar mal o comando”cd i386″o que eu andava para aqui a digitar e ainda nao sei porque era “cd i398” e por isso e que a instalaçao nao avançava mas ja esta instalado e muito obrigado pela ajuda.

  82. Parabéns o tutorial foi o melhor que encontrei mi salvo kkk e olha que procurei muito mesmo deu Certinho BRIGADÃO esse sim foi passo a passo e sempre tirando as duvidas VALEUUUUUUUUU

  83. Tenho um roteador wi-fi Linksys com SENHA.

    Só consigo, no EEEPC 701, acessar se estiver sem senha, caso contrário o note, o HTC e o iPhone não acessam.

    Alguem já passou por isto e pode me ajudar?
    Obrigado

  84. Tenho m Eee PC 701. Segui os passos desse tutoria e tud fncionava perfeitamente. Só que, meses depois de instalar o windows.. do nada, ele não reconhece + minha internet. Ele acha qdo mando localizar redes sem fio, mas não conecta!! Alguém sabe me dier pq isso acontece? Já reinstalei o Windows de novo e continua sem conectar 🙁

    Grata
    Claudia

  85. tenho Eee pc 4g e comprei um dvd externo e estou tentat instalar o xp,jáli algures para carregar em Ctrl + f2 mas nada resulta,fica igual…o que aparece ao inicio ao introduzir o cd de instalaçao que vem como o Eee pc é: com que programa deseja abri-lo? aparece 4 opçoes,abrir no gestor de ficheiros,abrir no gestor de musica,abrir no gestor de fotografia,abrir no media player…escolho a 1ª opçao ,mas não sei que fazer…se me puderem ajudar agradecia… 🙁

  86. Para resolver o problema do SMARTDRIVE quando a msg “SMARTDRV cannot be loaded because the XMS driver, HIMEM.sys…” aparecer faça o seguinte:

    Digite no c:

    copy d:smartdrv.exe c:
    copy d:autoexec.bat c:
    copy d:himem.sys c:
    copy d:emm386.exe c:

    Se perguntar se o arquivo deve ser subscrito diga que sim.

    Reenicie. Se ele não reiniciar no c: entre no setup e mude o boot para o HD e reinicie novamente.

    No c: digite smartdrv e de enter.
    entre no d: e faça o mesmo.

    Pronto, agora basta continuar a instalação de acordo com o tutorial.

  87. UNICO TUTORIAL QUE DEU CERTO COM O SMARTDRV, MAS ACHO QUE NAO FALA EM NENHUM CAMPO PARA DIGITAR SMARTDRV DUAS VEZES PARA ATIVÁ-LO, MAS MESMO ASSIM FOI O UNICO QUE ATIVOU DIGITANDO VALEU AMIGO

  88. tenho um compac presário pc internet movel serie 1200 acompanhado com windows 98.
    tentei instalar o windows xp e não conseguiu concluir a instalação,e agora não consigo nenhum acesso ao sistema de desinstalação ou tornar a instalar o 98.

  89. Bom Adaulto você foi a luz no fim do tunel para mim, Parabéns pelo seu esforço em fazer esse tutorial que me ajudou pra caramba!!!Consegui instalar perfeitamente o Win-XP.Obrigado a você e todos os outros que postaram isso tambem me ajudou muito…Vlw Abraço…

  90. Cara, estou ficando louco com esses tutoriais. Eu estava usando o tutorial que formata o pendrive pelo PeToUSB e prepara pelo usb8prep… Pois bem, ao formatar a memória do EEEPC pela primeira vez eu não lembro bem, mas acho que ele tinha 3815 (a minha memória é a mesma tua: “HDD:SM-SILICONMOTION SM223AC”). Acontece que só aparecem 3,26gb (3335 cilindros). Essa é a informação no Setup, usando Fdisk, XFdisk e SPFdisk (já formatei, montei, desmontei, apaguei a MBR, etc.). Então estou com a impressão de ter perdido parte da memória, mas não consigo achar nenhum tipo de partição. Pode ser loucura da minha cabeça, mas o problema é que a instalação do Windows sempre tranca. Tanto no procedimento do usb8prep (dá uma tela azul, falando sobre o hal.dll) como instalando a partir da pasta I386 no pendrive. Pode me ajudar?

  91. é assim:

    1- Copia o conteudo da raiz do pen-drive pro hd (copy *.* d:)
    OBS.: o SMARTDRV vai nessa viagem.

    2- cd win98

    3- copy *.* d: de novo, dando overwrite, pra substituir.

    é falta de atenção se falhar…

  92. Eu estava seguindo o tutorial normalmente, deixei cipiando os arquivos normalmente, e fui dormir, no dia seguinte notei que ainda estava copiando, pois dei sequencia na copia sem o SMARTDRIVE, voltei aqui li oque o pessoal disse, mas mesmo assim nada… ai fiz o seguinte, quando deu a mensagem que o smardrive nao foi encontrado, coloquei o pendrive no meu pc, e copiei o conteudo da pasta win98 dentro da pasta I386, dai retornei à instalação, deu a mesma mensagem, dai executei oque o amigo Antonio disse acima:

    apertei F3 pra sair do programa de instalação, dai ele volta ao pronpt dentro da pasta i386, dai digitei o SMARTDRV.exe, e na sequencia WINNT, dei enter naquela tela que pede o caminho dos arquivos, e a instalação começou normalmente…
    agora esta copiando rapidinho, tomara que de certo até o final!

    abraços

  93. Me ajudem! Qdo eu vou desligar o computador e clico em desligar aparece uma tela diferente informando quantos e-mail eu tenho não lido.Só depois é que consigo desligar o computador. O que está acontecendo

  94. Galera, Finalmente consegui formatar o eee-pc da minha amiga.
    Estava tento problemas c/ o Smartdrv (como 90% de vc6).
    Consegui resolve-lo entrando em c: e digitando smartdrv.exe e depois em d: e digitando smartdrv.exe. Em c: apareceu que não existia o arquivo, mas ignorei. Abri o diretorio D: novamente e executei o winnt e deu tudo certo! (Com SmartDrv)!.

    * Sou tão azarado que tive que trocar meu leitor de dvd porque estava corrompendo arquivos do Win XP…

    Abraços e boa sorte

    Nathan Gallete
    15 anos

  95. Galera, estou na fase III, só que quando copiou todos os arquivos e depois reiniciou e entrou na instalação do windows deu uma mensagem de erro:
    “Foi detectado um problema e o windows foi desligado…….”
    Isso pode ter acontecido porque não copiei os arquivos do DVD que vem junto com o EEEpc para o Pendrive ou não tem nada a ver com isso????

    Valeu…um abraço!!!!

  96. Galera, acho que o meu problema é diferente de todos que já postaram aqui então lá vai:
    Depois que entra no windows 98 (tela de apresentação) entra no c: só que antes disso aparece uma msg conforme abaixo:

    The following file is missing or corrupted: CDROMOAKCDROM.SYS
    There is an error in your CONFIG.SYS file on line 33
    Device driver not found: ‘MICRON’.
    No valid CDROM device drivers selected

    Pelo que entendi o arquivo CDROMOAKCDROM.SYS não foi encontrado ou está corrompido
    Existe um erro em seu arquivo CONFIG.SYS na linha 33
    Eu acho que ele não está aceitando a palavra ‘Micron’

    Qual é a dica para conseguir resolver esse problema?? Já editei o config.sys, tentei tirar essa palavra “MICRON” mas não adiantou….POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!

  97. Boa Noite Adalto!
    Estou tentando instalar o Win XP no netbook da Acer. Estou tentando e não consigo. Segui todos os passos que estão no tutorial e após copiar todos os arquivos de instalação e o sistema reinicia para concluir (entre os passos 7 e 8 da Fase III), aparece uma tela azul com o erro: “Foi detectado um problema e o windoes foi desligado para evitar danos ao computador. Se esta é a primeira vez que você vê esta tela de erro parada, reinicie o computador. Se a tela for exibida novamente, siga estas etapas: Verifique se há virus no computador. Remova qualquer disco rígido ou controlador de disco rígido instalado recentemente. Verifique o disco rígido para certificar-se de que ele está configurado e ligado corretamente. Execute CHKDSK /F para verificar se o disco rígido foi corrompido e reinicie o computador. Informações Técnicas: *** STOP: 0X0000007B (0XF78D2524, 0XC0000034, 0X00000000, 0X00000000)”
    Pode me ajudar a contornar este problema?
    Grato,
    Carlos.

  98. Ola, primeiramente muito obrigado pelo Tuto!!!

    Gostaria de comentar sobre os problemas do Pumbazz e do Carlos, o da tela azul…
    Estava com o mesmo problema, so que estou trabalhando num Acer One D250.
    Para resolver o problema bastou entrar na bios (apertar F2 ao ligar), ir na aba “Main” e la poderá ver a opçao “SATA Mode” que no meu caso estava como “AHCI”, dai mudei essa opçao para “IDE” e pronto!!!! dai segue normal a instalaçao.

    Espero ter ajudado….
    abrçs

  99. Junior, tá muito vago o seu comentário. Que botões você aperta? Que versão do Windows está usando? Que tipo de partição você escolheu? Esclareça um pouco mais para que tentemos ajudá-lo…

    Anderson e Márcio, obrigado! O legal é que, ainda que eu não consiga dar uma passada com mais frequência aqui nos comentários, de fato há um espírito de compartilhamento e de solidariedade para um ajudar o outro. E isso é bastante gratificante!

  100. * HP Mini 110-1125BR *

    Primeiramente, gostaria de parabenizar e agradecer o Adauto pela iniciativa e pelo tutorial.

    Comprei um HP Mini 110-1125BR por ser uma máquina boa (250 GB de HD e 2 GB de RAM) e portátil (um livro) para trabalhar. Entretanto, a máquina veio com o Windows 7 e tive vários problemas com os programas que eu necessito. Desta forma, o que pode parecer heresia para alguns, eu decidi instalar o XP.

    Bom, até chegar aqui forma dois dias de tentativas frustradas seguindo as recomendações de outros fóruns. De fato, o Windows 7 não permite que o XP formate o HD e, por se tratar de um Mini, não possui leitor de CD e, para completar, a BIOS não permite opções avançadas como trocar de SATA para IDE…

    Desta forma, o “Método Adauto” de instalação do XP foi o único que me serviu. Deixo abaixo algumas recomendações que podem servir também para outros computadores sem leitores de CD e sem opções avançadas na BIOS.

    1) Antes de começar, procure no Painel de Controle -> Sistema -> Guia Hardware -> Botão Gerenciador de Dispositivos o tipo de controlador (p. ex. Intel(R) ICHM7…).

    2) Vá no site do fabricante (no caso, Intel) ou no Google e procure o chipset correspondente. O que estamos procurando são os arquivos a serem carregados quando o Windows pede, logo no início, que se aperte F6. Caso não se tenha estes arquivos, vai dar tela azul com o erro 0x007B, mesmo no SP3…

    3) Mesmo com 2 pen drives, um só com estes arquivos, a instalação do Windows vai parar e pedir, no caso, um disco com o “Matrix Storage” e não vai dar para carregar do pen drive, mesmo que se passe o dia inteiro apertando ENTER.

    4) Desta forma, vá ao site http://www.nliteos.com/ e baixe o nLite (freeware). Este programa serve para montar uma instalação personalizada do Windows. O que queremos aqui é só incorporar os drivers do controlador já na instalação.

    5) Instale o nLite. Siga as instruções e incorpore os drivers que forma baixados. No caso da Intel, ao se indicar a pasta com os arquivos baixados, o nLite vai mostrar uma lista com vários drivers. Selecione APENAS aquele que é o do seu computador (aquele que você pesquisou no passo 1).

    6) O nLite vai montar uma instalação personalizada em uma pasta que você selecionou. A partir daí, é só copiar a pasta i386 para o pen drive e seguir com o “Método Adauto”…

  101. Cassiano, só tenho a agradecer pelo fato de você compartilhar conosco esse passo-a-passo para aqueles que tiverem uma máquina como a sua. É com esse espírito que a gente consegue cada vez mais disseminar o conhecimento pela Internet!

    Ainda que eu particularmente agradeça pela denominação “Método Adauto”, na prática o que fiz foi compilar e “costurar” informações obtidas em diversos outros sites, blogs e tutoriais espalhados por aí. E dá pra perceber pelos comentários que já rolaram por aqui que muitas outras “variações” surgiram disso…

    Assim posso também tranquilamente afirmar que, para aqueles que pretendem fazer a instalação do Windows XP em um HP Mini 110-1125BR, basta seguir o “Método Cassiano”! 😉

    Abração!

  102. Prezados,

    Enfrentei o mesmo problema já relatado aqui neste espaço por alguns usuários, mas CONSEGUI RESOLVER isso.

    O problema é o seguinte:

    “SMARTDrive CANNOT BE LOADED BECAUSE THE XMS, HIMEM.YSY IS NOT LOADED. CHECK THE CONFIG.SYS FILE FOR A DEVICE=HIMEM.SYS COMMAND LINE”

    Simplesmente copiei o arquivo “smartdrv.exe” para o diretório C: de minha máquina local. Após isso, funcionou normalmente.

    Espero que possa ajudar =)

  103. Amigos. Primeiramente gostaria de agradecer pelo Maravilhoso Post!

    Gostaria de postar aqui a resulução de um problema muito chato, aquele que aparece uma tela azul antes de começar a instalação escrito:

    ” Foi detectado um problema e o Windows foi encerrado para evitar que o computador fique danificado.
    Se esta foi a primeira vez que viu este ecra de erro fatal, reinicie o computador. Se este ecra aparecer novamente, siga estes passos…”

    No meu caso, eu estava utilizando uma versão Professional do windows xp, que não tinha nenhuma modificação, e nem mesmo nenhum service pack. Por isso eu não conseguia passar dessa parte.

    Consegui resolver este problema usando os arquivos (pasta I386) de um cd do Windows xp Proffessional com Sp2. Depois disso, deu tudo certinho aqui.

    Espero ter ajudado.

  104. Boa Noite Adalto! estou com o mesmo problema na instalaçao poderia me ajudar tambem.
    Estou tentando instalar o Win XP no netbook da Acer. Estou tentando e não consigo. Segui todos os passos que estão no tutorial e após copiar todos os arquivos de instalação e o sistema reinicia para concluir (entre os passos 7 e 8 da Fase III), aparece uma tela azul com o erro: “Foi detectado um problema e o windoes foi desligado para evitar danos ao computador. Se esta é a primeira vez que você vê esta tela de erro parada, reinicie o computador. Se a tela for exibida novamente, siga estas etapas: Verifique se há virus no computador. Remova qualquer disco rígido ou controlador de disco rígido instalado recentemente. Verifique o disco rígido para certificar-se de que ele está configurado e ligado corretamente. Execute CHKDSK /F para verificar se o disco rígido foi corrompido e reinicie o computador. Informações Técnicas: *** STOP: 0X0000007B (0XF78D2524, 0XC0000034, 0X00000000, 0X00000000)”
    Pode me ajudar a contornar este problema?
    Grato,

  105. “ale”, respondo – mas com uma pulga atrás da orelha. Isso porque sua mensagem é idêntica (recortada-e-colada) à do Carlos. Este tutorial foi feito para o EEE-PC, de modo que não tenho como avaliar sua funcionalidade em outros equipamentos. Independentemente disso, no seu caso o Paulo Mota, ao responder a mensagem do Carlos, já deu a possível solução.

  106. Passo 12 do tutorial – No meio desse processo, o programa de instalacao do windows nao encontra uma serie de arquivos para copiar. Eu tentei os ignorar, porem, o windows nao funciona 100%. algm pode me ajudar? obrigado

  107. Felipe, já vi isso acontecer com alguns CDs de instalação. Já experimentou tentar com um outro? Lembre-se que, em termos de informática, às vezes a lógica não é lá muito lógica…

  108. AMIGAO MUITO OBRIGADO… APESAR DE BEM EXPERIENTE NA AREA E DE JA TER FEITO ESSE PROCEDIMENTO ANTES. NAO ESTAVA CONSEGUINDO FORMATAR ESSE NETBOOK. DEPOIS DE HORAS RESOLVI FAZER SEUS PROCEDIMENTO E DEU TUDO CERTO… MUITO OBRIGADO MESMO….

  109. Olá Adauto, consegui resolver aquele probleminha que tive anteriormente, recentemente na hora de copiar os arquivos para o disco rigido tava dando erro no SmartDrive, executei o mesmo no disco c: e funcionou, tá copiando certinho agora, só que ainda sim tive um problema, com um arquivo .dll chamado GWFSIDGEN, bom fiz uma pesquisa aqui e vi que se tratava de driver de rede ethernet, então deixei rolar e ignorar o arquivo, há algum problema? vlww pessoal pelas dicas e muito obrigado pela ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *