EEE-PC – Instalando Windows XP – Fase II

FASE II
FORMATANDO A PARTIÇÃO

01. Coloque o seu pendrive no EEE-PC e o ligue. Li sobre recomendações para que seja do lado esquerdo – mas nada que justificasse o porquê. Já nos primeiros segundos da inicialização tecle ESC.

02. A janela que se abrirá provavelmente lhe dará duas opções. No meu caso, a primeira é “HDD:SM-SILICONMOTION SM223AC” (que é a memória interna do computador) e a segunda é “USB: Kingston DataTraveler” (que é o pendrive conectado). Escolha a opção relativa a seu pendrive e aguarde até que o boot se inicie.

03. Não se assuste. O boot é o do Windows 98 mesmo, mas ainda estamos falando da instalação do Windows XP. Você será apresentado à enigmática tela preta com o assustador “C:”. Uma curiosidade: aparentemente a BIOS identifica o pendrive e vê que ele tem mais espaço que um mero disquete, de modo que o considera como um HD. Como foi ele quem fez o boot, o DOS atribui a ele a unidade “C:”. Bem, nesse ponto vamos inicializar o particionador. Não, não adianta querer usar o programa fdisk original do DOS, pois ele tem uma limitação onde ele barra a ativação de mais de uma partição em TODOS os discos do equipamento, ou seja, como temos um disco de boot (o pendrive) o fdisk não permite a ativação da partição do SSD, impossibilitando assim que se faça o boot pelo SSD. Então digite spfdisk e tecle ENTER.

04. Uma tela azul com a apresentação será apresentada. Sim, é um freeware. Agradeça intimamente a essas boas almas que compartilham seu conhecimento conosco. Siplesmente tecle ESC e você será apresentado a uma outra tela. Selecione a opção “P. Partition tools”.

05. Na nova tela você terá duas opções de “Hard_Disk”. A primeira é seu pendrive e a segunda é a memória interna do EEE-PC. Como já expliquei antes, quando você dá o boot pelo pendrive o sistema ignora o, digamos, HD interno e assume que o pendrive é o drive principal, motivo pelo qual ele assumiu o comportamento de tratá-lo como “C:”. Desse modo, enquanto estivermos pelo boot do pendrive, tudo que fizermos com o segundo “HD” na verdade refere-se ao do EEE-PC. Com a seta do teclado selecione a opção 2, o de 3,73Gb e tecle ENTER.

06. Quatro partições surgirão na tela. Essa estranha divisão diz respeito à forma pela qual o Xandros gerencia suas instalações – em especial aquela de recuperação rápida do sistema, com a tecla F9, lembra? Estejam cientes que, após essas alterações, NÃO TEM MAIS VOLTA, ok? Todo seu sistema Xandros (com arquivos e tudo o mais) estará irremediavelmente perdido, só podendo ser recuperado com uma reinstalação usando o CD – o que requer uma aula totalmente à parte desta.

07. Bom, o passo anterior foi só de explicação. Agora vamos efetivamente deletar as partições. Na prática selecione a primeira partição, tecle ENTER e uma tela vermelha surgirá à sua direita. Escolha a opção “4. Delete”. A pergunta que surgirá é se você tem certeza que deseja deletar a partição. Tecle “Y” e pronto. Com a seta do teclado desça para a próxima partição e repita a operação. E assim sucessivamente com todas. Reparou que elas foram “sumindo”? Na verdade todas foram se juntando a um único espaço vazio, que será a partição na qual instalaremos o Windows XP – uma vez que esse sistema tem uma maneira diferente de trabalhar com os arquivos temporários, ao contrário do Linux, não será necessário criar uma partição específica para “área de troca” (swap files).

08. Hora de criar uma nova partição. Nessa única linha que sobrou tecle ENTER e agora escolha a opção “1. Create”. Nova janela se abrirá. Escolha a primeira opção “1. Create primary partition”. A nova pergunta que lhe é feita é se deseja utilizar a partição inteira para isso. “(Y)es” é a resposta.

09. Bom, agora temos que ativar a dita cuja. Tecle ENTER novamente sobre a linha da partição e escolha a opção “2. Set Active”.

10. Quase acabamos por aqui. Voltemos à tela anterior. Tecle ESC.

11. Não se assuste! Essa pergunta era esperada. O programa quer saber se você quer salvar as alterações para o disco. Responda “Y”.

12. Outra pergunta lá na linha de baixo (por que afinal de contas o programa precisa ficar mudando a posição das caixas de diálogo?). O programa quer saber se você tem certeza se está correto o disco em que serão feitas as modificações. Como estamos falando do “drive 2”, ou seja, a memória interna do EEE-PC, responda “Y”.

13. Na nova tela que se abre são esclarecidas algumas opções que você tem caso queira fazer algumas novas instalações personalizadas com outros sistemas. Não é o nosso caso. Optemos pela primeira que se nos apresenta a “destructive save”. Tecle “Y”.

14. Mas que caramba que não acabam as perguntas! Agora o sistema quer saber se desejamos criar um “UNDO file”. Digamos que seja esse uma espécie de “arquivo de arrependimento” (em inglês, UNDO é o contrário de DO ou seja, o binômio fazer/desfazer). Não, não temos espaço para arrependimentos aqui. A opção agora é “N”, seguindo de ENTER.

15. Finalmente a partição foi criada. Tecle ESC e voltaremos à tela inicial do programa.

16. Bem, acabamos por aqui também. Escolha “Q. Quit do DOS”.

17. HAH! Agora um aviso! O programa informa que houve alteração da tabela de partições e nos lembra que o sistema deverá ser reinicializado.

18. De volta ao enigmático “C:”. Combine as teclas “Ctrl-Alt-Del” e reinicie o sistema AINDA COM O PENDRIVE CONECTADO.

19. Novamente dê o boot pelo pendrive (passos 01 e 02 lá de cima) .

20. Bem, criada a partição, precisamos formatar o drive e transferir para ele os arquivos de inicialização. Digite o seguinte comando “format d: /s” e, na tela seguinte, você será avisado que todos os dados serão perdidos (que dados?) bem como será questionado se deseja continuar com a formatação. Clique “Y” e tecle ENTER. A formatação é rapidinha, alguns segundos apenas.

21. A pergunta seguinte é sobre qual o nome que você deseja dar ao drive. No meu caso escolhi um simpático EEE-XP e pronto. Digite o nome que desejar e tecle ENTER.

22. Voltamos ao “C:”. Agora, em tese, o drive do EEE-PC está “bootável”, ou seja, não será mais necessário teclar ESC quando da próxima vez que reiniciarmos o bichinho. Mas ainda falta um último detalhe. Como já disse antes, a Microsoft tem uma maneira característica de instalar seus arquivos de inicialização, assim como o Linux também o tem. Mesmo com todos os procedimentos que tomamos o drive do EEE-PC não ficou totalmente “limpo”. Ainda restaram resquícios do Xandros e seu gerenciador de boot (GRUB) instalados no Master Boot Record (MBR), os quais precisam ser removidos. Caso não façamos isso, ao reiniciar você terá na tela preta um enigmático “Error 17” e o computador devidamente congelado. Para que isso não ocorra precisamos “eliminar” esses resquícios que ainda continuam lá. Nesse caso o programa fdisk novamente não funciona a contento (dada a inversão de drives), de modo que foi necessário um programa específico que colocamos no pendrive lá no início. Digite xfdisk /mbr e tecle ENTER. Pronto. Agora, de fato, o drive do EEE-PC está realmente “bootável”.

23. Para que a instalação a ser feita ocorra de maneira mais rápida será necessário copiar alguns arquivos para quando o computador for reinicializado. Primeiro mude para o diretório onde estão esses arquivos através do seguinte comando: “cd /win98” e tecle ENTER ao final.

24. Agora copie os arquivos digitando o comando “copy *.* d:” e teclando ENTER depois.

23. De novo, vamos ao “Ctrl-Alt-Del”, mas, desta vez, sem apertar o ESC na inicialização. Você terá novamente o fatídico “C:”, mas, no caso, ele estará se referindo ao drive do EEE-PC, enquanto que o drive “D:” será o referente ao pendrive.  A partir daqui passaremos para a FASE III.

36 thoughts on “EEE-PC – Instalando Windows XP – Fase II

  1. pow amigo eu to digitando o comando xfdisk /mbr, e o mesmo aparece Bad command or file name..ai quando reinicio aparece o erro q vc mencionou.
    me da uma força ai.

  2. Jean, essa mensagem significa que não foi encontrado o arquivo “xfdisk.exe” no diretório em que você digitou o comando. Dê uma confirmada se você está no local certo para executar esse programa, ok?

  3. Ola, antes de mais parabens pelo tutorial. Olha, eu tou com um problema, acho q o xfdisk /mbr nao me está a trocar as letras das drives, c para d, quando reinicio, e depois o programa fica à procura dos ficheiros que estão no disco rigido na pen.

    O xfdisk até arranca e diz q ta tudo ok

  4. AGRADEÇO AS DICAS VALIOSAS. SOMENTE PELO SEU TUTO CONSEGUI INSTALAR O XP NO MEU EEE. EXISTEM OUTROS TUTOS MAS NENHUM FUNCIONA TAO FACIL COMO O SEU. VALEU MESMO!!!

  5. Sim, estava, acho q o problema era no xfdisk mesmo, entretanto entrei la no programa e acabei por ver q o hdd nao estava activo. Ja ta resolvido, obrigado na mesma

  6. Adauto,
    meu pen drive nem mesmo é reconhecido, alguma idéia do que posso fazer?

    Obrigado mais uma vez.

  7. Rodrigo (desculpando-me pela demora na resposta), dê uma olhada nos demais comentários dos posts (ou fases) relacionados a essa instalação. Tem bastante discussão lá a respeito do malfadado smartdrive…

    Luciano, já vi isso acontecer e ter a ver com a marca do pendrive. Tente emprestar algum outro para fazer um teste e vê se rola.

    Inté!

  8. Primeiramente quero gradecer pela sua iniciativa!
    Mas só que comigo ta acontecendo um pequeno probleminha faço tudo direitinho ate chegar no passo 20, quando digito format d: /s da a sequinte mensagem,
    Parameter format not correct – d
    Bad command or file name
    Bom queria saber se o senhor consegue me dar um luz o por que acontece isso.

    a Eu tenho um eee pc 900, com dois “hd” sera que ta ai o problema???

    Bem agradeço a atenção

  9. Possuo um eeepc 900, veio instalado o xp, em um determinado momento nao inicializava…em tentativas desesperadas, no manual verifiquei que era possivel um boot externo com o uso de pen drive…fiz os procedimentos mas ele instalou um linux….sera que os arquivos do xp ainda estao lá?????????????SOCORRO

  10. Olá caro amigo sua ajuda foi muito útil, mas já faz ma de 3 hrs que esta copiando arquivos para o disco rigido, faz ja um tempo não aparece + os arquivo a serem copiados, é demorado assim mesmo grato t+!!……

  11. Ora antes de mais cumprimentos a todos.
    Passa-se o seguinte possu-o um Asus eeepc 900A que de um momento para o outro deixou de funcionar, aparece o menu do Xp com a barra por baixo a fazer o loading. mas depois,… nada.
    Comecei por fazer a pendrive de boot para o EEE-PC e depois quando vou executar o passo 07 so me aparece uma linha, mas mesmo assim continuei com o processo, mas quando chega o passo 20 nao me aparece nada disso, apenas um “j_” e apartir dai mais nada.
    Que será que está mal…?
    É urgente, e Cumpz.

  12. Ola Amigo, logo no comecinho ja deu problema, e exibe a seguinte mensagem quando disgito spfdisk (file allocation table bad, drive C), o que será o problema

  13. Ola Adauto, antes de mais nada, parabéns pelas informações esclarecedoras! Eu fiz todo esse processo, e deu certo. Precisei refazê-lo passados alguns meses, so que desta feita, no final da II fase, ao iniciar dando boot pelo EEE pc apareceu a seguinte mensagem:

    Invalid Partition Table

    O que fazer??? Ele nao inicia pelo boot do EEE pc!

    desde ja um muito obrigado!

  14. Opa, Adauto desde jah agradeço pelo Tutu Fantastico! – Mas tenho um problema tbm = ;(

    Fiz todos os prodedimentos… não sei se corretos, pq me deparei com 3 divergencias ate agora… =(

    A 1º – Foi na Fase I, pq eu tava colocando os files do boot no meu Pen (DATA TRAVEALR KINGSTONE 4GB), ae apareceram somente 2 telas de substituiição, e nao tres… faltou o COMMAND… nem sei =(

    ae a segunda foi na hora de copiar os aquivos do cd do EEE PC. vx disse que daria mais ou menos um 300 MB, mais o meu soh deu 5 MB… =(

    e a terceira foi dessa fase… o meu comando xfdisk ta dando Bad Command or file name… alguma coisa assim, e meu net book, eh o mesmo do tutu (ASUS EEE PC SERIES 701 – 4GB) nao sei mais o que fazer, me ajuda!

  15. format c: /s
    esse detalhe /S me custou um dia inteiro, mas aprendi a bootar o eeepc. Obrigado pela dica. Edmilson

  16. na parte 22. Voltamos ao “C:”. Agora, em tese, o drive do EEE-PC está “bootável”, ou seja, não será mais necessário teclar ESC quando da próxima vez que reiniciarmos o bichinho. Mas ainda falta um último detalhe. Como já disse antes, a Microsoft tem uma maneira característica de instalar seus arquivos de inicialização, assim como o Linux também o tem. Mesmo com todos os procedimentos que tomamos o drive do EEE-PC não ficou totalmente “limpo”. Ainda restaram resquícios do Xandros e seu gerenciador de boot (GRUB) instalados no Master Boot Record (MBR), os quais precisam ser removidos. Caso não façamos isso, ao reiniciar você terá na tela preta um enigmático “Error 17″ e o computador devidamente congelado. Para que isso não ocorra precisamos “eliminar” esses resquícios que ainda continuam lá. Nesse caso o programa fdisk novamente não funciona a contento (dada a inversão de drives), de modo que foi necessário um programa específico que colocamos no pendrive lá no início. Digite xfdisk /mbr e tecle ENTER. Pronto. Agora, de fato, o drive do EEE-PC está realmente “bootável”.

    na hora que eu escrevo xfdisk /mbr
    logo abaixo quando aperto a tecla enter esta escrito assim

    ”’Bad command or file name”’

  17. Olá!!! Esse seu tuto explica bem legal!!!! facil de entender,mas eu não consigo sair da parte que: Primeiro mude para o diretório onde estão esses arquivos através do seguinte comando: “cdwin98″ e tecle ENTER ao final. não aceita e dá a msg de erro!!!! poderia ajudar-me!!! grato

  18. Adauto,

    Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo tutorial. Muito simples e prático… qualquer um com um pouco de noção de informática, consegue realizar o procedimento com este passo-a-passo.

    OBSERVAÇÃO:

    Muitos estão reclamando da mensagem ”’Bad command or file name”’ quando entram com o comando xfdisk /mbr
    O erro acontece, pq creio que o nosso amigo Adauto errou na digitação, pois o nome correto do aplicativo é SPFDISK, e não XFDISK, como mencionado. Sendo assim, o comando correto é spfdisk /mbr

    Espero ter ajudado…

    Abraços.

  19. Olá Giácomo!

    Bem, antes de mais nada, obrigado!

    Quanto à sua observação, na realidade o programa é o XFDISK.EXE mesmo, que foi baixado lá na Fase I, dentro do arquivo compactado “xfd093en.zip”. O SPFDISK tem a função de manipular as partições, enquanto que esse outro programinha faz as vezes do FDISK tradicional.

    Na realidade eu acho que o povo tem feito o download do arquivo zipado e copiado inteiro no pendrive, sem descompactá-lo. Nunca que iria funcionar assim. E, mais, eu não tenho nem idéia se o SPFDISK funciona com a instrução /MBR para limpar o setor de inicialização. Nunca tentei. Mas se funcionar do jeito que você falou, tá resolvido! Uma etapa a menos a ser vencida!

    Aliás, uma pequena explicação para minha usual ausência dos comentários: tanto este post, quanto um ou dois outros, têm gerado uma quantidade enorme de comentários, críticas, sugestões, palpites, pedidos de ajuda, auxílio, etc. Tornaram-se, por si próprios, uma espécie de “fórum” onde um tem ajudado o outro. E, uma vez que criaram “vida própria”, tenho deixado a coisa meio que correr por si só. Ou seja, só me manifesto quando realmente acho necessário alguma explicação.

    E esse, creio eu, foi um dos casos…

    Abração!

  20. Mais de um ano depois de achar esse site, estas instruções e os programas daki continuam me ajudando!! =P

    As dicas tbm funcionam pra Windows 2000 & Windows Server 2003 (que customizei e tô tentando instalar hj).

    “LEGAL” Rulez

  21. Olá… o meu esta dando os seguintes erros:
    Stop: 0x000007E (0xC000005, 0xf75de0bf, 0xf7a2a208, 0xf7a29f08)

    e

    pci.sys – Address F75DE0BF base at F75D7000, datestamp 3b7d855c

    Alguém pode me ajudar??

    muito obrigado

  22. Olá.. Agradeço desde já pelo seu tutorial. Estou tentando instalar em um E-Cafe o WinXP. Porem feito o boot EXATAMENTE como o tutorial, antes de finalizar o carregamento para chegar na tão esperada tela preta com o c:, há um grande numero de caracteres preenchendo a tela toda e por fim trava, sem mensagem alguma..
    Gostaria de saber se pela explicação não tão explicativa de minha parte, voce consegue me dizer qual o problema..
    Muito Obrigado!

  23. meu netbook e um asus eee pc 4g, como aumentar o tamnho do hd, coloquei um cartao sd de 16 gb mas naum consegui formatar no not mas em outro compuador formatar normal o cartao sd, quando estou instalando os programas direciono todos p o cartao de 16gb e deixo o sistema rodar na unidade c mas os programas estao instalados todos no cartao so o editor de texto do word naum cosegue instalar dar erro de insytalação como devo corrigir p q fik tudo so no cartao

  24. Infelizmente estou com o mesmo problema do Josueh. Exatamente igual… Mas quando coloco a PEN no EEE aparece a imagem do windows 98 e logo de seguida a seguinte mensagem:

    ————–

    No drives found, aborting installation.

    Device driver not found: “MICRON”.
    No valid CDROM device drivers selected

    Mouse installed on MousePort

    Enter /? on command line for HELP

    ———-

    Alguma ideia? Obrigada mas estou desesperando 🙁

  25. Adauto,

    Este manual é meu livro de cabeceira para instalar XP em maquinas sem CD-ROM. Porem hoje peguei um !@$#% Philco 10′ e o porcaria, sempre que inicializo a primeira vez com o pendrive, ele abre a tela de apresentação do Windows98 e fica… não sai desta tela nem por reza brava! e olhe que eu já refiz o passo I em pelo menos 3 pen drives diferentes e todos eles tem a mesma conseuqencia.

    O netbook é um philco PHN10qualqercoisa20, já confirmei, o porcaria aceita boot por pendrives e etc….

    Você saberia o que pode ser?!

  26. Márcio, Gabriel, Carla e Bruno: demoro, demoro, demoro, mas sempre acabo voltando por aqui. Caso ainda seja necessário/possível ajudá-los, num primeiro momento eu os aconselharia a “desviar” dos arquivos de inicialização. Explico. Toda vez que o computador é reiniciado no Win98 ele segue passo a passo os comandos que estão elencados tanto no arquivo CONFIG.SYS quanto no arquivo AUTOXEC.BAT. TALVEZ haja alguma inconsistência com os comandos que está tentando ativar em relação às suas máquinas. Assim, nos primeiros instantes (instantes mesmo, não segundos) da inicialização aperte a tecla F8. Isso fará com que se abra um menu de opções de inicialização. Escolha a última – provavelmente deverá estar escrito “Safe mode command prompt only”, ou seja, “Modo Seguro – apenas o prompt de comando. Isso fará com que o sistema DESVIE dos arquivos de inicialização.

    Tentem e depois, se o caso, me avisem para que vejamos um procedimento para seguir com a instalação…

    Nelson, o que você está tentando é uma instalação mais específica do que as orientações que passei para instalaçãob básica e, como disse várias vezes por aqui, o Windows tem um modo próprio de agir para seus programas. Sugiro que você copie todo o CD de instalação do programa para um diretório no cartão SD e, dali, tente ativá-lo numa instalação ou execução local. Ou seja, só tentando, tentando, tentando, tentando…

  27. Vejam bem..pergunta de leiga, que não entende absolutamente NADA de computadores.
    Gostaria de saber se é possível trocar o hd interno do eee pc 900a?! é que o espaço de 4gb na memória dele é muito pequeno… já uso cartão de memória. Mas gostaria de saber r sobre o hd interno, se é possível trocar pro um com capacidade maior ou se apenas é cabível usar um hd externo…
    Alguém saberia dizer?! Obrigada.

  28. Boa tarde,

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de troca e memoria flash, ou de colocação interna de hd para Eee PC 4g?

  29. Olá Adalto, adorei o tuto, muito bom e bem explicado. Entretanto, parei na 2 parte, estou com um problema, na hora de digitar spfdisk, aparece “bad command or file name”, já verifiquei e o arquivo se encontra no pendrive, mas não consigo executar o freeware….espera que possa me ajudar. Grata.

  30. Só completando, refiz o procedimento e o mesmo erro, continua aparecendo “Bad command or file name” quando digito “spfdisk”, eu descompactei o arquivo, fiz tudo conforme o tuto, mas mesmo assim, não consegui avançar 🙁

  31. Então, to com um probleminha aqui, fiz tudo certinho a parte do xfdisk/mbr funcionou e tals, só que na hora de dar o comando cd/win98 ele dá como invalid switch – /win98 , o que será que pode ter ocorrido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *