anterior ]      [ Ctrl-C ]



LANTERNA VERDE

"No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante nossa presença!"

Alan Scott A história do Lanterna Verde também tem início na década de 1940, assim como todos os super heróis. Assim sendo, foi criado um personagem de muito sucesso: o Lanterna Verde. A fórmula era simples : Uma pessoa usava um anel verde que a cada 24 horas deveria ser carregado numa bateria elétrica que ele carregava consigo. Porém o primeiro Lanterna Verde era totalmente diferente do que conhecemos hoje. Seu nome era Alan Scott, era loiro, usava uma camisa vermelha, uma calça verde e uma capa amarela e preta. O sucesso das aventuras de Alan Scott (à esquerda) duraram até a década de 1950, quando em meio de uma crise no gênero de vendas de quadrinhos obrigou a DC Comics a cancelar a revista.

Hal Jordan A volta do Lanterna Verde teve início no fim da década de 1950, quando vários heróis foram reformulados. Agora, existia um outro Lanterna. Seu nome: Harold Jordan, piloto de testes de uma companhia aeronáutica. A origem de Hal Jordan aconteceu quando ele ouviu um estrondo de um avião caído perto da companhia onde trabalhava. Ele foi correndo até lá e encontrou Abin Sur, um Lanterna Verde que protegia a Terra, desconhecido até então. Abin Sur, muito ferido, entregou a Jordan o seu anel e a bateria para recarregá-lo. Assim que Hal Jordan virou Lanterna Verde, Abin Sur tombou. Seu corpo foi sepultado no memorial dos Lanternas Verdes em OA (um planeta existente, sede da Tropa dos Lanternas Verdes, governado pelos Guardiões do Universo). Neste planeta, haviam muitos Lanternas alienígenas de vários planetas, todos com uma só missão: Proteger o Universo (ou Multiverso) das forças do mal.

Porém, um Lanterna Verde se rebelou e virou ditador de seu planeta natal. Seu nome: Sinestro. Ele foi alijado de seu anel, e mandado para Quard (um planeta onde regem as forças do mal). Lá ele virou o Governador do planeta e ganhou um anel amarelo com os mesmos poderes do anel verde (Detalhe: a cor amarela é o único ponto fraco das forças do anel verde). E com esse anel, Sinestro aterrorizou e jurou destruir a Tropa dos Lanternas Verdes.

John Stewart Voltando a nossa história, Hal Jordan sempre foi um Lanterna exemplar, cumpridor do seu dever, ao mesmo tempo em que conciliava as atividades da Tropa e da Liga da Justiça. Porém, ele resolveu abandonar o grupo em nome de um grande amor (que depois acabaria perdendo para o mal), bem perto do início da "Crise nas Infinitas Terras". O seu sucessor passou a ser John Stewart, arquiteto, escolhido pelos guardiões e que ganhou a batata quente de assumir a responsabilidade de ajudar a contornar a Crise. Stewart cumpriu bem o seu papel durante a Crise e mesmo depois do fim dela, continuou a usar o anel por muito tempo ajudando na Tropa. Jordan voltaria a usar o anel após a Crise, depois que um Lanterna Verde alienígena morreu, ficando com o seu anel. Nesta Crise, os guardiões resolvem também escalar Guy Gardner. Sua história teve muito a ver com o início de carreira de Hal Jordan.

Guy Gardner era um professor de Educação Física. Quando Abin Sur estava prestes a morrer, este viu dois candidatos ao seu anel: Guy Gardner e Hal Jordan. Abin Sur escolheu Jordan porque estava mais perto dele. Assim sendo, Gardner continuava a sua vida normalmente até que foi ferido ao salvar uma criança que corria perigo. Gardner foi salvo por Jordan e mais tarde convidado a participar da Tropa. Gardner aceitou e recebeu o anel das mãos de Jordan. Mas Jordan advertiu-o para ir até OA e consertar o anel que recebeu porque segundo ele estava com problemas na hora de carregar. Gardner esqueceu este detalhe no primeiro dia em que teve que carregá-lo. Quando viu, o problema não era no anel, mas na bateria que explodiu e levou ele ao estado de coma.

Guy Gardner ficou assim até o dia em que os guardiões tiraram ele do coma e lhe deram o anel. Mas sua mente foi afetada. Antes, gentil e humilde, virou arrogante e convencido. Eram hilárias as discussões de Gardner com Jordan e Stewart. Mesmo assim, Gardner conciliava suas atividades da Liga da Justiça e da Tropa dos Lanternas Verdes. Até que chegou ao ponto em que Jordan ocupou o lugar de Gardner na Terra. Com isso, houve uma briga entre os dois. Quem perdesse na porrada, perderia o anel. E Gardner perdeu. Ele teve que entregar o seu anel para Jordan.

Guy Gardner ficou pouco tempo sem poderes. Ao lembrar que Sinestro foi morto pelos Lanternas, ele foi atrás do anel amarelo de Sinestro e depois de descer porrada nos guerreiros de Quard, ele roubou o anel do túmulo de Sinestro e passou a usá-lo, salvando OA de uma invasão de Quard. Gardner passou a lutar com este anel por muito tempo.

Parallax Mas a partir daí, as coisas começaram a mudar radicalmente. Primeiro, com a destruição de Coast City, cidade natal de Harold Jordan, vários amigos de infância dele acabaram morrendo. Jordan, então, pede para os Guardiões conferirem a ele mais poderes para desfazer a tragédia e ressuscitar os habitantes. Pedido negado porque um Lanterna jamais pode usar o anel para benefício próprio ou recriar a vida.

Jordan perde a razão e completamente insano, mata numa só tacada TODOS os Lanternas Verdes (cada Lanterna morto tinha seu anel arrancado por ele) e também todos os Guardiões. Também destruiu o anel amarelo de Gardner, arrancou o pescoço do corpo de Sinestro e para deixar o serviço "perfeito", destruiu a bateria central de OA, absorvendo seu poder e se tornando Parallax, um super vilão. Esta se tornou uma das maiores atrocidades cometidas com um super herói depois da morte de Flash II.

Kyle Rainner Neste mesmo momento, Kyle Rainner, um desenhista de quadrinhos, recebeu o anel de John Stewart e passou a se tornar o quinto Lanterna Verde da cronologia. Jordan e Rainner se enfrentaram, onde Jordan queria os poderes dele de qualquer jeito. Rainner venceu Parallax e a partir daí passou a fazer parte da Liga da Justiça.

Hoje, o que fazem os Lanternas predecessores de Kyle Rainner:

Alan Scott (o precursor) - é aposentado, e tem dois filhos: Jade (uma heroína de pele verde) e Manto Negro, ambos da Corporação Infinito (equipe composta pelos filhos da Sociedade da Justiça). Participou da série "O Reino do Amanhã", onde se tornou Presidente de New OA, um planeta com tecnologia de ponta dos Guardiões.

Harold Jordan (o eterno) - completamente insano, assumiu uma nova identidade, com o nome de Parallax. Mas o que fica na memória de todos os fãs é o Lanterna Verde que ele sempre foi e não o Parallax.

John Stewart (o substituto) - foi comandante dos Darkstars depois que perdeu a esposa, morta por Safira Estrela (ex-namorada de Jordan) e licenciou-se da Tropa. Hoje voltou a trabalhar como arquiteto e se tornou conselheiro de Kyle Rainner.

Guy Gardner (o anti-herói) - Depois que perdeu o anel de Sinestro, ganhou novos super poderes, virou dono de restaurante temático sobre Lanternas Verdes e hoje atua como Warrior, entrando em casos de emergência.


Vanderson Castilho Munhoz

anterior ]      [ Ctrl-C ]