Comprando um Opala 74

Vejam o e-mail que recebi:

Olá Boa noite… td bem ? (…)  encontrei seu site pelo “google” estou já há umas 2 horas lendo ele… e queria algum tipo de ajuda/orientação sua… tenho 29 anos… e uma paixão antiga por carros tbém antigos… Adoro opalas… e dei umas risadas com seus “causos” qdo saiu a faísca… do seu susto… mas enfim vou começar minha história… Conheço um cara que tem um opala 74… e me interessei pelo carro… o carro está numa garagem… encostado… com uma lona ruim em cima… com os 4 pneus no chão… estou pensando em comprá-lo mesmo sem  ser $$$… (se não fizermos asssim não temos nada)… bom o cara me pediu $ 2.000 mas o carro está sem motor e câmbio… sem o capô dianteiro… e sem os bancos dianteiros… iluminação dianteira falta tudo…(farol/pisca) falta o cardan… porém tem os forros das portas dianteiras… e dos bancos atrás… akeles pekeninos… tem os bancos traseiros… volante painel… vidros todos está lindão de lata… com funilaria feita a pouco tempo… pintado na cor vermelha sólida… bom… conversando com o dono… baixei esse preço para $ 1.400… mas os docs estão “enrolados”… ele é placa amarela ainda… não está mais cadastrado no detran/sp… encontrei pela internet… o último dono de 17 anos atrás… e está precisando cadastrar o carro no detran (despachante cobrou $200)… minha dúvida é a seguinte… vale a pena eu comprar esse carro? já encontrei um motor + câmbio 4 cc por $ 700… e estou ansioso por fechar negócio mas antes queria uma opinião de alguém que entende do assunto… o carro esta lindão… caixas de ar zeras… sem podres… liso e lindo… e a cor é linda… já imaginou ele… andando comigo… eu fuçando nele aki em casa nos fds…

Bem, pra começar só posso agradecer essa confiança – e responsabilidade – depositada na opinião deste modesto escriba…

Mas antes de mais nada deixa eu lhe contar uma pequena história: pouco tempo depois que comprei o Opala 79, um colega do trabalho me viu rodando com ele e disse que tinha um à venda. Me interessei pela possibilidade de, de repente, escamotear peças entre um e outro e ainda “sobrar um carro” depois. Fui ver o bichinho, que estava meio que largado no tempo, em frente à sua casa, bem no alto de um morro na cidade vizinha. Olha, o carro estava judiado. BEEEEM judiado. Mas ainda não estava além do limite de recuperação. Apesar dos podres, da pintura queimada, das peças faltando, ainda assim ele estava rodando. Capenga, mas rodando. O preço? R$900,00. Isso mesmo, com TUDO, apenas novecentos contos. Não, não o comprei – simplesmente porque era um modelo 1972 e eu não poderia “aproveitá-lo” na reforma do 79. Apesar de ter me sentido bastante tentado pela compra, eu tinha absoluta certeza de que iria gastar muito mais colocando-o pra rodar (inclusive por causa também da documentação) do que conseguiria numa venda futura. Uma das possibilidades que aventei foi a de comprá-lo daquele jeitão mesmo para desmantelá-lo, revendendo as peças para outros opaleiros que estivessem reformando carros do mesmo modelo. Mas, pensando na possível reação da Dona Patroa a mais um entupimento de nossa modesta garagem acabei abandonando também essa idéia…

Mas voltemos à sua questão.

Alguns palpites sobre como aquilatar a compra de um carro eu já dei ao falar sobre o tema aqui.

Mas ainda assim o seu caso difere – e MUITO – de uma, digamos, “compra normal”…

Talvez o primeiro e maior problema a ser enfrentado é que, ao comprar um carro, a gente quer andar com o carro. Ainda que esteja detonado ou meio que arrebentado, a gente releva tudo isso para poder dar umas voltas com o bichão. E tenho certeza absoluta que você também vai querer fazer isso.

Ou seja, mal o carro estiver com o motor e se locomovendo sozinho, já vai querer dar umas voltas por aí, certo?

Mas, principalmente em função da documentação, acho arriscado, muito arriscado… Se, por exemplo, apreenderem o carro nessa situação, esqueça! Vai ficar mais caro tirar ele do pátio que qualquer outra coisa!

Desse modo, pra rodar com o carro, devemos pensar nos documentos do mesmo, certo? Apesar de já ter uma prévia de um despachante (particularmente acredito que deva ficar mais caro, por isso sugiro uma segunda opinião), para que possa passar os documentos do carro para seu nome – ou, ao menos, atualizá-los – será necessário deixar o carro rodando e pronto para uma vistoria.

Daí a gente já começa a pensar em todos aqueles perrengues que estão faltando, como capô, bancos, iluminação dianteira e – lógico – parte elétrica.

E o motor? Ao preço dele você terá que agregar mão de obra para instalação e todas aquelas pequeninas peças avulsas necessárias para deixá-lo perfeitamente instalado. Isso se ele não tiver nenhum problema, junta queimada, vazamentos, etc. Como está faltando o cardan não há como se saber se o diferencial também estaria bom. Caso esteja bom, ainda assim temos toda uma outra parte de instalação, mão de obra, peças avulsas, etc.

E, lembrando de mais um detalhe: estamos falando de um modelo 1974, onde as peças de acabamento costumam ser ainda mais difíceis de achar que as dos modelos de 75 em diante!

Ou seja, no frigir dos ovos deve ir muito mais dinheiro nessa investida do que você possa mensurar num primeiro momento.

Bom, meu amigo, enfim, sem querer jogar um balde d’água fria nas suas pretensões, o que eu tenho a dizer é o seguinte: se você está curto de grana e pretende comprar o carro para sair andando com ele a curto ou médio prazo, esqueça!

Você terá um “trambolho” dentro de casa que poderá virar uma fonte de frustrações por não conseguir realizar seu tão acalentado sonho.

Entretanto, se você não tiver pressa nenhuma de colocar esse carro para andar, se você conseguir se esquematizar para guardar uma graninha todo mês, se você tiver um cantinho para ir mexendo com ele sem pressa até que esteja no ponto de efetivamente acertar a documentação e sair andando, e se a lataria realmente estiver essa maravilha que você falou… bem, o que é que você está esperando que não pegou essa mosca branca ainda?!!!

Mas, brincadeiras à parte, garanto-lhe uma coisa: uma reforma é, em primeiro lugar, um exercício de paciência e em segundo lugar uma fonte de satisfação (quando não se tem a mínima pressa de realizá-la). É uma delícia ver aquele quebra-cabeças ser, aos poucos, montado e tomar forma.

E, em termos de grana, ainda que seja um pouquinho por mês, não pense em termos de investimento, mas sim de investida. Pois, com certeza absoluta (e por experiência própria), você acabará gastando bem mais do que o carro vale no mercado. Mas, na minha opinião, vale a pena. Ou seja, uma reforma dessas é pra ficar com o carro mesmo.

Acho que são esses os palpites que eu tinha na manga. Analise com frieza e sabedoria, deixando a emoção de lado, pensando no que é que você realmente pretende e creio que conseguirá tomar uma boa decisão.

Boa sorte, e não deixe de avisar se vier a comprar a barca, hein?

Abração!

21 comentários em “Comprando um Opala 74”

  1. Olha, adquiri um opala comodo sl/e 90 por 7.500, todo original, sem nada pra fazer, nada mesmo.Talvez você possa encontrar um de bom preço também.
    O caso é o seguinte,e concordo com o amigo, você precisa ter paciência. Só vale a pena você pegar este carro se for pra você “casar” com ele, pois o investimento vai superar e muito o valor de mercado, mas no final de tudo, quanto você estiver desfilando com aquele puta carro, vai ver que valeu a pena, se for pra você ficar com ele.
    O opala é um carro muito gostoso de dirigir, e dica: compre um 4cc, senão haja grana pra rodar nele.

    Falou

  2. Na verdade a tua versão é parecida com a minha adquiri um opala 74 com alguns itens a serem reparados aparentemente poucos paguei 4,000,00 pelo bichão (não me arrependo)o problema é a dificuldade de encontrar peças,ou vc paga uma fortuna nas feiras de carros antigos ou garimpa em desmanches ou pela net o que não tem preço , hoje ele está 90% falta pouco faria tudo de novo tenho ferrugem nas veias.

  3. Nascimento, mas é justamente essa questão de excesso de óxido de ferro na corrente sanguínea (que acaba causando ferrugem nas veias) que o restante dos mortais não entende! Me é muito mais prazeroso fuçar num desmanche qualquer e pagar um absurdo por uma peça usada que eu sei que não vale aquilo só pela satisfação de restaurar/reformar o bólido. Basta dar uma olhada lá na página principal, na seção “Quanto custa?”, que tem o que já foi gasto com o Opala 79 – também tenho o do 76 mas ainda estou com medo de ver o total…

  4. Aí pessoal!
    Talvéz o sonho do nosso amigo ai do opala 74, seja o de muitos outros afccionados por opala, mas não estão conseguindo encontrar. Talvéz eu lhes possa ajudar. Eu moro em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, galéra, vcs não imaginam o que tem de opalão por aqui show de bola pra reformar e que o pessoal vende tipo assim a apresso de banana. Se alguém ae tiver interesse, por favor entrem em contato comigo atravéz do e-mail http://www.duducavall@hotmail.com . Terei imenso prazer em ajudá-los, ah, e o estoque de peças por aqui é magnifico também!!!

  5. Valeu, Edu! Não sei na capital paulista, mas, aqui no interior, o mais comum creio que são as gerações mais novas do Opala.

    Mas legal sua disposição para ajudar, principalmente para aqueles que precisarem de auxílio no que diz respeito às sempre procuradas peças.

    Inté!

  6. Então, acho essas dicas super importantes, visto que adquirí o meu que é 75, e algumas peças eu não acho e outras acho por um preço absurdo.
    Outra coisa importante, é a parte da documentação. Agora no Detran, vc tem que registrar o motor do carro abaixo de 1990, isto é, caso esse motor não esteja cadastrado em outro nome diferente do seu(cabrito).
    Então meu amigo, veja bem essas dicas e boa compra, é verdade, vale a pena rodar num bichão desses, hehehehe

    abrts a todos.

  7. e ai galera , sou de jaguarão rs e moro a 2 anos em caxias do sul rs e ai vai uma dica ….la praquelas bandas é que mora o opala barato …principalmente os antigos que são mais shou na minha opinião , eu to negociando com um cara de lá um 84 interaço por 3 pila mas vo bota pra rolo num mais véio…. jaguarão, rio grande,pelotas …vale a pena a viagem já volta de opalão….valeu abraços.

  8. Olá… Bom dia. Li à pouco o comentário de um menino que queria comprar um Opala ano 74… E para tanto, redijo aqui ser esta a minha exata situação hoje. Tenho um colega de escola de muito tempo atrás que me encontrou na rua ontem (27/09/09) e me ofereceu um Opala ano 74, pelo valor de R$ 1,8 mil… Tive a curiosidade de hoje (28/09) ir dar uma olhada no “bicho” e verifiquei que: 1) a parte de mecânica encontra-se em bom estado de uso, passivo de já sair rodando; 2) a parte de lataria está um pouco “judiada” precisando uma boa reformada; 3) a documentação dele está OK, mas com R$ 530, de impostos e multas, além da taxa de transferência; Para tanto, pediria a ajuda de vocês, pelas experiência, se vale à pena a compra deste tão histórico veículo, sabendo que eu já possua uma Saveiro bola ano 98, e não necessito deste veículo tão imediatamente assim. Como observação, posto aqui que tenho um tio meu bem chegado, que mantém uma grande loja de Auto Peças aqui na minha cidade, e que pode me dar descontos e prazos bem bons, caso eu quero reformá-lo… Aguardo indicação dos amigos deste forum, ou através de orientação pelo e-mail: morgulus@hotmail.com

    BINHO VIANTE
    32 ANOS
    IRATI – PARANÁ

  9. Olha, Binho, na MINHA opinião particular, ainda que a lataria esteja um tanto quanto judiada, se os acessórios dele em geral estiverem razoavelmente bons (cromados, espelhos, bancos, forração, etc) e considerando que você teria a possibilidade de, ainda que a médio prazo, reformar o bichinho devolvendo-lhe a originalidade, creio que seria sim um bom negócio…

    Mas é lógico que a avaliação mais aproximada tanto de um mecânico quanto de um funileiro ajudariam!

    Boa sorte na sua decisão e, se for o caso, não deixe de mandar fotos mais tarde! 😉

    Inté!

  10. Bom gente!
    Meu noivo está vendendo um opala 1974 4 portas 3 marchas e 4 cilindros na cor verde, ele é lindo e está em otimo estado sem nada para fazer, ele está pedindo R$8.000,00 e aceita propostas somos de Indaiatuba SP. Se alguem tiver interessete nos avise.
    Obrigada

  11. Olá. Acompanho este site há uns 3 anos (é um site ótimo, trabalhos ótimos, parabéns ao dono), mas é a primeira vez que posto já que minha história é parecida. Há 3 anos atrás, comprei meu primeiro carro: um opala 74 que estava parado há anos em um galpão. O carro estava muito ruim, mas muito ruim, ruim mesmo(meu pai pagou o carro com um pneu de trator, de mano, pra vcs terem uma idéia).
    Ele tinha sido batido no para-lamas (mas não afetou a estrutura), uma porta estava soldada no lugar e a outra impossivel de ser restaurada, faltavam vários frisos, forração, tanque, fundo do porta malas, não andava e como dizia um amigo meu: se eu ficasse preso dentro dele não precisava me preocupar, já que tinham uns “buraquinhos” no assoalho por onde dava para sair…
    Por outro lado, tinha muitas peças originais como calotas, grade, frisos dianteiros, emblemas, câmbio em cima, painel completinho e ele estava alinhado…
    Resumindo: levei 3 anos para deixar ele como eu sempre quis (com a ajuda do meu pai), perdi dinheiro com uns conversadores, me incomodei com mau profissionais. Tendo em conta que somos de classe média baixa (pra comparar, nosso outro carro é um 1.0 popular), considero uma vitória ter deixado esse opala todo original, um dos mais bonitos da cidade.
    E olha: vale a pena! Eu entro na garagem a noite, olho para o carro e dou risada sozinho…é muito bom andar com esse carro.
    Se tiverem curiosidade, fiz um vídeo do processo todo:
    http://www.youtube.com/watch?v=njueIRsVYpI
    Abraços e boa sorte.

  12. Excelente sua história!

    De fato, somente sabendo o quanto PRECISAMOS contar com o dinheiro é que pode ser dado o verdadeiro valor a uma empreitada dessas…

    Com a devida vênia, esse “causo” merece ser devidamente contado e publicado!

    Abração!

  13. Boa tarde tenho um opala 1974, coupe 6cc, e estou procurando um capô, dobradiças, e grelha(churrasqueira), se souber de alguém que tenho esta afim de vender essas peças, ficarei grato.

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