E a fera voltou a rugir!

É chegado o dia!

O 79 haverá de voltar a rugir!

Atos preparatórios: comprei uns cinco litros de gasolina para colocar no tanque, pois, após tantos meses, certamente evaporou o que havia restado por lá (o que já não era muita coisa). Também comprei uns dois litros de óleo para o motor (nem sei o atual estado).

Aliás, tudo isso só porque o nó cego do japonês da autoelétrica “encontrou” a peça que faltava do motor de arranque…

Vejam só o que faltava:

Primeiro passo: acabar de fixar o motor de arranque no bloco do motor.

Já começou bem.

Acontece que são dois parafusos e só tinha um com a peça. O negócio foi procurar na tranqueirada da “oficina” outro que tivesse a mesma medida e o mesmo “passo” (a distância entre as voltas de cada rosca). Encontrei um que serviria, porém seu comprimento era cerca de um centímetro maior. Paciência. E lá foram calços. Até porque a fixação do motor de arranque seria somente para funcionar o carro de vez em quando mesmo, pois, com essa reforma, nem que eu quisesse teria como sair com ele.

Com a chave de 1/2″ fixei tudo como deveria estar. Chequei embaixo do carro. Tudo firme. Os parafusos lá são de 14mm. Eis o resultado:

Tosco.

Mas firme.

Passei para o óleo.

Pela vareta estava até acima do “cheio”! Bem, afinal o que é que devia esperar? Que o óleo evaporasse? Mesmo assim dei uma conferida na viscosidade. Tudo ok. Estava bom ainda.

Bão, água eu já sabia que evaporava! Portanto tasquei uns três litros d’água no radiador.

Ainda faltava colocar a bateria – que, lógico, estava pra lá de arriada. Nada que uma boa conexão direta com outra bateria não resolvesse – desculpem, mas não sou nem um pouco amigo de usar a palavra “chupeta” se eu for o sujeito ativo…

Coloquei a bateria. Conectei os cabos. Primeira tentativa e… nada.

Ingenuamente achei que a bateria devia estar totalmente descarregada e por isso não funcionou. Como eu já havia comprado uma bateria nova (falei sobre isso aqui), tinha duas sobressalentes. Troquei-as, colocando a antiga do Titanic II. Tentei novamente e… nada.

Massss… Péraê! Se eu estava com os cabos da outra bateria conectados não faria sentido o motor não dar nem sinal. Ainda que indiretamente, tanto voltagem quanto amperagem tinha por ali! Assim deveria ainda estar faltando algo…

Fucei um pouco mais nas conexões do motor de arranque e descobri um fio solto vindo da bobina!

AH-HÁ!!!

Como não tinha nem a mais afastada ideia do pra quê serviria esse fio, consultei o oráculo mais próximo: Seo Bento, vulgo meu pai.

Ele me explicou que a bobina (em tese) não deveria ter nada com isso. O motor de arranque se baseia no funcionamento elétrico do solenóide (aquela peça cilíndrica sobre o motor de arranque – que também é cilíndrico). No solenóide teríamos três pontos de conexão: o cabo grosso que vai direto para o polo positivo da bateria, um fio mais fino que se conectaria no motor de arranque e um terceiro, também fino, ligado à chave de partida.

Assim, sugeriu que eu fizesse um teste, conectando diretamente o terminal do motor e o da chave de partida. Se estivesse passando corrente normalmente iria dar um sinal, sendo provável que até mesmo o arranque já funcionasse.

Resolvi fazer o teste, antes, no Titanic II. Peguei uma chave de fenda das graúdas e fiz o contato direto entre os dois parafusos.

Putaquepariucaralhocu!!!

Que susto!

Além da faísca o motor deu um tranco enorme, ameaçando ligar…

Resolvi repetir a operação no 79 (ainda preciso batizá-lo…), identifiquei os parafusos que deveriam servir de contato, coloquei a chave de fenda em posição, encostei e… nada.

Nesse meio tempo, pela poça d’água que se formou no chão, descobri que o radiador estava vazando.

Merda.

Joguei a toalha.

Na dúvida entre saber o quê conectar e onde conectar, com o sério risco de ligar o que não devia onde não podia, chamei meu pai para tomar um café em casa e “aproveitar” para me dar uma mão (detalhe: ele mora do outro lado da cidade). Topou. Ótimo!

Ao chegar a primeira coisa que testou foi o próprio motor de arranque com aquela chave de fenda graúda. Ameaçou funcionar! Mas como? É que a besta que vos escreve identificou os parafusos errados, de modo que não iria funcionar nem no dia de São Nunca…

Mesmo assim, tirando um dos cabos de vela e aproximando-o da carcaça, percebeu que não estava soltando faísca. Algo errado aí.

Abrimos o distribuidor para ter acesso ao platinado. Enconstou a chave pela borda externa do platinado para verificar se a corrente estaria sendo transmitida. Saltou uma bela duma faísca da ponta do cabo! Tiramos o platinado, e com uma lixa d’água (nº 280, a única que eu tinha) foi dada uma lixadinha nos contatos do bichinho. Com tudo de volta no lugar, bastou um novo teste para ver que a faísca agora estava passando.

De volta ao motor de arranque, eu NUNCA iria conseguir fazê-lo funcionar, pois um dos terminais estava arrebentado. Como eu não vi quando o danado foi desmontado para sustentar o Titanic II, também não sabia dessa gambiarra, ou seja, que o fio estava só enrolado no parafuso. Improvisamos um terminal com as peças e ferramentas que tínhamos à mão, conectamos no lugar certo, nova tentativa e… FUNCIONOU !!!!

Apesar de tudo, a aceleração não se manteve.

Fuçador do jeito que é (infinitamente mais do que eu), Seo Bento já resolveu desmontar o carburador, pois a bóia poderia estar colada após tanto tempo. Desmontado, tudo estava ok. Mesmo assim, para garantir o funcionamento, deu uma entortadinha na base, alterando a posição de fechamento da agulha. Tudo novamente montado, parafusos de ar e de combustível devidamente regulados, foi só dar a partida e pronto! Funcionando como um relógio!

Primeiro detalhe: A bateria que foi colocada funcionou perfeitamente sem a chupeta (credo, falei). Apesar de ela não conseguir segurar carga suficiente para rodar o seis cilindros, mesmo tendo ficado semanas (meses?) parada ainda assim ela estava funcionando bem com o quatro cilindros.

Segundo detalhe: Aquele fio solto da bobina na realidade teria uma explicação. Como o funcionamento do motor de arranque puxa recursos de todo o sistema elétrico do carro, diminuindo-os em demasia, muitas vezes é efetuada uma conexão direta entre o motor de arranque e a bobina (que já está cedendo recursos), de forma a retroalimentá-la durante a partida. Algo assim.

Bem, por fim posso assegurar que a fera voltou a rugir! E, para provar, eis um videozinho do danado. Apesar de feito à noite e do chiado no alto-falante, dá pra sentir bem sua performance…

6 comentários em “E a fera voltou a rugir!”

  1. Grande Adauto… beleza?

    Opa.. que bom que você pôs o carrão pra funcionar.. meu mecânico, o Seu Zé, quase teve um treco quando eu falei que meu carro estava parado faziam 3 meses: “O que? Você tá louco? Não faz isso, carro assim não pode ficar sem funcionar… se não funcionar estraga.”

    E o pior é que, depois que passei a usá-lo com frequência, parece estar melhorando significativamente… com sorte pretendo deixá-lo zerado.

    Agora, um comentário a parte: o alinhamento do teu 79 tá show hein? Pela foto ali de baixo dá pra ver legal as condições do carro… muito bom mesmo..

    E me diga uma coisa… 0 6zão puxa mesmo? Nunca tive a oportunidade de andar em um..

    Abraços,

    João Eduardo

  2. Olha, J, quando eu dirigi o Opala 79 pela primeira vez, já fiquei impressionado. Acostumado com um carrinho 1.6 (que, cá entre nós, já é bem mais que os milzão da vida), quando peguei um 2.5 meio que endoidei. Não tinha noção da força de um motor. Achei aquilo maravilhoso!

    Mais tarde, quando adquiri o Titanic II, o carro ainda teve que ficar um tempinho na oficina para ter condições de rodar com segurança. Quando eu peguei o danado… motor 4.1… cara, não tinha como não tentar forçar! Uma delícia!

    A questão é que o Opala se sobressai em situações distintas, pois o negócio dele não é necessariamente agilidade, mas sim torque, força e, bem regulado, velocidade. Em subidas onde carros “normais” reduzem para quarta, depois terceira e às vezes até segunda, o Opalão passa suavemente em quarta com seu motorzão de baixa rotação…

    Mas também beeeeeebe que é uma beleza!

    😀

  3. muito legal esse comentario adauto só fiquei curioso com a historia fui ver o video e nada está broqueado mas é isso ai meu opala está mei derrubado mais ainda chego lá ok maninhos fiquem com deus tudo de bom

  4. José, valeu pela visita – serviu inclusive para eu descobrir que meu vídeo (reforço: meu vídeo) estava bloqueado porque terceiros teriam reivindicado a “autoria” dele…

    Vai entender?

    Fiz upload de novo e já deve estar disponível.

    E quanto a seu Opala, não se preocupe, pois se existe uma coisa que qualquer opaleiro que se preze tem que possuir é muita paciência…

    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *