Novas peças velhas

Hoje fui num desmanche dar uma “fuçada” geral.

Esse desmanche em particular não gosto muito de ir, pois é daquele caboclo ruiiiiim de negócio que só vendo. Mas é o único que conheço (aqui por perto) que tem pelo menos três Opalas e duas Caravans de vários modelos desmontados e com as peças ainda ali, dando sopa.

A diferença é que dessa vez levei meus três filhotes comigo…

Acho que essa foi a parte mais “divertida” da coisa. Eles ficaram impressionados com aquele cemitério de carros, mas não deixaram de se divertir imaginando como seriam os veículos quando ainda estavam inteiros. Uns batidos, outros amassados, outros capotados e alguns até mesmo inteiros – mas já depenados. Conseguiram até encontrar uma Variant 74 igualzinha à do avô (meu pai) !

Mas, voltando ao assunto, achei (em parte) uma das coisas que estava procurando: um painel para o carro. Não que ele não tenha um, mas – como a maioria dos carros que já vi com o painel de 75 a 79 – seu painel está quebrado ali naquela volta perto de onde iria o rádio, logo abaixo dos controles de entrada de ar. E, como se isso já não bastasse, ele é todo marron, e eu pretendo alterar a cor interna do carro, de modo que estava atrás de um painel preto.

Digo que encontrei em parte o que queria porque o painel que comprei é preto, tendo, inclusive, vindo com o porta-luvas completo. Mas faltam as gradezinhas redondas de controle de entrada de ar, bem como eu gostaria de um que também tivesse o conta-giros. Bem no estilão da foto do final deste texto. Mas tudo bem. Cada coisa a seu tempo. Por enquanto já consegui algo – depois eu vou aperfeiçoando o que falta.

O preço? Cento e trinta contos de réis. Tudo.

Não, não é meu… Foto meramente ilustrativa…

53 comentários em “Novas peças velhas”

  1. Olá!

    Gostei da página, é irreverente, de bom humor.
    No tópico do “cemitério”, onde fica? São Paulo?
    E mais, preciso de um pára-choque dianteiro do modelo 92 (parte está danificado).

    Obrigado!

  2. Olá, Mauro! Sê bem-vindo!

    Essa página acaba sendo, na verdade, uma boa “válvula de escape” para todas as frustrações e perrengues que acontecem no decorrer da reforma do Opala…

    O “cemitério” ao qual faço referência nesse post é na minha cidade mesmo, São José dos Campos, interior de São Paulo. Se precisar me avise que eu busco os telefones de contatos dos desmanches que existem por aqui, ok?

    Creio que esse para-choque que você procura não seja difícil de achar não – mas, com certeza, nos desmanches da vida deve encontrar algum em bom estado…

    Abração!

  3. Senhores sou doido por opalas e caravans sou proprietario de uma comodoro 84 a 19 anos é uma lindeza!!!!!!!!!!!!

    E´como minh FILHA!!
    Poié preciso de um diferenciaa dana para ela cambio de 5 masrchasOK e gostaria de saber alguns desmanches onde tem opalas e caravans aqui em são paulo

    Um abraços a todos os opalareiros e caraveiros!!!!!!!!

    E cuide bem do seus Opalas pois eles sempre reinarão!!

  4. Ivan, fica aí seu apelo. Quem souber de algo, basta deixar o recado por aqui mesmo, ok?

    Eu, particularmente, não tenho como ajudar, pois só conheço os desmanches daqui do interior – basicamente São José dos Campos e Jacareí…

  5. Adauto muito obrigado pela sua atenção.

    Fica aqui meu comentário sobre os proprietários de Opalas e Caravans,Que cuidem dessas maquinas maravilhosas, como cuido da minha,

    Gostaria muito de reunir os Opaleiros em geral aqui da Zona leste sou da região d penha!!

    Seria muito interesante para troca de informação,comentários

    Caso haja interesse, por favor fiquem a vontade com a minha pessoa
    aqui vai meu tel. 11 35695494 Res.

    A todos que compoe este site, Um grande Abraço e Parabens

    Desde ja agradeço pela opurtunidade!!

  6. Oh galera!
    Imaginem só, moro em Caxias do Sul/RS, sou LOUCOpor opalas e vcs acreditam que aqui não tem nem um clube de opalas? POr favor amigos opaleiros de Caxias e região, vamos nos unir e montar o nosso tmbém não é mesmo? aguardo respostas por este site mesmo!!!
    Abraços.

  7. E ai gurizada tudo beleza!?
    Adauto meu irmão, vc acredita rapaz que eu fui num encontro de carros antigos que tem aqui próximo a minha cidade e logo na chegada fui convidado a expor o meu opala e logo depois fui convidado a fazer parte do clube desta cidade? Advinha só, aceitei na hora!!!
    Cara, teremos agora no mes que vem um dos maiores encontros de antigos e hot hods, aqui em Caxias do Sul/RS, nos pavilhões da festa internacional da uva, e eu com certeza serei um dos expositores comfirmados. E por isso e pela alegria de estarmos reunidos, que eu aproveito a ocasião para convidar a ti e a todos os outros amigos que participam conosco neste site, para virem até Caxias do Sul nos 13 e 14 de Dezembro para prestigiarem conosco este evento que por anos vem fazendo o coração dos quatro cantos do Brasil bater mais forte. Durante os tres dias teremos, a visitação aos dois pavilhões que serão lotados pelas incríveis “MÁQUINAS DO TEMPO” o qual será o nome do evento, teremos tabém praças de alimentação, telões nos 4 cantos dos pavilhões, feira de peças novas, usadas e resturadas. E com certeza será um imenso prazer a nós Caxienses ospedarmos amigos opaleiros do Brasil todo!!
    Cara me diz uma coisa, vc deveria abrir um link neste site, para armazenarmos as fotos de nossos queridos e amados opalas.
    Um Abração do Amigo Eduardo

  8. Olá caro Adauto e demais amigos!
    Cara estou com uma carvan 76 Azulona, aqui que é o máximo
    para quem quer um CARRÃO digamos assim todo original ou sei lá pra que, eu particularmente deixaria toda original pelo estado da camionete. veja alguns opcionais:
    *2º dono;
    *Rádio original
    *bancos em couro individuais Originais;
    *Calotas originais;
    *Manual;
    *Nota de compra;
    *L.A.C.R.A.D.O.N.A

    Eu estou pedindo R$7000.00 se alguém tiver interesse, podem me deixar seu e-mail nesta página, (com a sua permissão Adauto) que eu retornarei o cantato. É um investimento que realmente vale a pena.
    Abraço

  9. Estão aí os recados, Edu! No que diz respeito à Caravan, quem estiver interessado que deixe o e-mail que eu ponho ambos em contato em PVT. Já no tocante ao encontro, de minha parte vou ver se ainda comento mais um pouco sobre essa festa que ainda vai acontecer…

  10. ola amigo entrei no site e estava lendo a respeito do opala sou um apaixonado por opala por isso possuo 4 6cc um73 2 portas um78 2portas um76 4 portas e uma 90 caravam diplo gosto muito mesmo queria te dizer que tenho varias pecas de opala antigo se alguem precisar estarei a disposicao aqui na minha cidade possui um bocado de desmanche com opalas posso arrumar pecas se eu nao tiver beleza (MAS NAO SOU VENDEDOR DE PECAS)

    guto tel fixo (16) 3703-9024
    guto tel cel (16) 9159-6663
    guto tel servç (16) 3703-1120
    guto tel recado (16) 3703-9024

    ter um opala e sempre fazer o passado virar o presente pois opala como muitos mauricinhos dizem que é carro velho esta enganado ele é um carro de historia,comprar um carro novo e desfilar é facil quero ver ele comprar um e andar.
    cuidem bem dessas maquinas pois sempre sera maquinas.

    um abraco a todos

  11. OLA AMIGOS AQUI ESTA ALGUMAS PECAS QUE TENHO EM CASA

    FECHADURA DE PORTAS
    ALMOFADO PAINEL 75/79 PRETO/MARROM
    MACANETAS
    CARRINHO VIDRO OPALA 2 PORTAS DE ROLAMENTO
    CHAVES DE SETA 71/79 (NOVAS)
    MACANETAS VIDRO PRETO/MARROM
    JOGO RODAS OPALA 92
    JOGO RODAS OPALA 71/79
    CALOTAS OPALA VARIOS MODELOS
    FAROIS CILIBRIM ORIGINAIS
    PARACHOQUES TRAS OPALA 75/79
    LUZ PLACA
    GRADE DIANT 75/79 VARIOS MODELOS
    LANTERNAS
    FORRO PORTAS
    VIDROS
    FRISOS DE PARABRISAS
    VOLANTE
    PARALAMA ESQUERDO 75/79
    EMBLEMAS GM VARIOS
    CONSOLE
    TAPETES NOVOS 2 JOGOS
    PORTA LUVAS PRETO E MARROM
    VARIAS PECAS DE MECANICAS

  12. Anotado o recado, Franklin!

    Heh… Como tem bastante gente falando sobre isso – a falta de um clube opalístico em sua região – talvez num futuro breve eu tente montar um “bê-a-bá” de como organizar algo assim (não que eu já tenha feito isso antes).

    Coisas para se pensar…

  13. Olá amigos opaleiros! Adquiri um SS79 que está me deixando de cabelo em pé (pelo menos os que restam!!). Além de vários podres, faltam várias peças, que listarei a seguir. Tenho dúvidas se ele é realmente SS (apesar de estar escrito no documento). Não conheço a codificação do chassi e não consegui descobri-la nos anúncios que verifiquei. Preciso de:
    – Lanternas (todas, completas)
    – Pára-choques (com suportes)
    – Contagiros
    – Almofada do painel (marrom)
    – Difusores de ar (marrom)
    – Retrovisores (tipo copinho, esportivo)
    – volante SS (marrom)
    – Alavanca da seta (marrom)
    – Forrações das laterais traseiras e portas (marrom)
    – Rodas (SS 79 sem calota)
    – Trilhos (suportes) dos bancos
    – Trava do quebra-vento
    – Borrachas dos vidros (só todas)
    – Borrachas das portas, porta-malas e batentes do capô
    – Faróis de milha
    – Faróis de neblina

    Se eu conseguir tudo isso, ainda vai faltar um montão de coisa!

    Desde já agradeço a ajuda e deixo meu e-mail: marcello.rocha@uol.com.br

    saudações aos opaleiros!!!!

  14. Lista comprida, hein, Marcello! Mas tá aí registrado pra quem puder ou souber como ajudar, ok?

    Ainda assim sugiro que você dê uma checada nos links da seção “Peças e Acessórios” na página principal…

    Abração!

  15. Olá amigos opaleiros!

    Já consegui alguns itens da minha enorme lista, tais como:

    – Lanternas dianteiras
    – Suporte do pára-choque traseiro
    – Rodas (SS 79 sem calota)
    – Trilhos (suportes) dos bancos

    Como vou substituir as rodas do meu opala que são de calota (3) se alguém se interessar, é só avisar! Tenho também uma máscara de painel preta, um volante do 79 preto, e duas maçanetas do vidro com bolinha preta (novas).

    Um grande abraço

    Marcello

  16. Esqueci de uma coisa Adauto!

    Quer trocar o seu painel marrom pelo meu preto? No momento estou viajando, mas vou tirar uma foto dele e te enviar. Se quiser vender o interior marrom completo, eu compro.

    Um abraço

    Marcello

  17. Olá Adauto!

    Ele não possui contagiros, mas até onde sei, você pode colocá-lo depois. Estou adquirindo um outro painel completo de instrumentos apenas pelo contagiros. O seu painel marrom possui contagiros? Você tem as forrações internas na cor marrom? Seu volante é modelo SS? Estou fazendo algumas aquisições no interior para revender, se precisar de alguma coisa, avise-me e eu tento localizar para você!

    Um abraço

    Marcello

  18. Bem, Marcello, então acho que – por enquanto – não rola, não. Na prática eu também quero um painel com contagiros, pois já tenho dois: um preto e um marron. O problema é que ainda não decidi definitivamente qual a cor externa que vou pintar o 79, o que afeta diretamente na parte interna.

    Como ainda estou numa fase de pintura e mecânica ainda não estou me preocupando com outras aquisições – o que talvez deva se dar mais para o final do ano…

    Abração!

  19. Galera,
    aqui em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, tem uns malucos “O Carlão, O Marcelo Papiu, O Gilson”, que quando estão de boa, montam o cambio 05 marchas, no ré p´ra frente. Usam peças da C-20, da S10, dos opalas e ficam ótimos. Vou testar um numa caravosa seis canecos e dou as dicas

    Jurandi

  20. Ao amigo Edu, de Caxias. Estou trabalhando no meu 78 todinho original, com requintes de crueldade como hidráulica de fábrica e pneus comuns 6,45 14. Sou parceiro pra organizar um bom clube, mas acho que podemos fazer da Serra Gaúcha! Seria muito legal fazer passeios pela serra mostrando nossas belezas!!! Abraço!!!

  21. Leonel e Edu, se esse clube sair vou querer ser – no mínimo – membro honorário, ok?… 😉

    Agora, cá entre nós Leonel: “requintes de crueldade” foi ótimo, hein?

    Abração!

  22. Amigos,

    Preciso de ajuda!!!!

    Como todo aficcionado por Opalas e Caravans, tenho dificuldades para encontrar peças…

    Atualmente preciso de dois retrovisores elétricos para a linha 1.987.

    Os que estou encontrando estão absurdamente caros e sempre precisam de restauro.

    Se alguém tiver ou souber quem tem esses espelhos e quiser negociá-los ficarei muito grato.

    Abraços,

    Ricardo.

    P.S.: Atualmente possuo uma Caravan Diplomata 1.987, 6cc, à álcool totalmente original (faltam os retrovisores) e um Opala Luxo, 1.979, 4 portas, 3 marchas apto à placa preta rs rs rs.

  23. Olá a todos os amigos!!

    Estou ressucitando meu coupé 79 e alguns dos amigos abaixo me ajudaram bastante.

    NSA Comércio de Peças Novas e Usadas ME (Opalaparts)
    11-4451-8997/4453-6842
    http://www.opalaparts.com.br

    Acácio Chagas
    11-5588-2861/9589-8719

    Odair Sanchez
    11-2331-3317/9155-9785

    Moises Vieira (Mickey Mouse)
    11-2458-1215/9784-4331

    Orlando (rei do Opala)
    11-2422-4303/9265-8053

    Rui Alves Pereira
    11-4127-9093/9688-5176

    Cleiton (Moska Branca)
    11-6467-1369/9837-4691

    Paraná Pé Vermelho
    11-6115-6750/9404-3898

    Supimpa
    11-5062-1497/5061-5251
    http://www.supimpa.com.br

    Espero ter ajudado!

    Um grande abraço

    Marcello Rocha Coelho

  24. Olá!

    Segue uma dica de peças abaixo. Eles ainda possuem vários itens de lataria.

    Auto Peças Pirajussara
    http://www.autopecaspirajussara.com.br
    fone:11-4137-5214

    Outra dica importante. Se ainda não cadastraram o motor de seus veículos, façam logo. Se forem adquirir um opala novo, verifiquem o cadastramento do motor antes, pois eu não olhei e o gasto e a encheção de saco são grandes!!!

    Estou procurando a grade dianteira em inox ou alumínio polido. Se alguém souber ou tiver, agradeço a informação!

    Um abraço a todos

    Marcello

  25. Ricardo, talvez as dicas do Marcello já resolvam seu problema no que diz respeito às peças.

    Marcello, agradeço por compartilhar aqui essas dicas de onde peças podem ser encontradas – pelo menos, de minha parte, já tá tudo anotado (também) no caderninho…

    Fabio, para encontrar essa porta ou você começa a visitar todo e qualquer desmanche que encontrar pela frente ou você começa a ligar para toda a lista de telefones que o Marcello passou – e ainda assim já pedindo dicas de onde possa encontrar!

    Abração a todos!

  26. olá marcelo e a quem interessar tenho várias peças aqui que retirei de uma caravan, vou listar algumas pra vc se interessar mande um email. xandaosjc21@yahoo.com.br

    vidros laterais da caravan
    tanque de combustivel
    volante marron original
    rodas originais com calotas e pneu meia vida
    2 mascara de painel pretas uma com espaço para relógio e outra naum essa ultima esta com os instrumentos.
    acabamento do painel intaquito preto.
    porta luvas
    amortecedor da tampa de porta malas da caravan
    lanternas completas em ótimo estado para opala e caravan
    botões de acionamento do farol e limpador de para brisa
    e a peça mais rara de se achar o botão do pisca alerta peça nova. comprei uma para a minha caran e outra para um amigo mas ele vendeu o opala e naum precisou mais da peça.
    fora o botão do alerta as outras peças tirei de uma caravan que comprei para aproveitar algumas peças para a minha que reformei e essas sobraram e outras comprei errada que é o caso das lanternas traseira para opala que comprei para a caravan e naum servem pois descobri que as de opala são diferentes das da caravan fica ai até uma dica pra quem for comprar alguns vendedores pra vender falam que é tudo igual mas na hora de montar naum da certo, as lentes servem de uma na outra mas as carcaças são diferentes.

    estou precisando do para brisas da caravan quem tiver favor entrar em contato.
    abraços a todos.

    Adauto por favor pode me passar o endereço do cemitério onde tem as caravans e opalas.
    Sou de São José também.
    Valeu.

  27. Gostei muito de tudo que li amo OPALA E CARAVAN os opalas de 69 a 74 sao os que me fascina . moro na cidade de ITAPEVI-SP estou desmanchando 2 opalas e 1 caravan que adiqueri em leilao. tem peças boas. meu ORKUT e pecasopala itapevi@yahoo.com.br eo mesmo do imail. UM abraço a todos .

  28. Alô galera!

    Tenho quatro rodas modelo SS de 79 sem calota, conhecida também por “mexerica”, recém restauradas. Se alguém tiver interesse, é só ligar. Estou em Mauá.
    Também estou procurando os cintos de segurança na cor marrom para opala 79, coupé.

    Marcello
    11-99523060

  29. Olá Adauto!

    Já decidiu se vai trocar a cor interna do carro? A proposta de compra da parte interna ainda está de pé!

    Estou substituindo os prisioneiros das rodas e gostaria de uma dica a respeito da espessura das lonas traseiras, dos discos dianteiros e das pastilhas. Se alguém tiver a medida original, por favor avise-me. Quero evitar trocas desnecessárias.

    Meu carro não está “pegando”. O motor roda pelo motor de arranque, mas não continua. Já troquei a bobina, platinado e condensador. Verifiquei o ponto, mas não sei se está certo. O manual que baixei da internet não está muito claro. Se alguém tiver uma dica agradeço. Não consegui verificar a faísca pois estou testando sozinho.

    Ao amigo Kléber. O Paulão estava com um painel traseiro em condições razoáveis dias atrás. Ligue 011-44195617 / 011-94409210. Também há novos no mercado livre, valor médio R$1500,00.

    Um abraço.

    Marcello.

  30. Heh… Por opção própria, cada vez mais participo menos dos comentários deixados aqui, pois isso está virando um verdadeiro fórum de discussão (ou de compra e venda de peças) e particularmente prefiro que “ande pelas próprias pernas”…

    Inté!

  31. Olá Adauto e amigos!

    Meu carro está parado também a um tempão, pois eu viajava muito a serviço. Agora, sem emprego, fica o dilema: conserto o carro, mas gasto o dinheiro; ou economizo o dinheiro e fico sem consertar o carro! Tempo agora eu tenho bastante (até arrumar outro emprego, e espero que seja logo), mas o problema é a patroa!!!!

    Fica um pedido aos amigos que residam em São Paulo (Grande ABC) que indiquem um eletricista de confiança, ou um local onde eu possa comprar o bendito cabo automotivo, para eu poder refazer a parte elétrica do meu carro!!!!

    A maioria dos eletricistas que eu consultei fazem a instalação com um cabinho chulé!!

    Ao amigo Alexandre, aí de cima; se tiver indicações de locais onde possa encontrar lataria ou outras peças, também me interessa. Meu telefone e e-mail estão em algum lugar, aí pra cima!!!!

    Pergunta Adauto: Você jateou a carroceria, ou fez remoção química?

    Um abraço

    Marcello Rocha Coelho

  32. boa tarde a todos…
    gostaria de uma certa ajuda do pessoal que frequenta este site… (rsrs), comprei um Opala SL 91/91 de um particular e preciso dar uma geral nele, pois o ultimo dono (2°) não tinha muito tempo pra dar uma arrumada no coitado… preciso de algumas peças internas, como retrovisor interno, guarnições de plastico dos bancos dianteiros, painel do rádio entre outras peças, pq algumas estão quebradas e conforme se anda com o ThunderTank, ficam batendo, dai fica chato…
    agradeço desde já a atitude de querer ajudar um companheiro Opaleiro…
    qlq coisa: sd_alves_binfa@yahoo.com.br
    obs, me encontro na cidade de São José dos Campos.

  33. Olá amigos Opaleiros!

    Adquiri recentemente uma caravan comodoro “chateau” 78/79 que estou colocando para rodar. Infelizmente meu opala ficou para segundo plano!

    A caravan possui interior vinho e é bem rara ( conforme informações que recebi ), mas precisa de alguns reparos, principalemente itens de acabamento interno. O volante não está bom e gostaria de restaurá-lo ou substituí-lo, mas se já está sendo difícil com o marrom do opala, o que dirá encontrar um vinho para a caravan!

    Se alguém tiver fotos da época que me auxiliem na restauração, eu agradeço.

    Ao colega Fernando, repassei seu e-mail ao Alexandre (xandãosjc) ai de cima! Quem sabe ele te ajuda! É bom também dar uma olhada na lista que deixei aí pra cima! A Opalaparts de Santo André tem bastante coisa (www.opalaparts.com.br).

    Um grande abraço a todos!

    Marcello

    Ô Adauto! Vê se aparece!!!!

  34. Meus amigos, estou a 1 ano e 4 meses reformando minha Caravan 1979 , já gastei R$ 10.000,00 (isso meesmo, 10 mil reais) e ainda não consegui tirar da oficina. Mas a escalada é dura , mas a vitória é gratificante !

  35. ola amigos opaleiros adiquiri um opala 90 e estou precisando dar uma restaurada nele .. eu estou precisando dos dois paralamas dianteiros (ld e le) se alguem souber ficarei grato obrigado abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *