Nem só de bancada vive o homem

Como já foi possível perceber, uma das coisas que está virando rotina nessa “brincadeira” com o Opala (e ainda não batizei o bichinho…) é que estou, paralelamente, montando uma oficina com ferramentas específicas para utilização na reforma. Num futuro não muito distante já vislumbro até mesmo um compressorzinho para pintura…

Mas, por enquanto, o que me falta é uma bancada de trabalho. Daquelas reforçadas, nas quais você pode marretar sem dó alguma peça que precise ser desamassada. De preferência com uma pequena prensa horizontal numa ponta para que eu possa prender algumas peças de quando em quando.

Assim, tirei o dia para colocar meus “dotes” de marcenaria em prática. Como reciclar é a palavra em voga, aproveitei alguns velhos caibrões (vigas) que estavam encostados lá no fundo do quintal e pus mãos à obra.

De custo, mesmo, foram somente dez parafusos de cabeça francesa (arredondados, sem fenda, que travam na madeira) de 5/16″ x 5″, com arruelas e porcas, o que deu exatamente R$0,64 a unidade. Saíram mais baratos que a própria broca de 5/16″ que também precisei comprar (R$7,30). O resultado foi uma bancadinha de 1m de altura, por 1m de largura e 45cm de profundidade. Mais que o suficiente para um caboclo da minha altura trabalhar.

Só falta desmontá-la, lixar cada peça, envernizá-las e remontar tudo de novo…

PS.: Ali em cima, ao invés de “prensa”, eu ia escrever “morsa” – que é como sempre conheci esse equipamento. Como talvez fosse um regionalismo, resolvi escrever “torno” (outro nome pelo qual conheço o tal do equipamento), entretanto ainda assim resolvi dar uma consultada no Aurélio. Cheguei a conclusão que já não sei de mais nada. Isso porque uma das acepções da palavra “torno” é a seguinte: “Posição de cópula em que a mulher fica por cima do homem”. Ora vejam! Definitivamente, Aurélio também é cultura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *