Pegada Ecológica

MUITO interessante o site da WWF Brasil. Vale a pena mesmo surfar por lá (ainda não consegui ver tudo). E, ainda, sugiro que calculem sua “Pegada Ecológica”…

E o que raios vem a ser isso?

Tá lá a explicação completa, mas eis uma palhinha: “A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.”

Bem, eu calculei o tamanho do meu estrago. E sifudi! Acho que preciso repensar alguns comportamentos… Mas tem um detalhe: a “pegadinha” é que mesmo que se preencha o teste com dados para obter o tamanho da sua pegada ecológica com as melhores opções possíveis, ainda assim seriam necessárias “duas terras” para aguentar o ritmo. Ou seja, de qualquer modo o teste vai direcionar ao fracasso. Mas é um bom alerta…

Ainda assim taí o resultado:

Neste ritmo o planeta não vai aguentar!

Se cada pessoa no planeta adotasse o seu estilo de vida, seriam necessárias 3 TERRAS para suprir as necessidades da humanidade.

Que tal fazer uma reavaliação dos seus hábitos cotidianos hoje mesmo? dê uma olhada nas sugestões de como diminuir sua pegada e mobilizar mais pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *