Gadget retrô do dia: Finepix X100

Quem me conhece pessoalmente sabe o quão conflituoso posso ser, pois costumo ficar de olho no futuro mas sem jamais deixar de lado o passado. Adoro os gadgets atuais tanto quanto a simplicidade dos mecanismos antigos. E nesse sentido o pessoal lá do Zumo falou um pouquinho do que – para mim – seria um “objeto de desejo”: a Finepix X100.

Já vimos diversos exemplos de câmeras digitais com visual retrô aqui neste Zumo, mas acredito que ninguém olhou tão para o passado quanto a Fuji Film com sua nova Finepix X100 que deixou os modernismos de lado e criou um produto que parece mesmo uma câmera velha.

Equipado com um sensor APS-C CMOS de 12,3 MP a Finepix X100 é uma câmera que remonta aos velhos bons tempos em que uma câmera fotográfica era feita para durar décadas e até um patrimônio que passava de pai para filho. Sob esse ponto de vista a Fuji caprichou na X1oo adotando um corpo de magnésio fundido — o que inclui a base, topo e os botões de ajustes — o que permite o acesso rápido aos seus principais controles criativos como velocidade, abertura e compensação de exposição, bem ao gosto dos fotógrafos mais tradicionais. Ele também conta com sapata de flash, item muito apreciado por esse público.

Os modernismos propriamente ditos podem ser vistos na parte de trás da X100 onde podemos ver os tradicionais controles eletrônicos e o visor LCD de 2,8 polegadas com resolução de 460 mil pixels. Fora isso ela também filma vídeos em HD (1.280 x 720 pixels) com som estéreo e oferece suporte para RAW que pode ser armazenado num cartão SD/SDHC/SDXC. Ela mede 12,6 x 7,4 x 5,4 cm (LxAxP) contando a lente.

Sua objetiva fixa é uma Fujinon 23 mm/f 2.0 (com diafragma de 9 lâminas e filtro ND embutido) que equivaleria à uma lente de 35 mm, uma meia grande-angular bastante versátil para fotografar paisagens, pequenos grupos, etc.

Para mim, a grande sacada da Fuji nesse produto é seu visor híbrido que combina um visor óptico convencional  que combina informações digitais (como velocidade, abertura, fotometragem, ajuste de paralaxe, nível, etc.) mas que também pode ser chaveado para um modo totalmente digital (EVF) com um simples movimento de uma alavanca localizada na parte da frente da X1oo.

Mais informações aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *