Reinstalando o instalado – Fase III

Não ficou bom.

Sou (às vezes) um tanto quanto perfeccionista, e, para mim, ainda não ficou bom.

É que, após “espetar” as placas sobressalentes – de fax-modem e de som – para configuração, foi que percebi que a placa de vídeo (on board) não estava necessariamente configurada e isso me deixou com uma pulga atrás da orelha.

Tentei configurá-la através do próprio Windows e não deu.

Tentei configurá-la através do CD de instalação e não deu.

Tentei configurá-la através de atualizações automáticas e não deu.

Seria agora questão de descobrir o porquê disso, pois sem o driver (programa de instalação e ativação do hardware) correto para a placa de vídeo não será possível uma resolução melhor que 640 x 480 e muito menos uma quantidade de cores decente.

Poderíamos estar na presença de alguma incompatibilidade da versão do sistema operacional face o drive utilizado. Ou seja, o driver seria antigo para o XP SP3. Tá, é um chute, mas alguma coisa deve ser tentada…

Então, recomecemos do princípio – mas agora com o XP original, também.

Voltei ao Setup do computador (apertando a tecla DEL quando da inicialização) e, lembrando que estamos com uma motherboard ASUS P5S800-VM, para que não restassem dúvidas, refiz algumas alterações.

Em primeiro lugar novamente recarreguei a “configuração de fábrica” através dos menus Exit -> Load Setup Defaults.

Depois, em função daquela questão do disco rígido, desativei os controladores SATA em Main -> OnChip SATA Controller -> Disabled.

Daí foi a vez de ativar a função on board da placa de vídeo, pois originalmente sua configuração vem para que se instale uma placa PCI ou AGP (que seria quando da instalação de uma placa de vídeo específica na baia PCI ou AGP, conforme o caso). Isso estava lá em Advanced -> Chipset -> NorthBridge SIS661FX Configuration -> Primary Graphics Adapter -> On Board AGP.

Aproveitei que já estava nessa tela e também dei uma acelerada numa função específica do vídeo on board lá em Advanced -> Chipset -> NorthBridge SIS661FX Configuration ->AGP Fast Write Control -> Enabled.

E, já que os dois giga de memória estão plenamente funcionais, nada melhor que dar um pouco mais de folga às funções de vídeo, o que foi possível com Advanced -> Chipset -> NorthBridge SIS661FX Configuration -> Share Memory Size -> 128 Mb.

Configurada a função on board do vídeo, não haveria necessidade de alocar recursos específicos do sistema para a instalação de uma placa fisicamente, de modo que também reconfigurei essa opção em Advanced -> PCIPnP -> Allocate IRQ to PCI VGA -> No.

Por fim, como instalaremos uma placa de som à parte, ainda seria necessário desabilitar essa função on board, lá em Advanced -> SouthBridge SIS964 Configuration -> Onboard AC97 Audio DEVICE -> Disabled.

Pronto. Agora o toque final em Exit -> Exit & Save Changes -> OK.

Reiniciado o sistema básico, já com um outro CD de instalação, dessa vez o original Win XP Home Edition, dei início a uma nova instalação, do zero, reformatando e começando tudo de novo.

Após tudo concluído fui dar uma checada no vídeo carregado e…

A lesma lerda!

Em vez de carregado o driver correto, lá no Gerenciador de Dispositivos do Windows constava um maldito Controlador de vídeo (Compatível com VGA). Caramba! Não quero nada compatível, quero o driver correto!

Novamente acessei o site da ASUS, localizei os driver da motherboard em questão e baixei o específico para o vídeo – que seria o SiS 661 FX. Já apreensivo instalei-o.

Funcionou.

Perfeitamente.

Vai explicar?

Como diria Tsutomu Shimomura, lá no livro Contra Ataque, computadores têm dessas coisas…

Bem, por mais paciência taurina que eu tenha (pra não dizer que sou turrão), não estava a fim de reinstalar tudo de novo, dessa vez com o XP Service Pack 3. Daí optei por atualizar completa e totalmente o sistema. Como a conexão à Internet via rede já estava funcionando perfeitamente, bastou baixar os pacotes específicos – o SP1, SP2 e SP3 – coisa de uns 700Mb.

Instalados um por um, tudo ok para a fase 2, ou seja, a instalação das “placas sobressalentes” citadas lá no início deste post.

Ah, e sim, o disco rígido tem se comportado perfeitamente, o computador ficou ligado e ativo durante horas a fio e não ocorreu – até o momento – nenhum tipo de travamento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *