Ubuntu – mais programas

Como já demonstrei por aqui antes, no Ubuntu para instalar novos programas o ideal é utilizar o Gerenciador de Pacotes Synaptic, certo?

Pois bem.

Vamos a dois perrenguinhos que acabei tendo no dia-a-dia.

Em primeiro lugar, o gerenciador de arquivos instalado automaticamente com o Ubuntu é o Nautilus. Até que é bom, mas para quem, como eu, tem uma infinidade de arquivos perdidos nas catacumbas do computador – uma boa parte em duplicidade – ele tem um inconveniente. Quando você copia ou move um arquivo para um diretório onde já existe outro arquivo com exatamente o mesmo nome, o Nautilus pergunta se deseja sobrescrevê-lo. Até aí, tudo bem. O problema é que ele só mostra o nome do arquivo. Não exibe o tamanho ou a data de criação – o que é essencial para saber se os arquivos seriam exatamente os mesmos. Assim dei uma fuçada por aí e acabei encontrando e instalando um que faz o “serviço completo”. O nome desse outro gerenciador de arquivos é Thunar e tem funcionado muito bem, obrigado.

Em segundo lugar, eu tenho alguns arquivos com extensão .CHM (usualmente utilizados como arquivos de ajuda em sistemas M$-Windows) os quais contêm algumas centenas de pareceres e decisões de tribunais. Como o sistema de ajuda do Ubuntu é totalmente diferente do M$-Windows, foi necessário descobrir um programinha específico que abrisse esse tipo de arquivo. Seu nome é xCHM e também tem funcionado muito bem, obrigado.

Um último detalhe interessante. Essa imagem aí de cima é o logotipo do programa Thunar e surge quando você entra na opção “Ajuda -> Sobre”. Achei simpático e resolvi colocar aqui no post. Normalmente, num sistema M$-Windows, eu simplesmente apertaria a tecla Print Screen, o que faria com que a tela exibida naquele momento fosse para a memória e depois abriria um programa editor (Paint, por exemplo) para dar uma guaribada na imagem. Mas quando fiz isso no Ubuntu, ou seja, apertei a tecla Print Screen, automaticamente ele já abriu uma janela perguntando onde eu gostaria de gravar a imagem gerada!

Cada vez gosto mais desse sistema…

😀

2 thoughts on “Ubuntu – mais programas

  1. estou precisando de ajuda fui instalar o XP no meu eeepç e quando chega na partição ele nao particiona e nao vai pra frente o que eu faço?

  2. Luís, caso você esteja instalando o Ubuntu no próprio cartão de memória do EEE-PC, sugiro que dê uma lida numa série de posts que publiquei recentemente acerca de como instalar o Windows XP num EEE-PC, pois ali também existem dicas a respeito de formatação – em especial neste link aqui. A questão diz respeito à forma como o Xandros particionou originariamente o espaço em disco e como desfazer isso.

    Se ainda restar alguma dúvida, basta perguntar, que no que eu puder eu tentarei ajudar, ok?

    Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *