23 ago 2008 - 17:05  

Turma da Mônica Jovem

Uma das minhas lembranças mais antigas no que diz respeito a quadrinhos me remete diretamente à Turma da Mônica. Costumávamos ir na casa de meu bisa e lá havia uma espécie de hall onde sempre tinha alguns jornais da semana. Ávido eu procurava pela Folhinha (era esse mesmo o nome?) para poder ver aqueles desenhos que me agradavam tanto. Sim, ver, pois eu sequer era alfabetizado…

Mais tarde, ainda na infância, o vizinho de meu pai abriu para mim as portas de um tesouro. Em sua garagem haviam prateleiras e mais prateleiras de revistas e gibis dos mais variados tipos. Suas filhas haviam crescido, eram adolescentes, e aquilo já não lhes importava mais. Não sei dizer quantas horas eu devo ter passado dentro daquela garagem (pois ele, sabiamente, não permitia que as revistas saíssem de lá) onde lia revistas do Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey, Gasparzinho, Riquinho, Brasinha, O Gigante Miudinho e, claro, Turma da Mônica. Ainda em suas primeiras estórias.

Mas o tempo passou e eu fui criando mais outros gostos por leitura. Sim, outros, pois sempre que tive oportunidade não deixei de dar uma boa lida nas revistinhas da Turma. Mas minhas preferências definitivamente passaram para outros tipos de literatura quadrinística, donde posso citar o apreço por determinados desenhistas e personagens da revista MAD (Aragonés, Don Martin, Spy x Spy, etc), Conan, o Bárbaro (desde que nas mãos de Buscema), todas as revistas do Asterix (ferpeitamente óbvio!), a linha de heróis da DC Comics, bem como a linha Vertigo – com uma predileção por estórias do Sandman e de John Constantine.

Ou seja, os chamados “quadrinhos adultos”.

A Dona Patroa sempre disse que no Brasil ela sente falta de uma linha de gibis para as diversas faixas etárias. Segundo ela, no Japão (lembrem-se que ela morou lá por quatro anos), existem revistas para todos os gostos, passando por todas as idades, desde bebês até idosos. Aliás, uma das linhas mais fortes seria justamente a de adolescentes. Mas no Brasil ela só consegue identificar revistas para crianças ou para adultos – sem meio termo!

Mas, voltando à Turma da Mônica, hoje, quase quarentão (eu disse quase!), cabe a meus filhos a leitura dessas revistas sempre que podem. E de vez em quando também pego para dar uma lida e lá estão todos os personagens de minha infância e mais outros que foram criados e ainda alguns que foram “modernizados”.

Destes a modernização mais óbvia coube à Tina, que antigamente era nada mais nada menos que uma adolescente bicho grilo, cabelão comprido e liso, camisetona listrada surrada, um medalhão hippie no peito, e que vivia suas desventuras com o Rolo. Nas revistas de hoje – talvez tentando atingir um público adolescente – ela virou uma espécie de “cocotinha” (ainda se usa esse termo?) e o Rolo um belo dum paquerador!

E a Turma da Mônica? Continuam com seus aproximadamente sete anos de idade…

Ou melhor, continuavam!

Isso porque o Maurício de Souza acabou de criar a “Turma da Mônica Jovem”. Ainda continuam existindo os quadrinhos tradicionais, mas percebe-se nessa nova linha uma espécie de experiência para chegar justamente nos adolescentes. Foi adotado o estilo mangá – o que já vinha acontecendo usualmente em algumas cenas das demais estórias – e nesse início as personalidades ainda parecem estar sendo redefinidas. A Mônica abandonou o eterno vestidinho vermelho, o Cebolinha tem mais que cinco fios de cabelo e passou a pronunciar todos os “erres”, a Magali aprendeu a dominar seu super-ultra-mega-blaster-advanced-plus apetite descontrolado, e o Cascão passou a tomar banho (!!!!!!). Também estão lá o Franjinha, agora simplesmente Franja; o Anjinho, que adotou o codinome Céu-Boy (qualquer semelhança com o personagem HellBoy com certeza não é mera coincidência); o Louco, não tão louco mas agora professor na escola da Turma; e – vejam só – o Capitão Feio (mas com outro título).

Ainda de uma forma muito sutil – mais até do que seria necessário – um pouco de malícia e sensualidade também foi inserida na estória. Mas muito pouco. Tomara que aprendam a explorar melhor essa característica, senão creio que será difícil que atinjam o público-alvo almejado…




14 Comentários

  • Olá Adauto…
    acho que esta nova “estética” da Turma da Mônica tem tudo para fazer sucesso!!!
    Espero que nossos jovens gostem!!! Eu gostei!!!
    Obrigada por ter vistado me blog… se quiser fique à vontade para ir sempre lá!!!
    Seu site é muito legal…
    Taí o link do blog:http://nanando.wordpress.com

  • Liane, sou suspeito para falar, pois simplesmente adoro quadrinhos – mas também gostei muito!

    Aguardemos, então, as próximas publicações…

    Volte sempre!

    Inté!

  • eu gostei muito da nova versão da revistinha da mônica, a turma da mônica jovem, adorei o estilo ,muito legal. Mas esse estilo manga não pegou muito bem a turma da mônica colorida fica muito mais lagal.

  • Mari, vamos ver se depois dessa “aventura inicial” – que deve ser estender, talvez, ainda pelas próximas quatro edições – eles não dão uma mudada nesse estilo. Até lá, creio que devam ficar somente nessa linha mesmo.

    Tempo ao tempo…

    E cartas dos leitores à editora!

    ;)

  • adorei! tomara que eles creçam cada vez mais!!
    imagine ver eles velhinhos, que da hora!!

  • Bem, Maria, se considerarmos que foram quase quarenta anos para que eles chegassem à adolescência… Acho que ainda vamos ter que esperar muito!!! :)

  • monica jovem é muito legal mas eu gosto mais do franjinha (franja) e Mauricio faz uma revistinha do franjinha

  • oi monica td bem com vcs?
    gosto muito de vcs
    gostei de ver a sua turma jovem agora
    a monica,a magali e o cebolinha ficaram muito bonitos.
    PARABÉNS!!!!!!!!!! Mauricio

    amo voces
    tchauuuuuu
    bjksssssssss

  • amo a turma da monica !!! ñ perco nenhum episodio!!! bom! só queria falar isso !!!

    bjkas !!!!

  • subscriber and I liked very much the legal histories

  • muito legal

  • […] Tá bom, agora vamos ao meu “primeiro contato” com os gibis (já tinha começado a falar um pouquinho sobre isso aqui). […]

  • muito legal

  • oi adauto essa nova ediçao da turma da monica e muito legal e tem tudo pra fazer susseso eu tenho todas as revistas da turma da monica jovem obrigado por colocar a turma da monica jovem em nosas vidas

Tem alguma coisa a dizer? Vá em frente e comente!


Digite abaixo quanto é 3 + 10? (ora, vamos: você consegue...)