Asterix e seus amigos

Tá certo que o álbum já foi lançado em meados do ano passado, mas somente ontem – e ainda sem querer – é que vim a conhecê-lo…

Na realidade, enquanto a Dona Patroa precisava labutar um pouco em casa, minha incumbência era distrair toda a Tropinha de Elite (meus três filhos: escapou, já foi e já era). Fomos parar na livraria Siciliano e lá estava eu a fuçar os livros de direito, os dois mais novos a brincar de Hot Wheels e o mais velho… Cadê o mais velho?

Estava afundado numa cadeira, totalmente absorto com alguma leitura.

– Achou alguma coisa interessante aí, filho?

– Achei sim, pai. Esse você já tem?

E me mostrou a capa.

Pronto.

Acho que nem precisava dizer, mas tenho TODA  a coleção do Asterix – cuja existência descobri através de um exemplar jogado no apartamento do meu irmão, na época em que ele morava no CRUSP – Conjunto Residencial da USP, já há uns vinte e cinco anos ou mais. Era “O Combate dos Chefes” e daquele momento em diante eu já estava irremediavelmente fisgado.

Essa edição especial traz estórias curtas no traço de trinta e quatro autores, todos homenageando os oitenta anos de Uderzo (Goscinny foi o que morreu). Há uma mistura de personagens, de épocas, de traços, de tudo. Certamente utilizaram o caldeirão do Panoramix para temperar tão primorosa obra.

Saborosíssima.

Para se ter uma idéia figuraram nas estórias desde Lucky Luke até o Pato Donald! Isso sem contar os artistas, que impregnaram seu estilo na pequena aldeia perdida na Armórica, como – só para citar meus preferidos – Franquin e Manara

Deu pra imaginar?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *