Instalando XP num computador com Vista

Definitivamente. Você consegue achar DE TUDO na Internet.

Já faz alguns anos eu havia montado um computadorzinho para minha mãe poder fazer as “coisinhas” dela. Entretanto o tempo passa, o mundo se moderniza e, com ele, os hábitos das pessoas também. E aquele computadorzinho passou a já não mais atender as novas necessidades dela, como, por exemplo, um processamento rápido no acesso à Internet…

Para resolver o “problema” fui com ela até um desses hipermercados da vida (não, não vou fazer propaganda do Extra) e, juntos, compramos um belo de um computador, com uma boa capacidade de processamento, gravador de DVD, monitor LCD e… Windows Vista!

Esse foi o único perrengue da coisa toda.

Desde o início o bichinho se mostrou MUITO arredio. Ruim de configurar, ruim de instalar, ruim de usar. E não conversava com nenhum dos programas antigos que ela costumava utilizar.

Solução? Vamos colocar o Windows XP, então.

Particularmente eu instalaria um Linux qualquer, provavelmente do “sabor” Ubuntu. Mas isso iria requerer uma assessoria mais próxima e constante até que minha mãe pudesse dar seus próprios passos. Sinceramente? Eu não teria essa disponibilidade (ainda que seja minha própria mãe) e isso iria deixá-la MUITO chateada.

Peguei o computador, levei pra casa, fiz backup do que tinha que ser backapeado, comecei uma nova instalação, foi tudo bem, reiniciei a máquina e… “ERRO AO CARREGAR O SISTEMA OPERACIONAL”.

Merda.

Refiz tudo. Nada. Alterei as configurações do Setup da máquina. Nada. Alterei a configuração do tipo de formatação do HD. Nada. Reduzi a velocidade de acesso à memória. Nada.

Nada. Nada. Nada.

Pensei até em abrir a máquina e verificar se seria possível alterar fisicamente o jumpeamento do HD – mas isso implicaria na perda da garantia.

Dei um basta e deixei tudo em banho-maria até decidir o que fazer.

Então resolvi fazer uma busca na Rede com uma simples combinação de palavras envolvendo a marca do computador e a situação em análise: “Nextera ‘instalar o Windows XP’“. Apenas oito resultados. Paciência. Mas em pelo menos três as explicações e orientações eram as mesmas: a Microsoft não permite o “downgrade” de sistema; fora isso, computadores da CCE, Positivo, Nextera e de algumas outras marcas possuem uma espécie de “trava” que barra a instalação de outro sistema.

Qual a solução?

Facílimo (depois que Colombo pôs o ovo em pé…):

  • dê o boot pelo CD do Windows XP;
  • exclua todas as partições existentes;
  • reinicie a máquina (sem formatar);
  • recrie a partição;
  • prossiga normalmente e instale o Windows XP.

 
Francamente não sei qual é a lógica disso, mas só sei que funciona. Perfeitamente.

Quem quiser tentar, boa sorte!

129 thoughts on “Instalando XP num computador com Vista

  1. OLá , bem , comigo nada deu certo … dei boot pelo 98 , ia tudo bem formatei em FAT32, dai quando foi instalar os drives, bummm , travou. Coloquei o Xp, dei o boot iniciou porem não chegava nem perto para acionar o f8 e travava, fis umas 10 vezes e nada agora vou tentar fazer uma baixa formatação, quem sabe, se tiver alguma ideia mande pelo meu e-mail ok Abr.

  2. Hmmm… Sugestão? Dê o boot pelo 98 e exclua totalmente a partição. Após, tente fazer a instalação pelo XP (seguindo o bê-a-bá do post). Na hora em que for escolher o sistema de arquivos opte pelo NTFS, que permite arquivos contíguos superiores a 1 Gb. TALVEZ possa ser essa opção pela FAT32 que esteja dando algum perrengue…

  3. Olá, tenho o mesmo problema, só que o xp nem entra na tela onde posso excluir a partição, antes ele aparece uma tela azul dizendo que o windows foi desligado para evitar danos, e preciso instalar o XP, pois a pessoa que irá utilizar o pc não sabe trabalhar com o vista, ah detalhe, pensei em criar um disquete de boot, mas a máquina não tem drive de disquete, então pensei em formatar o pen drive e criar nele o boot, será que funciona?

    Se não funciona como devo proceder para conseguir formatar o pc e instalar o xp sem problemas?

  4. Olha, Ilair, como eu disse no post essas “dicas” eu consegui cavucando na própria Internet. Existem variações dos procedimentos vinculadas tanto à maneira de instalar quanto ao próprio tipo de hardware utilizado. Algumas checagens (talvez até óbvias) que você pode fazer é verificar a sequência de boot no setup da máquina – o que até possibilitaria uma eventual tentativa de boot pelo pendrive. Outro detalhe que pode pegar seria a versão do Win XP que você está tentando instalar.

    Se você der uma busca na Internet vai descobrir que existem algumas variações desses procedimentos, algumas beeeeeem mais temerárias, que envolvem até mesmo uma prévia instalação do Windows 98 (ói que doideira!)…

  5. Olá Adauto, eu tava passando pelo mesmo problema e então resolvi procurar na net e, não é que achei no seu blog! Pois é, executei o procedimento como descrito e o XP está funcionando Redondinho da Silva. No meu caso, como eu não tinha os driveres, entrei no site da Positivo, forneci o número de série do produto, e baixei todos. MUITO OBRIGADO PELA DICA.

  6. Legal, Marco Aurélio! A intenção quando publiquei isso aqui era justamente essa: poder compartilhar o conhecimento que adquiri para todos aqueles que precisassem. Apesar de ainda ser um defensor do Linux, devo render-me à realidade de que – atualmente – o Windows XP é que está na maioria das máquinas. E assim o sendo, nada melhor que ele, no mínimo, rode redondinho…

    E que o Windows Vista arda no mármore do inferno!!!

    😀

  7. Adauto, blz!
    Eu tô em uma enrascada, um amigo me pediu prá formatar o pc dele e instalar o windows xp, acontece que formatei pelo cd sem fazer um backup,a máquina dele é da Positivo e não aceitou o xp, depois que consegui formatar tirei tudo, prá variar a máquina não quer reiniciar quando coloco o dvd do vista starter “reparação” então eu perco toda a operação, já tentei várias vezes e nada…
    Pelo cd do xp ,na tela aparece (aperte uma tecla para iniciar pelo cd) eu tc aí aparece (fazendo ………do hardware) depois a tela fica preta, e naaaaada. Se alguém tiver uma idéia prá me passar envie-me por favor. Obrigado!

  8. Olha, Eustáquio, sinceramente não sei lhe dizer o que possa estar ocorrendo…

    Pelo que entendi o computador já deve estar configurado para dar boot pelo drive de CD/DVD, certo? Com o CD de instalação do XP não seria possível executar aquele passo a passo que descrevi? Inclusive “abortando” no momento correto para reiniciar e burlar o sistema de segurança da máquina?

    Já com o CD do Vista não tenho sugestões, pois sequer tentei reinstalá-lo quando as coisas começaram a dar errado. Teimei até conseguir o que queria…

    Sei que não ajudei muito, mas se quiser reiterar sua dúvida mandando tim-tim por tim-tim qual o procedimento que você está fazendo – anotando, inclusive, as mensagens de erro – fique à vontade para fazê-lo, ok?

  9. Adauto,
    Muito obrigado, entrei em um site que me adiantou algumas coisas, é que sou +-leigo em informática, vou tentar aqui novamente e se der certo eu mando um feed back prá vc , valeu um abraço amigo.

  10. Ok, boa sorte então! E esse negócio de ser leigo em informática, não ligue não, pois todos somos. Só que às vezes ficamos mais valentes e fuçadores e conseguimos descobrir umas coisas bem legais – dignas dos que “não são leigos”… Mas ficamos assim combinados: se der tudo certo mais tarde descreva o passo a passo para que possamos compartilhar aqui com outros que vierem a ter os mesmos perrengues.

    Abração!

  11. to enrascado,to tentando colocar o xp no positivo (r200wr pc da familia)que veio com WVSE o cd do xp incia normamente em direçao a formataçao mas nao chega na tela para excluir partiçoes existente,exclui pelo gparted , instalei o linux ubuntu,mas nao consigo o maledito xp, alguma dica?

  12. Addailton (quase xará, hein?), infelizmente a resposta que tenho para lhe dar é a mesma que passei para o Ilair, alguns comentários atrás. O perrengue é que cada computador é diferente do outro – mesmo que sejam da mesma marca e saiam da mesma linha de produção. São bichos tinhosos e arredios e que nem sempre fazem aquilo que queremos que façam. E isso vale também para instalações e atualizações de software – já perdi a conta de quantas vezes tive dor de cabeça com essas coisas.

    Assim, meu caro, somente tentando e tentando e tentando e tentando novamente é que existirá a probabilidade de obter êxito. Fica a dica de fuçar na Internet para ver se acha alguém que já tenha passado pela mesma situação e tentar descobrir como resolvê-la.

    Sei que não ajudei muito, mas – tenha certeza – sei pessoalmente a raiva que dá quando essas instalações não dão certo…

  13. Caro Adauto, sei que não sou o único a repetir a mesma dúvida e que tanto nos faz quebrar a cabeça. É o seguinte: O meu notebook veio com o Vista, formatei e passei para o português. Ele é um Toshiba satellite L45-S7423. Quando insiro o cd do Xp, após o carregamento das configurações ele diz que não foi possível continuar por não ter encontrado o Hd. No setup reconhece normalmente, porém é barrado nisso aí. Já tentei outras versões e nada. Sei que se eu levar à assistência resolverá o problema, mas não ficarei sabendo como prosseguir numa situação dessas sem ter que pagar por isso, pois sou bastante curioso no intuito de aprender cada vez mais na área de Informática. Tanto é que, na tentativa de descobrir isso encontrei você ajudando pessoas em situações embaraçosas quanto essa…
    Se tiver uma dica, serei bastante grato!
    Muito obrigado!

  14. Adaulto

    Tentei instalar o XP no NoteBook Inspirion da DELL e não consegui pois não achava o HD e abortava a instalção. Como a maioria dos portateis atuais, ele também veio com o Windows Vista.
    Bom pesquisei e descobri mais uma forma de fazer a instalação do XP. tem que desabilitar o Flash mode na Bios colocar na posição OFF e mudar o HDD mode de AHCI para ATA.
    PS: tem que baixar os drivers dos dispositivos no site da Dell.
    Pronto agora é só colocar para dar boot pelo CD do XP e mãos a obra… muita obra.

  15. Ora, vejam só! Isso aqui vai acabar se tornando um fórum para esse tipo de discussão! 🙂

    É que o Edson trouxe um questionamento que eu simplesmente não tinha idéia de por onde começar a fuçar – até porque sempre “brinquei” mais com computadores desktops que laptops. Mas não é que o Anthony, que resolveu compartilhar sua experiência, trouxe a resposta necessária? Ressalvadas as questões de marca e modelo, provavelmente a linha a se seguir deve ser a mesma…

    Basta aguardar para ver se teremos ou não mais notícias dessas instalações!

  16. Adauto eu estou a tentar colocar o xp no meu pc q tem vista e adorava experimentar seguir esses passos q falas, mas como nao percebo mesmo nada de computadores a nao ser o basico, sera que me podia explicar o que é fazer o boot pelo cd do xp e como se exclue as ditas partiçoes que também não sei o que é???

    * dê o boot pelo CD do Windows XP;
    * exclua todas as partições existentes;
    * reinicie a máquina (sem formatar);
    * recrie a partição;
    * prossiga normalmente e instale o Windows XP.

  17. Bem, Isabel, essa é uma parte básica em toda instalação. São coisas até simples, mas que já transformam um usuário básico em mais que um usuário avançado – na realidade já começa a se tornar um fuçador

    Comecemos pelas partições. O disco rígido por si só não tem capacidade de guardar informações, sendo necessário executar pelo menos dois processos antes que isso se torne possível. O primeiro processo chama-se particionamento. Como o próprio nome já diz, significa dividir o disco em “partes”. É imprescindível que esse processo seja feito mesmo que seja para fazer com que o disco tenha apenas uma parte (ou seja, sua utilização seria total). Essa única parte, no sistema MS-Windows, receberá o nome de drive C. Em alguns casos convém que o disco seja dividido em duas ou mais partes, de modo que cada uma dessas partes vai ser reconhecida como se fosse um disco rígido independente (drive C, drive D, etc).

    Isto feito, ou seja, com o disco particionado, é necessário formatá-lo. A formatação permite que cada parte (partição) criada se torne apta a receber informações. Imagine o disco como uma grande pizza que você precisa fatiar para servir numa festa. Deverá essa pizza ser dividida não só no sentido tradicional (cortes da borda para o centro) como também na linha paralela à borda, formando círculos cada vez menores até chegar ao centro. Pronto, estão criadas as trilhas e os setores (tem uma imagem sobre isso aqui). Com esses passos já se torna possível gravar dados em seu disco rígido.

    Mas, ainda que as informações básicas estejam gravadas no disco rígido, a inicialização do sistema operacional é comandada pelo próprio computador. E todo computador possui um menu de opções acessível logo quando você liga o bichinho (em outras palavras: “dá o boot”). Normalmente aparece uma mensagem dizendo para apertar a tecla DEL ou a tecla F10 ou qualquer coisa do gênero. Acessando esse menu (que varia de computador para computador) existe uma parte em que você define a ordem de boot, isto é, a sequência de dispositivos que devem ser acessados pelo computador para que ele possa buscar as informações de inicialização do sistema operacional.

    Suponhamos que a ordem definida seja FLOPPY, CD-ROM, IDE-0. Isso significa que o computador vai acessar o drive de disquetes (FLOPPY) em busca de um disquete de inicialização; se não encontrar nada ali, na sequência vai acessar o drive de CD/DVD (CD-ROM); caso ainda não encontre nada, somente então ele vai acessar o disco rígido principal (IDE-0). Normalmente um computador vem configurado para dar o boot direto pelo disco rígido, de modo que seria necessário alterar essa sequência para viabilizar um boot pelo CD.

    É LÓGICO que para dar o boot pelo CD, você PRECISA ter o CD de instalação em mãos, sendo que o programa nele contido executa passo-a-passo os procedimentos de instalação. Computadores novos vêm acompanhados de um CD que possui o sistema instalado – no seu caso, o Vista, o que não vai lhe adiantar de nada. Para tentar o procedimento descrito você terá que obter um CD de instalação do Windows XP.

    Usualmente disponível nos melhores camelôs do ramo… 😉

    Bão, basicamente é isso. Boa sorte!

  18. prezados amigos tenho instalado o windows vista em dois hds e recentemente resolvi reinstalar o xp devido ao programa do meu celular que realmente não quis funcionar no WINDOWS VISTA nem com promessa e vela acessa.e como sempre pesquisei os foruns etc na internet e depois de peneirar as soluções iguais e algumas realmente insconsistentes encontrei um pequeno numero de soluções viaveis (realmente viaveis) e consegui instalar o xp junto com os VISTAS depois de algumas tentativas da seguinte maneira.
    Primeiramente instale o xp(no meu caso com o sp3 junto) e quando for rebootar o computador dira que”não encontra o arquivo NTLDR e por isto voce deverà reentrar novamente e novamente ele dara a mesma mensagem não conseguindo terminar a instalação.
    Então voce deve tirar o cd do xp e colocar o cd do vista entrando novamente e escolher recuperar em vez de instalar e no menu ele oferece a opção de ativar o windows vista novamente.
    Agora entre normalmente no windows vista e com o programa
    easybcd no menu tem a opção de acrescentar outra entrada alem do windows vista que já esta habilidada, acrescente o sistema xp…. e reboot novamente .
    Retire o disco do windows vista e coloque novamenteo disco do xp e apartir dai ele continuará a instalação do xp sem problema.

    Como disse no inicio eu tentei de todas as maneiras instalar o xp depois do vista e somente desta maneira funcionou sem problema.

  19. Somente uma coisa esqueci de dizer continuei com os vistas sem perder nenhum dado,funcioando perfeitamente sem perda de dados do vista.

  20. bom… eu ja fiz a merda e apaguei a repartiçao, e formatei a hd, agora preciso dos drivers, alguem pode me passar um site ou me mandar um arquivo de backup dos drivers???
    agradeço desde ja!!!!!

  21. Figueireido, fica aí registrado o passo a passo para quem quiser proceder da mesma maneira. Desde já agradeço por compartilhar essa informação, ok? Masssss… pessoalmente (e bota pessoalmente nisso) EU prefiro distância do Vista. Entenda que não é nenhuma “xenofobia”, mas todas as experiências que tive com ele só levaram ao desastre. Difícil de instalar, difícil de configurar, difícil de utilizar – isso porque gosto de ter “controle” sobre o computador e suas tarefas e, desde o Windows 98, esse controle do usuário sobre a máquina vem diminuindo cada vez mais. Mesmo o XP, que acabou se consolidando na maioria dos computadores, tem lá seus perrengues. Ainda ontem precisei recuperar arquivos apagados da câmera digital de um amigo. E quem disse que o XP reconhecia a câmera como drive para que eu pudesse rodar o utilitário de recuperação? Tive que reinicializar a máquina como 98 (continuo com o sistema instalado em background) para viabilizar esse acesso!

    Fellipe, taí lançado seu pedido de socorro. Antes de mais nada sugiro uma profunda busca na Internet pois lembro-me que existem sites com drivers específicos de vários sistemas e equipamentos, mas não tenho mais seu link…

  22. Bem meu amigo, o me problema é o seguinte: estou tentando formatar um notebook e aparece uma mensagem dizendo: (Não hé disco nesta unidade), o que devo fazer. Desde já agradeço a colaboração. abraço.

  23. Celso, pela escassez de detalhes parece que você tem um problema muito parecido com o do Edson (27/06/08). Assim, tudo que posso lhe recomendar é a mesma dica que o Anthony (03/07/08) deu. Caso dê certo, avise. Caso contrário, forneça mais detalhes para que a gente possa discutir mais um pouco o assunto por aqui…

  24. Caros,
    Beleza? Então, tenho uma máquina positivo com windows vista.
    A 1ª vez em que eu instalei o XP, quando ela reiniciou, não carregava(o XP não pegava). Daí ,instalei o vista e tudo funcionou normalmente.Quando fui instalar o XP denovo, naparte que diz: aperte enter para instalar na partição existente(ou coisa parecida), aparece uma mensagem dizendo que ocorreu um erro e e o computador sera desligado.
    Resumindo:Não consigo instalar o xp, o 98 consigui, mais o xp nem a pal.
    Mudei o hd em outro pc e instalou neormal, mais na minha máquina não.
    Pergunto se voces podem me ajudar por favor?

    Obrigado!

  25. Olá, Junior. Antes de mais nada, vocë REALMENTE leu tudo o que consta aqui? Pela sua descrição parece que o passo a passo básico, ainda do post já resolveria seu problema… Caso contrário, mande mais detalhes para eventuais novos palpites!

  26. antes de instalar qualquer sistema operacional,ainda mais sendo um computador que já venha com o vista,você tem que ver se aceita o xp..na maioria dos casos esses computadores modernos não aceitam o windows xp

  27. mais uma coisa,se vx fez a merda de tentar colocar um windows xp num vista que não pode ser instalado um xp..volte a instalar o vista .. existem programas que podem alterar sua placa e fazer com que ela aceite um windows xp ok..vlw

  28. Preciso de ajuda! Uso um PC com Vista Starter e tenho o CD(DVD na verdade) d oWindows XP mas, me diceram que seria nescessário formatar meu PC para rodar o XP, quando vi este passo-a-passo resolvi tentar só que… quando inniciei o boot pelo CD do Win xP, ele não reconhece o setup do WinXP e inicia no modo de segurança do Vista. O que faço?
    Se responder obrigado.

  29. Ola, eu tenho um notebook acer 5720G e gostaria de saber se alguem ja tentou fazer um downgrade do VISTA para o XP neste modelo, ou pelo menos em notebook da acer.

    Uma pergunta importante a ser feita aqui e, quando eu fizer o downgrade para o xp, eu perderei todos os dados que eu possuia no computador independentemente de estarem alocados em uma particao ou hd virtual???

    Vlw pela forca, o blog esta otimo!!! Abracao

  30. Cara tava tomando um laço pra instalar o XP em cima dum vista home premium e os urubus ao redor me “secando”, querendo tirar minha pele. Este tutorial deu na pleura do miocárdio médio. Valeu d+ bicho.

  31. Bruno, vamos por partes. 1) Sim, com certeza é necessário formatar seu computador. 2) Provavelmente seu DVD contém os arquivos do sistema operacional XP, mas não a inicialização dele; então seria o caso de procurar um CD de boot do XP – creio que é justamente por isso que ele entra direto no modo de segurança do sistema que já está instalado – o Vista.

  32. Eduardo, fica aí registrada sua dúvida para os experts de plantão tentarem ajudar. Particularmente entendo que não haveria risco de perda de dados caso seu HD esteja particionado e suas informações estejam em outro setor que não seja o de boot. Mas, como você deve saber, independentemente disso, BACKUP e caldo de galinha, ainda que em excesso, NUNCA faz mal…

    😉

  33. Vlw Adauto, o seu blog me deu todas as informações necessárias pra passar o meu computador para o XP.

    Grande Abraco

  34. Olá comprei um notebook HP Compaq presário F700 importando e ele veio com o Vista em ingles, o meu cliente dono do aparelho queria em portugues, mas o danado arredio não veio com os drovers aí formatei e tesolvi instalar o XP, mas quem disse que instala?
    o xp dar boot carrega na boa, mas quando termina de carregar os drivers dar tela azul, dizendo que windows foid esligado pra evtar danos ao computador.. aí instalei o fedeora e funfou tudo belê, mas como vc falou dauto esse tipo de procedimento leva vc a dar uma asssitencia masi colada até o cidadão conseguir dar os primeiros passo no pinguin. e agora estou aqui na net vendo se consigo os drivers pro Vista ous e descubro como instalar o XP sem dar essa tela azul. se alguém souber agradeço, meu msn é: fabioholliday@hotmail.com

  35. Fabio, parto do pressuposto que você já tenha tentado seguir o passo-a-passo do texto inicial, certo? Se ainda assim não funcionou, e se nenhuma das dicas deixadas pelo pessoal nos comentários tenha lhe ajudado, bem, então fica aí o seu e-mail para que alguém possa tentar também auxiliá-lo, ok?

    Inté!

  36. Ola!..
    Comprei um pc da Positivo ( Pc da Familia R200WR ) Gostaria de saber qual o modelo da minha placa mae e de video… nao como fazer gostaria de saber se alguem poder me ajudar .. me mande um e-mail dizendo ou me responda aki msm.. bjos!.. fiquem com Deus!..

    extremelambeta@hotmail.com

  37. Poxa Gostaria q alguem ensinasse passo a passo como eu faço para formatar meu Positivo Pc da Familia R200WR do Windows vista para o Xp.. eu ficaria muito grata se me me explicassem passo a passo a formataçao..
    bjos
    fiquem com DeuS!!

  38. Ana Paula, as dicas – inclusive passo a passo – já estão aí, tanto no post quanto nos comentários.

    Agora, sinceramente? Se você não tiver lá muita afinidade com instalação de sistemas, formatação, configuração, etc, sugiro veementemente que procure alguém que o faça por você. Computadores costumam ser bichos tinhosos e lampeiros que teimam em não obedecer a gente quando queremos que ele se porte de determinada forma…

    Mas se você já tiver algum conhecimento – e, sobretudo, determinação – então repito: leia novamente o post original bem como TODOS os comentários que foram feitos, que daí já dará para você ter uma noção muito boa de como proceder, ok?

    Boa sorte!

  39. EU VENHO ATRAVÉS DESTAS HUMILDES LINHAS AGRADEÇE-LO POR TUDO QUE VOCE FEZ AKI E ME PONHO A DISPOSIÇÃO PARA AJUDA-LO NA MEDIDA DO MEU POSSIVÉL ,CONSEGUI GRAÇAS ,PRIMEIRO A DEUS E EM SEGUNDO LUGAR A SUA INTELIGÊNCIA,INSTALAR O ” FILHA DUMA BOA MÃE “DO XP PROFISSIONAL EM UM COMPUTADOR NEXTERA DA CCE , EU ESTAVA PREOCUPADO,REVOLTADO ,IRADO E COM O OUVIDO INCHADO PELAS RECLAMAÇÕES DA MINHA ESPOSA QUE FICAVA FALANDO DIA E NOITE SOBRE O MALDITO PC ABERTO NA MINHA SALA EM CIMA DA MESA HÁ TRES AMARGOS DIAS E GRAÇAS ENCONTREI ESTE SEU POST, QUE PAPAI DO CÉU CONTINUE A TE ILUMINAR E AUMENTE ACADA DIAA SUA INTELIGENCIA,MUITO OBRIGADOOOOO!!!!

  40. Rogério, não é para tanto! Da mesma forma que você encontrou um problema e veio buscar a resposta na Internet, eu também passei pelo mesmo perrengue e, por minha vez, fucei na Rede. Consegui algumas informações, testei, deu certo e resolvi compartilhar. O mérito, na realidade, é de todo aquele que resolve dividir o conhecimento que tem para aqueles que ainda podem se deparar com esse problema!

  41. Adauto esqueci de avisar que noinício de Settembroenfrentei m problemaparecido e realmente a solução estava no setup e para instalar o Xp tive a sorte de encontrar ,depois de muito procurar, uma chave que mudava de 64 para32 bits o sistema e finalmente o computador parou de dizer “ERRO AO CARREGAR O SISTEMA OPERACIONAL” espero que isto ajude a mais alguem tal como o seu post me ajudou ,em tempo os drivers do cce estão todos no site sendo que o leitorde cartões etanto para o vista como para o xp, Abraços e muito obrigado!!!!
    Saudações cariocas e brazucas!!!

  42. Valeu, Rogério! Taí mais uma peça de informação para ajudar quem também se aventurar nesse quebra-cabeças que é arrancar aquela metástase do Windows Vista da máquina!

    Abração!

  43. ae gente blz? aconteceu a mesma coisa q aconteceu com o cara do primeiro post meu pc e um megaware veio com o vista starter bem mas agora eu to tentando iniciar o pc pra fazer oq ele disse ali e quando eu ligo o pc aparece akela tela la de apertar del pra entrar no setup e talz fica so nessa tela e nada acontece po gente me ajudem ae ….

  44. Junior, para “tentar” ajudar, seria necessário bem mais detalhes: o que foi feito, o que tentou instalar, qual foi seu passo-a-passo, o que aconteceu e em que fase…

  45. putzz …tava precisando dessa explicação ….tava quebrando a cabeça pra fazer o “downgrade” no pc da minha irmã….

  46. Legal, Lucas! Espero que tenha dado tudo certo – e, caso tenha encontrado algum perrengue diferente, compartilhe com esse povo daqui…

    Abração!

  47. Preciso realmente de ajuda.
    Meu problema parece com o do Junior aí em cima.
    Um amigo pediu que eu colocasse o XP no lugar do vista starter que veio com um megaware que ele tinha acabado de comprar.
    Salvei algumas fotos da filha e da esposa desse meu amigo, e formatei o PC.
    Chegou até a copiar alguns arquivos, mas na primeira vez que reiniciou, ficou nessa tela press del ou tab e tal… congelada. Nada funciona.
    Eu tenho que voltar lá pra dar uma solução , ou perder o amigo.
    Alguém tem uma sugestão?

  48. Boa tarde!
    Formatei a HD de um PC Positivo. Esse micro é um P4 com HD Sata de 80 GB.
    Quando excluí a partição onde estava instalado a versão do Windows XP SE, apareceram mais 4 partições que não consigo excluir ou formatar.
    Alguém sabe me dizer que partições são essas que só vi, até hoje, nos micros da Positivo?
    Obrigado.
    Ulisses

  49. Oliveira, antes de mais nada, você LEU o post original, lá em cima? Desculpe a pergunta, mas tenho percebido que muita gente vem aqui nos comentários pedindo ajuda sem sequer ter lido o que deu origem a esta “discussão” (no bom sentido da coisa). E muitas vezes a resposta já está lá no começo.

    Independentemente disso, fica também a mesma pergunta que fiz para o Junior. Qual foi o passo-a-passo, em que fase da instalação deu exatamente qual mensagem, etc…

  50. Ulisses, repito o que disse ali em cima para o Junior: para tentar entender o que pode ter acontecido são necessários maiores detalhes, como o que foi feito, o que tentou instalar, qual foi seu passo-a-passo, o que aconteceu e em que fase, etc…

    Perguntas que não querem calar: Se você excluiu a partição do XP, foi a partir de qual sistema? O que já estava instalado e rodando? Havia alguma instalação Linux?

  51. Bom dia, Adauto!

    Ontem a noite eu resolvi olhar com mais cuidado.

    Na verdade, as demais partições que apareceram, é parte de um acessório para ler todos os tipos de cartões de memória.

    Eu excluí e criei a partição utilizando o CD de instalação do Win XP. Ele reconhece como disco, até um pendrive conectado numa porta USB da máquina.

    Um abraço.

    Ulisses

  52. Adauto, Bom dia
    O que aconteceu comigo, foi que excluí a partição em que estava instalado o vista. quando a formatação chegou a 100%, a “imagem” congelou aí. Eu reiniciei e o programa pergunta se eu quero instalar onde já existia um instalação do windows(?já tinha formatado?). Dei o OK e ele começou a copiar os arquivos. Aí fiquei tranqüilo. Mas quando ele teria que reiniciar pela primeira vez, ele simplesmente não voltou. Fica apenas a tela pedindo pra pressionar del e ir para o setup , ou tab e tal. mas o teclado não funciona. Nada funciona. E o pior de tudo é que nem ao menos posso reinstalar o vista.
    Já vi na internet que, como não tenho mais acesso ao setup, eu deveria mexer no jumper da bateria pra ver se o setup volta. Mas “queria” evitar abrir a máquina por causa da garantia. Por favor, uma luz.

    ah! tem um detalhe quando reinicio pressionando f8, Aparece um pequeno texto falando alguma coisa sobre USB(desculpe a falta do inglês, e o computador não está aqui comigo no momento).
    Abraços

  53. Ulisses, vamos por partes.

    Ao que pude entender, por algum motivo ele está tentando dar a carga no sistema Windows XP mas não está indo pra frente. O fato de você apertar F8 e ele soltar alguma mensagem parece-me estar vinculado a uma das funções do próprio Windows.

    Mas, independentemente do que quer que já tenha feito, sugiro começarmos de novo – DO ZERO!

    Ou seja, retire todo e qualquer pendrive, impressora, ou dispositivo que eventualmente esteja conectado em alguma porta USB do computador.

    Aliás, uma pergunta: você está conseguindo dar o boot pelo CD?

    Me avise se sim ou se não antes de passarmos para outros palpites…

  54. Bom dia, Adauto!

    Sim, já resolvi meu problema. Dei o boot pelo CD do Windows XP e instalei normalmente, sem nenhum problema ou dificuldade.

    Minha dúvida era apenas quanto as demais partições que apareciam quando eu excluía a partição com a instalação do Windows.

    Depois de prestar mais atenção, percebi que era o dispositivo para leitura de cartões de memória.

    Uma vez, por falta de atenção, eu formatei um pendrive de 4 GB que havia deixado conectado na porta USB do computer. :o)

    Obrigado pela atenção.

    Um abraço.

  55. Bom dia, Oliveira!

    É preciso ter muita calma nessa hora.

    Se o micro está na garantia, isso significa que deve ser uma máquina nova. As placas novas já conseguem reconhecer teclado USB, sem necessita alguma configuração.

    Verifique se o teclado está conectado corretamente. Retire e conecte-o novamente, para garantir.

    Tente passar qual a mensagem que aparecer, para sabermos qual o problema.

    Boa sorte

  56. CARAMBA! Tô ficando mais gagá que o de costume. Eu li as duas últimas mensagens como se fossem do Ulisses, e só agora percebi que a segunda era do Oliveira! Como se cada qual já não tivesse problemas suficientes com sua instalação, ainda consegui misturar as de um com as de outro…

    Perdoem minha confusão!

    Assim, façamos o seguinte:

    – Ulisses, que bom que você conseguiu identificar e resolver seu problema. Fuçar e insistir sempre deve ser a marca de toda e qualquer pessoa que se aventura no mundo de configurações da informática.

    – Oliveira, dirijo a você as palavras que coloquei no meu comentário anterior – em especial a conclusão, ou seja, por enquanto deixo-lhe a pergunta: você está conseguindo dar boot pelo CD?

  57. Bom dia,Adauto.
    Não, não estou conseguindo.
    Ontem passei a tarde mexendo nele, e nada!
    Retirei a bateria por alguns segundos(lá se foi o lacre), e não mudou nada. Não aparece o setup.
    Uma coisa nova: quando reinicio pressionando f2, a tela muda, e ele fica dizendo que não encontrou o CD ROM, não encontrou o floppy, e não encontrou o arquivo P5GCMX(Placa Asus).Fica dando uns beeps e mostrando essa tela continuamente. Quando está assim ele não desliga no power. Tenho que tirar da tomada.
    Eu estava pensando em tentar entrar colocando um HD de um PC antigo que tenho aqui. Será que pode dar certo? E se der certo, como proceder daí em diante.
    Já estou pensando até em exorcismo!
    Abraço.
    PS. O HD que está lá é SATA II, e o que eu vou tentar colocar é um sansung antigão.

  58. Oliveira, já que abriu a máquina mesmo, tente voltar ao básico do básico do básico: “desespeta” tudo que não for essencial, deixando a placa-mãe conectada somente ao hardware básico para instalação.

    Talvez esteja havendo alguma espécie de conflito de hardware que está impedindo o XP de continuar.

    Confesso que é um chute, mas, no atual estado das coisas, em falta de informação melhor, creio que não custa tentar…

    Caso tenha algum resultado (positivo ou negativo), não deixe de avisar, ok?

  59. Gostaria de instalar o xp em outra particao, mas sem formatar, pois o meu pc veio com o vista instalado e nao tenho cd pra reinstalar. Ja tenho 2 particoes: 1 com o vista e tudo mais e outra vazia. Gostaria de poder acessar pelos dois SO. Tem jeito?

  60. Ana, em se tratando de dois sistemas da própria Microsoft, entendo que não, não tem jeito. Isso porque o setor de inicialização desses sistemas sempre se instalam em determinadas trilhas e setores de um disco e, no seu caso, apesar de o disco estar particionado, ainda assim é o MESMO disco, de modo que não tem como os arquivos de inicialização de ambos os sistemas ocuparem o mesmo espaço concomitantemente.

  61. Caro amigo
    Veja se podes me ajudar.
    Tenho um notebook cce nextera nxk 73c nele instalei xp professional, quando inicio o xp me aparece muito rapidamente tela azul e reinicia. constatei no setup c3 desabilitado, habilito c3 e abre novamente legal. depois de alguns testes acontece novamente o problema. a data e hora não altera, cheguei a pensar que pudesse ser a bateria.
    agradeço sua resposta

    carlos cruz

  62. Olha, Carlos, isso me parece um problema bem específico de compatibilidade do Windows XP com o próprio hardware do seu notebook. Muito provavelmente algum conflito de hardware que talvez esteja disputando alguma mesma interrupção do sistema.

    A questão maior é: como identificar o que estaria causando o conflito? Não tenho nenhuma resposta exata – até porque não sei exatamente o que o Windows (ou algum programa que tenha sido instalado) tenta ativar que acaba por causar a reinicialização.

    A sugestão que tenho é um laboratório de testes (se for possível). Reinstalar todo o sistema operacional básico, do zero, mas sem nenhum driver (de som, vídeo, wireless, nada). Usar algum tempo e verificar se o erro se repete. Caso não se repita, ir instalando os drivers um a um e testando exaustivamente antes de instalar o próximo. Caso o erro ainda não apareça após toda essa instalação, também efetuar as atualizações necessárias e instalação dos programas passo a passo, sempre testando muito.

    Em tese, em algum momento desse procedimento, seria possível identificar o que é que estaria causando esse perrengue. Daí viria a “fase 2”: concentrar esforços e estudos para descobrir como solucioná-lo.

    Caso, de alguma maneira, consiga resolver esse problema, fica aqui aberto um espaço para, se quiser, compartilhar a solução com os demais mortais…

    Boa sorte!

  63. Ola Adauto,cara eu ja instalei o xp algumas vezes sem problemas,tirava o vista instalava o xp fazia algumas coisas e tal mas de uns dias pra ca não estou consegu indo mais!!ja tentei uns tres cd´s do xp e nada…dê o boot pelo CD do Windows XP;
    exclua todas as partições existentes;
    reinicie a máquina (sem formatar);
    recrie a partição;
    prossiga normalmente e instale o Windows XP. o que é recriar partição???eu ja fiz isso uma vez mas não deu certo acho que fiz algo errado…pode me explicar timtim por timtim??rsrsrs sou um pouco(muitissímo)leigo.Obrigado desde já.Meu pc é positivo com wvse

  64. Estou com um notebook, importado da Espanha placa mãe da ASUS, veio com o Vista Premio instalado, tentei formatá-lo p/ XP, configurei a sequencia de boot, iniciando pelo 1º cd/dvd e 2º pelo Hd na sequencia começa a instalação porem antes de chegar nas particões, o sistema para dando tela azul e com erro dizendo:

    O windows desligou para evitar danos ao PC.
    O que Fazer neste caso?

  65. Manoel, antes de mais nada, dê uma lida completa nos comentários e dicas que já foram feitos a este post (em especial minha resposta sobre partições à Isabel) e creio que as coisas ficarão um pouco mais claras para você. Caso ainda reste alguma dúvida, dê uma reforçada, ok?

    Lindomar, seu problema pode ter a ver com o tipo de HD instalado no notebook. Pelo que sei esse tipo de erro é comum em HDs SATA quando a motherboard não consegue carregar os drivers corretos para viabilizar a leitura/instalação. Em alguns casos a instalação de uma versão anterior do XP (SP1 ou SP2) já ajudam a resolver – depois é questão de se conectar ao Windows Update e atualizar tudo. Mas isso é só um palpite. Num computador desktop, para tentar fugir dessa famosa “Tela Azul da Morte”, usualmente se tira todo hardware excedente e vai-se instalando passo a passo até descobrir qual estaria gerando o conflito – o que nos levaria a uma configuração específica de acesso à memória só para esse hardware. Já num notebook, talvez seja o caso de desativar o que for possível no Setup do bichinho (som, rede, câmera, etc) e tentar também um passo a passo. De qualquer modo o ideal é fuçar, fuçar e fuçar bastante na Internet, pois existe muito material – principalmente em fóruns – sobre esse tipo de problema.

    Boa sorte!

  66. Resolvido.
    Um conhecido meu matou a charada.
    O XP não reconhecia o HD. Fabricação especial, sei lá.
    Esse amigo levou o HD e clonou O XP. não Instalou.
    Valeu a força.
    Abs.

  67. Ok, Oliveira. Parece que isso vai ao encontro do que acabei de responder ali para o Lindomar. Mas ainda fica uma pergunta (até porque não sei como fazer isso): como foi o procedimento da “clonagem” do XP? Já tentei isso antes, mas não deu lá muito certo… Se você puder pegar os detalhes com esse seu amigo, seria interessante para deixar registrado aqui para outros que vierem tentar a instalação e não conseguirem…

  68. Infelizmente algumas máquinas tem assim como que uma pré instalação do Windows e assim quando entram na máquina já tem um programa operacional,pré instalado,também existem placas mãe que precisam receber atualização de bios para suportar alguns coisas que já tem ou foram recém lançadas ,portanto o ideal é entrar no setup e zerar tudo q for possível ,instalar o xp e depois ir ativando os itens de hardware.
    Abraços, Adauto e companhia !!!
    Bom 2009 ,
    eu não acredito em Natal ,no entanto Boas Festas!!!

  69. Rogério, é bem por aí mesmo. Como eu já havia dito antes ali para o Lindomar seria essa a maneira de tentar configurar essas máquinas meio que “travadas” – principalmente nos notebooks, pois nos desktops muitas vezes basta “desespetar” as placas sobressalentes e seguir com uma configuração mínima.

    Valeu por compartilhar sua experiência aqui com a gente!

    Abraços, boas festas e um ótimo 2009 procê também!

  70. Olá Dauto, parabéns pelo site.

    Eu possuo um PC TV da positivo, sua configuração é um Pentium D 915 2.8GHZ, HD80GB….. e WINDOWS VISTA HOME BASIC.
    Li todos os relatos referente ao PC positivo, mas gostaria de saber como proceder para realizar a instalação do WINDOWS XP HOME, concordo com o VISTA é horrivel, mas enfim, quando tento instalar o XP, depois de carregar os arquivos de instalação, ocorre este bug “OCORREU UM ERRO INESPERADO É NECESSARIO REINICIAR O PC”. Fiz o precedimento q vc passou, mas ocorreu o mesmo erro.

    Muito Obrigado!

  71. Olá tenho u problema parecido com o seu tenhu um compurador da positivo essistia um xp nele só que quando fui formata ele fez todos os procedimentos da istalação so que quando para apacer a tela para finalização da istalação não aparecer por q ?

  72. Leonardo, não compreendi bem o que está ocorrendo no seu caso. Em que momento o computador pára? Ele trava? Nada é instalado? Ele não reinicializa após isso? Para tentar lhe ajudar seriam necessários maiores detalhes, ok?

  73. Ola Adauto
    Ótima idéia a sua de postar essas dicas, muito bom para nós “leigos”
    Uma idéia para vc, devia fazer uma pagina na internet seria muito bom.
    Mas vamos ao me perrengue como vc diz
    Tenho um celerom de 2.13ghz, com hd de 80, memoria 1gb, placa de video gforce 256, placa de som soundblaster.
    Meu sistema é windons xp profissional.
    Eu formatava ele normalmente, mas agora nao consigo mais.
    Dou o boot pelo cd, ele começa a carregar le os drives, mas quando vai para a para opçao de restaurar formatar ele desliga.
    Ja troquei o cd do windons e continua o problema.
    Se puder me passar alguma dica agradeço

  74. José, por enquanto é só um palpite (que é o que mais faço por aqui), mas você já verificou as opções de hibernar ou desligar automaticamente constantes no Setup da máquina? Ou mesmo a proteção contra vírus que impede a escrita no setor de boot (também no Setup)? Se estiverem ativas experimente desabilitá-las até o fim da instalação. Outra possibilidade de isso ocorrer (que, inclusive, já aconteceu comigo) é o superaquecimento do processador, ou seja, depois de algum tempo que o computador esteja funcionando o processador começa a ficar “confuso” e trava, desliga ou reinicia. Nesse caso a melhor opção é uma nova pasta térmica entre o processador e o cooler ou mesmo a instalação de um cooler mais potente.

    Vê lá o que acontece e, se o caso, me avisa!

    Abração!

  75. Ola Adauto.
    Tenho um Compaq pressário 766mhz, para poder instalar o XP alterei a sequência de boot, 1º CD, 2º Disquete 3º C, agora sóposso dar boot pelo cd, não consigo alterar a sequencia novamente pois o teclado só funciona depois que o XP é carregado do CD. tem solução para esse problema, como mudar a sequencia já estando no WindXP.

  76. Nilson, pelo que sei muito provavelmente seu teclado deve ter um conector USB. Caso esse tipo de conector não esteja habilitado para o teclado já no Setup da máquina ele não será reconhecido na inicialização, mas somente quando o sistema operacional em uso for ativado. Qual o remédio? Se realmente for isso, desconecte seu teclado USB, pegue um teclado com um conector do tipo PS2 (aquele redondinho), conecte-o no lugar certo (normalmente tem dois: um para o mouse e outro para o teclado), ligue o computador e, no Setup, procure pela opção “ativar teclado USB” ou coisa que o valha. Com isso feito, desligue o computador, coloque de volta seu teclado e, em tese, tudo deve voltar a funcionar normalmente…

  77. Ola amigos, eu estou com um semp toshiba info, e ele esta com muito lento, foi qi que eu resolvi formata-lo. Dei o boot com o cd do XP SP3 e comecei o processo de instalação, mais fiquei muito desconfiado por que não apareceu a parte de formatação. Mais mesmo assim continuei para ver onde isso ia da, quando termino de instala o sistema eu reniciei a maquina, quando ele esta iniciado eu vi que a minha maquina tinha ficado com dois sistema instalado nela, então resolvi fazer tudo novamente e sempre acontecia a mesma coisa, então eu abri o pc e retirei o HD e coloquei em outro pc e formatei o HD como se fosse formata o pen drive, pronto so assim consegui formata-lo. Então eu coloquei o HD em sua maquina de origem (semp toshiba info) e comecei a instalar o XP novamente, mais tova vez que ele termina de corregar os arquivos e passa pra parte de instalação do sistema a maquina desliga. Esse é o meu problema, não sei por que ela esta fazendo isso por que essa foi a primeira vez que isso acontceu , pelo menos comigo.
    Já fiz varios teste como:

    Troquei os pentes de memória e ele ainda continuava a desligar;
    Troquei a fonte e ele ainda continuava a desligar;
    Troquei o drive de CD/DVD – ROM e ele ainda continuava a desligar;
    Troquei os cabos flete e ele ainda continuava a desligar;
    Rezetei a BIOS e ele ainda continuava a desligar;
    Reparei o cooler do processador mais ele esta funcionado normal;

    Agora não sei o que fazer, será que vocês poderia me passar uma dica boa?

    Outra pergunta é! se eu retira o HD e instala o sistema XP e outra maquina e recolocar na semp toshiba info será que ele pega normal ou vou ter que fazer alguma configuração no setap.

    Fico muito grato aquim poder me ajudar.

  78. Ola adauto , eu consegui formata o pc parao winXP…. + (pc da familia r200wr)

    + eu estou com problemas com o drivre de rede.. ou a placa de rede nao sei ao certo ( jaa fui no site da positivo coloquei u no serie la e tudo baixei os drivers estalei Tds.. ) + ai eu plugo u cabo da internete e nada acontece.. internete nao vai o pc nao reconhece e tls.. sera que tem como voce me ajudar?

  79. Fernandes, algo parecido já aconteceu com o José, ali nos comentários de 31/12/08, ao qual já dei uns pitacos… Já no que diz respeito a instalar o XP em outra máquina, em tese poderia funcionar. Só posso supor que, ao fazer a transferência de HD, o próprio sistema vá se auto-reconfigurar buscando os drivers corretos para a nova máquina. Ou seja, estamos naquela famosa área altamente técnica e extremamente específica do mundo informático chamada “tentativa-e-erro”…

    Boa sorte!

  80. Rong, quando você fala em placa de rede, creio que seria para acesso à Internet e não necessariamente para uma rede interna, certo? Se for assim, antes de mais nada, já deu uma checada nas configurações junto ao seu provedor de acesso? Caso positivo, dê uma olhada também nas configurações que estão lá em Painel de Controle -> Hardware -> Gerenciador de Dispositivos -> Adaptadores de rede e veja se tudo está em conformidade. Sugiro também dar uma olhada em Painel de Controle -> Conexões de Rede -> Avançado e verifique se as configurações específicas de sua conta para conexão estão de acordo com a do seu provedor.

    Ah, essas checagens devem ser feitas com o cabo de Internet ligado, ok?

    Inté!

  81. Valeu Adauto vc é o reponsável por eu não ter perdido todos os cabelos da minha cabeça, é inacreditavel o procedimento para a instalação do XP (a máquina em questão é um Megaware Duo Core que estava com Vista Premium) e a princípio não acreditei pois ja havia tentado de tudo e sua solução que não tem pé nem cabeça mas funciona salvou meu ano, obrigado pela ajuda e espero que vc tenha um ano de 2009 fantastico…obrigado mesmo…

  82. Pois é, José Augusto. Também concordo que essa solução não tem pé nem cabeça! Já fiz mais de um exercício lógico para tentar entender o porquê dá certo, mas não consegui chegar a conclusão nenhuma. Entretanto efetivamente dá certo

    Isso me faz lembrar uma passagem do livro Contra-ataque, que conta a história em que o especialista Tsutomu Shimomura conseguiu localizar e ajudar a prender o hacker Kevin Mitnick. O Tsutomu estava configurando um servidor para ajudar a interceptar um sinal, mas a placa que ele instalou não funcionava de jeito nenhum. Reiniciou, tentou, tirou, colocou, fez e aconteceu e nada. Num determinado momento ele tirou novamente a placa, olhou para ela e colocou-a de volta. Funcionou. Perfeitamente. Seu comentário? Algo como “computadores têm dessas coisas…”

    Ora, dá para então perceber que, nessa questão de “lógica de computador”, estamos MUITO bem acompanhados! 😀

    Abração!

  83. vc me ajudo muito cara parabens mesmo ,ja nem tava querendo pegar trampo mais de tanta dor de cabeça em passar vista p/ xp varias noites 100 dormir obrigado

  84. Olá, estou com um problema.
    Minha amiga me pediu para formatar o pc dela(queria trocar windows vista por xp) era um positivo pc da familia F320WL, eu dei o boot pelo cd formatei, tudo certo mas quando o computador foi reiniciar para começar a instalação do xp ele não aparecia o ambiente grafico(Windows xp) e ficava com a leta preta e um tracinho do lado(piscando) eu voltei tentei da o boot novamente, aí passou pela tela ”verificando hardware” e depois não aparecia mais nada !
    O que eu faço presciso de ajuda !

  85. mano valeuu nao sei oq faria sem vc
    ajudou pacas nao estava consequindo
    instalar o xp depois de sua dica consequi
    oq vc falou é batata

  86. olha eu uma vez tive um problema destes e a razão era o setup que tinha uma opção de 64 bits ou 32 bits eu nunca tinha visto e nunca mais vi ,tava em 64 bits e com o Vista quando eu terminava a pré instalação do XP ele ficava dizendo q não era possivel funcionar sem os arquivos NTDL depois de muito suar na frente do cliente decidi fingir que era normal e que sabia o que fazer ,fui no setup e depois de muito vascular e do troca troca achei a tal opção mudei para 32 bits e funcionou na hora ,já tava na 3ª tentativa frustrante isto aconteceu comigo se ajudar vc ,fico feliz eu tbm agradeço muito ao ADAUTO um super help dele no ano passado,valew amigo,um abraço no coelho não acredito em coelho que bota ovo e muito menos de chocolate duro e recheado,estranhooo!!!! Boas Festas!!!

  87. Wagner e Rogerio, sou eu que na realidade agradeço pela presença de vocês aqui, bem como pela ajuda nas dicas!

    Pronto. Acabou a rasgação de seda. Vamos voltar ao trabalho!

    😉

    Abração!

  88. olá, bom dia!!! meu pc eh da megaware ele veio com windows vista starter q eh uma coisa ruim..(pra não falar palavrão!!) e dei o boot pelocd do xp formatei em ntfs rápido ele copiou os arquivos e logo reiniciou,mas ele não conseguiu carregar o xp depois pensei vou formatar pelo ntfs normal… entaum…. novamente ele não carregou o xp!!! sohq agora eu coloco o cd do xp!! ele não vai aparece configuração de hardware e apaga ao invés de abrir a tela azul e começar a carregar.. para a tela de formatação!!! ok eu faço meu amigo??

  89. Amauri, primeiramente: creio que você já tenha tentado o procedimento do post, certo? Segundamente – apesar de uma extensa lista – aconselho a dar uma lida nos comentários que antecederam o seu, pois já não lembro se alguém encontrou o mesmo problema e, eventualmente, também tenha resolvido. E, terceiramente, recentemente eu também comprei um PC da Megaware, que também veio com o (argh) Vista e lhe dei um formatão para instalar o XP que foi redondinho – a única coisa diferente da instalação a que me referi no post é que utilizei uma versão mais nova do XP, acho que o SP3 ou algo que o valha…

    Tente as alternativas e, caso ainda não dê certo, avise que a gente dá mais um ou outro palpite.

    Mas, caso dê certo, não deixe de contar como foi!

    Abração!

  90. tenho um megaware veio com vista consegui instalar o xp mas n~ consigo instalar o vista starter novamente tenho o cd de instalacão,quando o insiro não apparece nenhum arquivo,e pelo boot eele da uma mensagem pxe,sis……o que faço.

  91. VC e bruto cara so tec em informatica mas nao vejo a logica desse procedimento para instalar o xp fiz o q vc sugeriu e deu certo muito obrigado, tentei de tudo ate o win98se e nao deu certo obrigado pelo post

  92. Bao noite ja tentei de tudo mas o que eu consegui foi entrar no pronpt do dos e formatar a partição C: e D: e ao reiniciar pc c/ cd xp começa a instalar e da erro da seguinte forma:

    Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador.

    Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, reinicie o computador.

    Nas ultimas linhas apresenta a seguinte mensagem:

    *** STOP: 0x0000007E (0x0000005, 0xf854A0BF, 0xF8996208, 0Xf8995F08)

    *** pci.sys – Adress F854A0BF base at F8543000, dateStamp 3b7d855c

    E ai o que eu faço agora? me ajudem por favor! desde ja muito obrigado.
    Obs: maq. e um Compaq Presario SG3115BR Procesador Intel Celeron 420 Memoria 512MB HD 160GB.

  93. OLHA SO PRA QUEM ESTA COM O O MESMO PROBLEMA DO POST. PODE FAZER IGUAL ELE ESTA ENSINANDO POIS DA CERTO MESMO. E O SEU PROBLEMA ELVIS. PELO JEITO E DESPEJO DE MEMORIA. PEGA UM CD DO LINUX E FAÇA O TESTE DE MEMORIA. ARRUMA UM CD LINUX DA O BOOT POR ELE E DIGITE MEMTEST. PODE DEIXAR RODANDO E BEM PROVAVEL QUE VAI DAR ERRO NA SUA MEMORIA TROCA ELA E O PROBLEMA RESOLVE.

  94. Kra 2 dias e duas noites apanhando desse vista. Meu CCE, com win vista home basic é um traste. Estou tentando instalar o xp e a resposta é a mesma que vinha pra ti. Dps de muito rpocurar encontrei esse post, vou tentar se der certo, vou jogar meus comprimidos pra dor de kbça fora!!!
    Mas desde já, vlw irmão, vejo que pelo tempo que esse post tá no ar vc é muito paciente e gente boa. Brigadão mesmo.

  95. Olá, estou com um problema.
    Um amigo me pediu para formatar o pc dele(trocar windows vista por xp) é um positivo pc da familia F320WL, eu dei o boot pelo cd formatei, deu tudo certo mas ao instalar os drivers estou com problemas, já visitei o site da Positivo e digitei aquele código que fica atrás da cpu, baixei os drivers, mas mesmo assim não consigo instalar nenhum deles (som, rede, video, etc.), Acho que o Everesth não consegue identificar o modelo ou os fabricantes desses drivers. O que fazer?, Se alguem puder me ajudar, eu agradeço desde já.

  96. Quero agradecer o José Figueiredo que deixou o seu comentário datado 8 de julho de 2008, às 21:48, e que resolveu o meu problema, pois não estava conseguindo, instalar o XP no meu PC, que já está instalado o Vista e o 7, recorri até ao suporte da Empresa onde montei o meu PC, e não conseguiram solucionar a minha dúvida, pensei até que era a minha máquina, pois é moderníssima, o técnico mandou eu atualizar a Bios, usar o XP SP3 e tudo mais, porém com a dica do J. Fogueiredo, tão simples, porém muito útil, Muito Obrigado !
    Djanir Gomes Bombeiro Profissional.

  97. ola boa noite tou com um problema com um notboork ACER 5720G ele veio com o Windows Vista tentei mudar 2 vezes mais ainda nao conseguir.
    ja tentei de tudo levei pra um amigo meu q conheçe mais q eu e nda ja li varios sites com dicas e nda se alguém puder me ajudar agradeço.
    é o seguinte começo a instalação mais qdo chega na parte pra fomatar ele nao reconheçe HD tentei opção F6 mais nda
    atualizei a bio deles e nda tentei formatar com o Windows 98 e nda, não sei mais oq fazer se alguem souber por favor me ajudem.
    e não tem driver de disquete.
    meu e-mail dinho_para@hotmail.com

  98. eu estou com um megaware que não aceita o xp, dar boot e tudo, mas qdo vai pra carregar não reconhece o hd, mas instalei o windows 7 e ficou blz, mas com o xp não deu certo.

  99. bom dia em primeiro lugar adalto quero le dejar um feliz ano novo, bom gostei muito de descobrireste cantinho na enternete estou comessando agora não tenho curço nenhum mas mexo em quase tudo numa maqna mas tenho muito a prenderr
    peguei uma maqna para faser um serviço o criente quer tirar o linux e botar um XP o poblema é que eu não estou conseguindo entrar com a estalção do XP quando ele abri ele não abre intalndo ele abri como explorar ou se qualquer dvd que eu botar ele abri como explora e com o botão direito ele não dar a opsão de botalo para reprodução automatica o quye eu façõ desde de já obrigado. wallace
    que Deus te abern…!!!

  100. consegui instalar o xp mas agora não consigo estalar os draiver dos cotroladores diverços eu boto o cd e da não foi pocivel instalar o draive estou tentando baixar da enternete mas ainda não consegui vc tem augum saite que eu ossa conseguir? de4sde já fico grato.

  101. ri muito ao ler teu relato sobre a saga do pc da mamãe, fiquei aqui pensando comigo mesma…. Que seus causos devem ser muito dovertidos,quem sabe vc me premia com um deles.rs…… Obrigada pela ajuda, não resolveu meu problema, porém, me desestressou, valeu

  102. Este cantinho (assim como alguns outros neste pseudo-blog) meio que já virou um fórum de discussão sobre o tema… Não sou nenhum expert sobre o assunto, mas, quando posso (e consigo) dou lá meus pitacos! Caso sua dúvida já tenha sido respondida ou caso tenha a resposta para a de outrem, não deixe de ajudar o próximo! Caso ainda não tenha tido resposta, paciência – pois cedou ou tarde ela virá!

    Em especial para a Regina: não sei qual era seu problema, mas se de alguma forma acabei ajudando-a a enfrentá-lo com bom humor, bem, então tá pago! E minha mãe vai bem, agora já com câmera instalada e acesso wi-fi à Internet (UIA!)… Ara, véinha muderrrrrna… 😉

  103. ola adauto, ontem formatei e instalei o xp pack 2,que era um vista, deu certo, só q quando fui insta lar os drives, o da placa de som nao consigo instalar, tentei os drives e nada, o que sera que pode esta acontecendo? obrigado

  104. Jean (xará do meu filho caçula), espero sinceramente que tenha dado certo. Essa é uma daquelas dicas meio que “esotéricas” do mundo da informática, mas que usualmente funciona, funciona!

    Ricardo, já tive problemas assim e o negócio não andava de jeito nenhum. Só quando resolvi ignorar o CD de instalação que acompanhou o computador e fui na Internet buscar outros drivers para aquele tipo específico de placa-mãe é que funcionou. Conclusão: os drivers que vieram com o computador não eram dele… É apenas uma sugestão de acordo com o que já aconteceu comigo, mas tente esse outro caminho pra ver se funciona…

  105. Formatei um pc com o xp, antes ele tinha o vista, depois q fiz isso , na tela inicial ,aquela do fundo preto a primeira depois q ligamos a maquina, ficou pedindo pra eu apertar f2 pra sair de lah e carregar o windows, como se fosse falta de bateria, mas eu jah troquei a bateria por uma nova e nada, fica pedindo f2 e naum segura a hora certa.. Ja tentei de tudo e naum consegui fazer voltar ao normal? alguem sabe o q pode ter sido? Desde ja agradeço! Abraço!

  106. adauto
    vai toma no…
    tem 4 dias que tento instalar o xp nesses pcs e dava essa msg
    fiz seu procedimento e batata!!! deu certinho
    vc é F…!
    valeu

    (comentário “levemente” moderado em nome das crianças que visitam este blog… 😉 )

  107. Jefferson, fico sinceramente feliz que tenha dado certo!

    (Tô rindo até agora – quando comecei a ler pensei que o comentário seria daqueles só pra sacanear…)

    😀

  108. Fala meu amigo td bem te conheço a dois anos ,deesde que a sua ajuda valiosissima ,salvou o meu ouvido das ladainhas sobre o pc na mesa da sala e o cliente fazendo cara feia e torcendo pra eu não conseguir consertar o pc dele.
    (Por incrivel eles torcem pelo nosso fracasso:estranho!!!!!)hj em dia estão com problemas bateria e fonte, tenha sempre uma reseeva o preço tem baixado bem
    tambe

  109. Grande Rogério! O tempo passa, os problemas mudam, mas as reclamações sempre são as mesmas, não é?

    Neste tempo de notebooks, netbooks, tablets e sei lá mais o quê cada vez mais vejo menos problemas de manutenção e reinstalação. Não que tudo tenha melhorado, mas a maioria das pessoas simplesmente usa o que vem na máquina e pronto…

    Abração!

  110. Boa noite, amigo não consigo instalar o xp a tela do setap abre mas nunca vi nada igual, éla é separada,não consigo passar para instalação pelo cd como faço? Consegui fazer a instalação no pc de outro amigo que também tinha vista e deu tudo certo mas este é simplesmente orrivel, por favor me ajude ou perco o amigo, obrigado.

  111. eu esteva instalando o windons em cima do windons 7 e ai quando apareceu aquela parte de tire os diskets se vc tiver algum conectado no pc, eu tirei o cd … agora quando reinicia o pc, ele fica só naquela tela incial e não vai nem apertando o f8 para os ppups e nem para os seatings no f3 …. o que eu faço?? preciso de ajuda, por favor …

  112. comecei o processo de formação de um netbook acer aspire 1410, no começo correu tudo bem, mas quando chegou a etapa da partição (u:partição 1 fat32) não permite a exclução(C), não permite seguir adiante. tive que cancelar o processo (F3).
    Antes de formatar olhei a partição (c: 2015 (1196 livre) porque na hora de formatar só aparece a unidade U:,
    Processo: SO pendriver boot.

  113. meu nome é lucas meu notebock esta com windows 7 mas mechi e nao entra mas no windows fica uma tela azul e le fica toda hora reniciando mas mesmo assim nao enta no windows 7eu tentei fomatar com o windows xp e APARECE ESCRITO o windows foi desligado para evitar danos NADA DE DE LIGAR O COMPUTADOR DE ESTALAR O WINDOWS EU JA FORMATEI 3 VESES EM MENOS DE UM MES E NAO QUERO FORMATAR DE NOVO POR FAVOR ME AJUDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *