25 jan 2008 - 16:38  

Fazendo sabão

Sei que se qualquer um fuçar um pouquinho na Internet deve achar alguma “fórmula” para fazer sabão. O interessante, no caso específico de Jacareí, interior de São Paulo, é que trata-se do compartilhamento do conhecimento levado a cabo pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis em conjunto com a própria Administração Municipal. Pelo menos duas vezes por semana alguns voluntários da cooperativa ensinam aos interessados a arte de produzir sabão a partir de óleo doméstico usado.

Em apenas duas horas de aula já é possível sair com suas próprias pedras de sabão. Mas cabe um alerta: ainda que simples e econômico de fazer, há utilização (pequena) de produtos químicos, pelo que se aconselha o uso de máscaras e luvas cirúrgicas ao fazer os sabões.

No mais a “receita” abaixo permite a confecção de, pelo menos, 32 pedras de sabão. Para atingir o ponto correto o ideal é usar o produto depois de uns três dias de feito – assim ele fica firme e a soda cáustica usada na mistura não causa problemas. No mais, quanto mais usado for o óleo (que deve ser devidamente coado), mais rápido a massa endurece.

Todas essas informações vieram do release da Prefeitura Municipal de Jacareí e podem ser encontradas aqui. A matéria foi da jornalista Márcia de Faria.

Confira, abaixo, a receita para o sabão caseiro:

Materiais:

1 balde de cinco litros
1 cabo de vassoura
1 ou mais fôrmas para se colocar os cinco litros da massa
Luvas e máscaras cirúrgicas
Sacos de lixo (ou sacolinhas plásticas)

Ingredientes:

2,5 litros de óleo de cozinha já utilizado
½ litro de soda cáustica líquida
2 copos americanos de fubá
½ litro de água
1 copo americano de sabão em pó
½ copo americano de detergente líquido

Modo de Preparo:

Coloque as luvas e a máscara.

Após tomar os cuidados necessários, misture os ingredientes respeitando a ordem em que eles aparecem nesta receita, mexendo bem a cada ingrediente adicionado.

Em média, a mistura começa a endurecer após uma hora de mexidas constantes.

Coloque a mistura, ainda pastosa, na(s) fôrma(s).
Com mais duas horas o sabão já estará endurecido e pronto para ser cortado, em tamanhos e formatos variados.

Dica: Para o sabão endurecer mais rápido, trocar o ½ litro de água em temperatura ambiente por ½ litro de água fervente.




50 Comentários

  • fis a receita na ordem certa,ingrediente por ingrediente,troquei a agua em temperatura normal por fervente,mexi por 1 hora e vinte minutos,a massa ficou muito liquida,não ficou pastosa,,ai fis uma receita nova colocando a agua fervente por ultimo endureceu na hora,mexi 3 minutos e a massa ficou boa,so q tem q colocar muito rapido na forma,se não endurece rapido,,,sera se eu colocar 50 ml de amaciante de roupa antes da agua fervente,ele pode demorar um pouco + para endurecer,para q eu tenha tempo de colocar na forma com calma?????????,,me ajuda ai,o q eu fis de errado,o oleo estava bem usado,quase preto,,,fico muito grato por sua ajuda,,fica com deus…abraços.

  • Paulo, sinceramente, essa “receita” eu recortei e colei aqui – não a fiz pessoalmente (ainda). Mas eu vou dar uma checada lá na Prefeitura, passar sua dúvida e – PROMETO – dentro em breve lhe dou uma resposta, ok?

    Inté!

  • fico muito grato por sua ajuda,,estou aguardando..abraços

  • obrigado

  • Não por isso, Luís e Renato. Mas depois expliquem porque messss…
    ;)

  • Oi boa tarde gostaria de saber onde eu arrumo forma para fazer sabao?

  • Boa pergunta, Marco. Transcrevi a receita mas não me preocupei com detalhes tão importantes quanto esse. E ainda continuo aguardando uma resposta do pessoal lá da Prefeitura acerca da dúvida do Paulo. Vou reforçar o pedido e incluir um pedido de informações sobre as formas…

  • ACERTEIIIIIII,,srsrsr,,,fis assim:..usei um batedor de claras,aquele de faser bolo,,,segui a receita como esta aqui,fis com agua fria,fui colocando os ingredientes e batendo na ordem de entrada,,,guando acabei de colocar os ingredintes a massa ja estava bem pastosa e pronta,,,muito bommm….MARCOS,EU COMPREI UMAS VASILHAS PLASTICAS QUASE DO TAMANHO DO SABÃO…[vem até com tampa]…. COLOQUEI A MASSA NESTA VASILHA,ESPEREI SECAR 1 DIA,E SOLTEI O SABÃO,,,FICOU ÓTIMO,,,NÃO DEICHE PASSAR DE 1 DIA POIS FICA DIFICIL DE SOLTAR,,NA PROXIMA RECEITA VOU UNTAR A FORMA DE PLASTICO COM ALGUMA COISA OLEOSA PARA NÃO COLAR D+ E SOLTAR COM FACILIDADE….{{O MEU SABÃO É 1 POUCO MAIOR DO Q ESTE Q VENDE EM SUPER MERCADO,O PESSOAL ADORA}}..espero q de certo pra td mundo…E DA ATÉ PRA GANHAR UM DINDIM,KKKKK…FELIZ NATAL PRA TDS…{{{{{VENÇER.TALVES,DESISTIR,,,JAMAIS !!!!}}}}

  • + uma coisa,,,,com a massa pronta da pra colocar nas formas com calma,não endurece rapido,+ umas 2 horas depois, ele ja começa a ficar firme,,,,,ATENÇÃO:faser com agua fria….abraços…VALEU ADAULTO,1 ABRAÇÃO.

  • Paulo, só tenho a lhe agradecer pelas dicas complementares que acabou de passar. Infelizmente a pessoa com quem falei não me deu uma resposta e eu acabei deixando uma pendência por aqui.

    Com sua ajuda quem vier a procurar esse tema na Internet vai ter o bê-a-bá completo de como fazer um bom sabão caseiro. É o bom e velho espírito de compartilhar – já em ritmo natalino! ;)

    Meu MUITO OBRIGADO a você Paulo!

  • BOA TARDE1

    GOSTARIA DE RECEBER A FÓRMULA E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE SABONETE BARRA GLICERINADO E TAMBÉM DE SABÃO BARRA COMUM.

    BRATO, EDVÁ

  • Olá, Edva. Infelizmente não tenho isso, não. Mas experimente dar uma ligada para o pessoal do Meio Ambiente lá na Prefeitura de Jacareí – quem sabe eles não teriam alguma “receita” do tipo?

    Inté!

  • obrigado pela a ideia da minha feira de ciencias

  • Uai? A idéia garanto que foi sua, este post talvez só tenha ajudado com a mão-de-obra… ;)

    Abração e boa sorte na feira!

  • EU COLOCO NO SABÃO QUE EU FAÇO
    UMA COLHER DE SOPA DE SAL AMARGO PRA CLAREAR,
    500 ML DE VANISH PARA LAVAR ROUPAS COLORIDAS E DEIXALAR COM A COR AVIVADA E MUITO LIMPINHAS,
    2 COLHERES DE AMONIACO PRA TIRAR GORDURA DOS VIDROS E PANELAS E MELHORAR O BRILHO DOS ALUMINIOS ARRUADOS,

  • Boa noite, Adauto sou do IFRN de Mossoró e tenho um projeto de sabao mais o meu e diferente da sua receita, mais na verdade gostaria de saber como vc faz para cortar esse sabão q produz, se é apenas com faca ou se deseum cortador.

  • Olá,
    Sua receita é muito prática fiz e crescentei alguns ingredientes da minha imaginação, ai vão:
    1 1/2 de açucar ajuda a cortar um pouco o efeito da soda caustica
    1 colher de sopa de sal ajuda a dar brilho no alumínio e porcelana
    4 tabletes de anil deixa a roupa branca com uma cor muito bonita
    2 bolinhas de naftalina

    não colocar o anil e a naftalina no mesmo sabão, o resultado da naftalina não é enjoativo o cheiro da roupa é impressionante, muito bom. Eu lavo os panos de prato e deixo de molho com água quente por uma hora com o sabão que tem naftalina o cheiro fica ótimo.

    Um abraço,

  • Para Edva Santos:

    Fórmula de Sabonete refrescante

    100 gr glicerina transparente
    5ml de essência de menta
    5ml de extrato de tratamento de babosa
    20cm de filme PVC
    Etiqueta identificadora

    Modo de fazer:
    Derreta aem banho maria a base glicerinada com os cuidados necessário.
    Quando a mesma estiver bem morna acrescente o corante a essência e o extrato, misture bem.
    Coloque nas formas e desenforme depois de totalmente endurecido.

  • Formulação de sabonete glicerinado (sólido).

    Fórmula:
    Sebo (desodorizado e clarificado) 24,2 kg
    Óleo de coco 13,2 kg
    Álcool 96ºgl 16 kg
    Hidróxido de sódio (a 50%) 11,48 kg
    Glicerina 5 kg
    EDTA tetrasódico (a 99%) 200 g
    Carbonato de sódio 500 g
    Sulfato de sódio 300 g
    Açucar 16 kg
    Formol 37% 200 g
    Corante hidro-alcoólico qs
    Essência hidro-alcoólica q.s
    Água deionizada 13 kg
    Modo de preparo:

    Em um recipiente adequado aqueça até 80ºC o sebo e o óleo de coco, sob agitação constante adicione o álcool e 8 quilos de água.

    Em seguida com agitação constante adicione o hidróxido de sódio, a massa começa a ficar bem consistente.

    Em seguida adicione sob agitação 5 quilos de água, a glicerina, o EDTA, o carbonato de sódio e o sulfato de sódio.

    Diminua a temperatura para cerca de 60ºC e adicione o açúcar sob agitação constante.

    Quando a temperatura atingir cerca de 55ºC adicione sob agitação o formol.

    Quando a temperatura atingir cerca de 40ºC adicione o corante e a essência, agite bem para completa homogeneização.

  • ESTOU TENTANDO FAZER SABÃO DE CÔCO LIQUIDO PARA LAVAR ROUPAS E USOS DOSMETICOS, POIS NÃO CONSIGO DEIXA-LO COM UMA CONSISTANCIA GELATINOSO, ELE FICA MUITO LIQUIDO COMO AGUA, MAS SEU RESULTADO É EXCEPCIONAL, ABAIXO A MINHA RECEITA:
    04 LITROS DE OLÉO DE CÔCO – 0,5 LITRO DE OLÉO USADO DE SOJA – 1/2 KG DE SODA EM ESCAMAS – 1,5 LITROS DE ALCOOL -20 LITROS DE AGUA FERVENDO – 01 LITRO DE AGUA FRIA – DISSOLVER A SODA EM 01 L. AGUA FRIA, ADICINAR OS OLEOS BEM DEVAGAR , ADICIONAR AOS POUCOS O ALCOOL- MEXER DEVAGAR E SEM PARADEIXAR HOMOGENIO, ADICIONAR BEM DEVAGAR A AGUA FEVENTE, DEIXAR DESCANSAR 24 HORAS. – O QUE SERÁ QUE ESTÁ ERRADO – ESTE SABÃO É DE UMA ESPUMA ABUNDANTE E DEIXA AS ROUPAS BRANQUINHAS E CHEIROSINHA, PARA A GORDURA DE LOUÇAS É UM ESPETACULO.

  • Amigos:

    Faço sabão caseiro há algum tempo, como divertimento e forma de preservar o planeta. Vi aqui várias dicas úteis, e também tenho as minhas, que quero compartilhar com vocês todos.

    Primeiro é o uso do fubá. Quimicamente ele é utilizado como secante para o sabão. Caso vocês não queiram usá-lo, podem substituir por sabão em pó mesmo. Eu fazia uma receita com fubá e um dia descobri isso, substituí e tive sucesso. Troque a medida de fubá de qualquer receita por sabão em pó.

    Como faço muito sabão em pedra (tenho vários amigos me fornecendo óleo), sempre sobra bastante, que trituro e transformo em sabão em pó. Por isso posso substituir o fubá com facilidade.

    Quanto às formas, as de plástico são uma boa saída, em lojas de R$ 1,99 elas são muitas. Uma outra saída é forrar com plástico as formas de bolo retangulares. Pra fixar bem o plástico eu molho a forma e depois “colo” o plástico por cima, deixando sobrar bastante nas bordas. Só tem que tomar cuidado pra massa não pegar na fôrma, que fica manchada por causa da soda.

    Outra saída é uma forma de madeira, mas aí já entra um marceneiro na jogada e fica mais caro. De qualquer jeito,, pra quem quiser usar isso pra ganhar um dinheiro extra é um investimento. E a madeira pode vir de caixotes de feira. Só tem que ficar bem firmes e bem coladas, pra não escorrer o sabão mole.

    A massa tem um ponto certo, nas receitas que uso são como polenta. Quando estão assim já é hora de enformar. O uso de batedores também é importante: quando troquei cabos de vassoura por batedores (como os de claras ou escumadeiras de chapa), o ponto chegou mais rápido. Se a receita insistir em ficar mole, uso batedeira de bolo mesmo. Cinco minutinhos mexendo bem e chega no ponto.

    Pra cortar o efeito da soda cáustica, além do açúcar (que deve ser disssolvido em um pouco de água antes de entrar na massa), também se usa suco de limão (1 limão coado para cada 3 litros de óleo). Entra no final da receita. Antigamente se usavam cinzas de fogão a lenha. Daquelas bem fininhas, bem branquinhas. Uma colher de sopa cheia por litro de óleo, também no final da receita.

    Também uso naftalina triturada pra tirar cheiro, mas em propoerção pequena. 1 bolinha triturada em 6 litros de óleo. E fica realmente bom. Pra quem não gosta de naftalina, a cânfora em pedras, encontrada em farmácias, também funciona. Triture bem e junte no fim da receita.

    O anil eu uso dissolvido, até junto com a naftalina. Tiro uma parte da água da receita, dissolvo bem o anil e incorporo logo depois do óleo. No começo fica meio cinzento, depois que esfria a cor fica normal.

    O sal também ajuda a dar consistência. Mas aí é meio complicado, varia de receita pra receita. Em geral uma colher de sopa em 3 litros já ajuda. E relmente dá brilho no alumínio.

    Agora um pra MARTA, do sabão líquido de côco: use o sal de cozinha. Inclua uma colher de chá no final da receita que ele já começa a pegar consistência quase na hora. Se colocar sal demais ele vira uma gelatina.

    Espero ter ajudade. Abraços a todos.

  • Escrevi tanto e acabei esquecendo, desculpem!

    Pra quem quiser se profissionalizar, é importante controlar o PH do sabão. Pra isso é necessário o uso de fitas de medição de PH. Você faz a receita e mergulha uma dessas fitas na massa, pra medir nuam escala de cores que vem no estijo da fita.

    O ideal é de 10 a 12. A caixinha das fitas tem a explicação. Quando está abaixo é preciso mais açúcar ou suco de limão. Ou até ácido bórico, mas esse eu ainda não experimentei. E tem que ir por tentativa e erro, aos pouquinhos.

    Abraços.

  • Só posso agradecer a todos pelas dicas, sugestões, esclarecimentos e novas “receitas” que foram acrescentadas a este singelo post. Em especial ao Luiz-SP, que sintetizou e acrescentou muito a todas as discussões anteriores. E é esse espírito de solidariedade desinteressada que dá gosto da gente continuar compartilhando o pouco que sabe!

    Valeu, pessoal!

    E continuem a palpitar à vontade…

  • Estive lendo os comentarios todos , faço pouco sabão caseiro , mas quando eu faço eu coloco nas caixinhas de leite , lavo e corto as duas laterais pq. e uma da grande , fica como uma tampa , grampeio onde corta para tirar o leite para não vazar , depois o sabão pronto , despeso nas caixinhas ficando um dedo para encher e fecho , da 03 pedaços de bom tamanho . Pode fechar com fita crepe mas o grampo é melhor .

  • Oi primo .estas receitas eu faço sempre e uso diariamente,só seguir certinho o modo de fazer,não precisa “bater” a massa,apenas mistura-las de vez em quando ok:

    SABÃO EM PEDRA
    ingredientes:
    • 5 LITROS DE ÓLEO USADO e DEVIDAMENTE COADO
    • 1 LITRO DE SODA CAUSTICA (LÍQUIDA)
    • 1 COPO DE SABÃO EM PÓ(QUALQUER MARCA)
    • 1 VIDRO DE DESINFETANTE DE EUCALIPTO DE 750ML (EU USO O MAIS BARATINHO QUE ENCONTRO NO MERCADO)
    MISTURE TUDO MEXENDO BEM(não precisa bater,apenas misture )
    DEIXE DESCANSAR POR 2 HORAS,MAS NESSE PERÍODO VÁ MEXENDO DE VEZ EM QUANDO ATÉ FORMAR UMA MASSA GROSSA.
    COLOQUE EM UMA FORMA E ASSIM QUE COMEÇAR A ENDURECER CORTE CONFORME O GOSTO.
    O RESULTADO É UM SABÃO BRANQUINHO‼

    SABÃO LÍQUIDO(DETERGENTE):
    ingredientes:
    • 3 LITROS DE ÓLEO USADO DEVIDAMENTE COADO
    • ½ LITRO DE SODA CAUSTICA LÍQUIDA
    • 2 LITROS DE ALCOOL COMBUSTÍVEL
    MISTURE TUDO MUITO BEM EM UM BALDE GRANDE.
    DEIXE DESCANSAR POR DUAS HORAS.
    DE VEZ EM QUANDO VÁ DANDO UMA MEXIDA POIS VIRA UMA MASSA.
    PASSANDO 2 HORAS,ACRESCENTE 12 LITROS DE AGUA QUENTE,MISTURE BEM,DEIXE ESFRIAR E DEPOIS ENGARRAFE.ÓTIMO PARA LAVAR LOUÇAS,PISO E AZULEJOS!

  • AH!,Só pra saber,a primeira vez que fiz o sabão líquido (detergente),errei a receita e ao invés de colocar MEIO LITRO de Soda Líquida,coloquei UM LITRO,aí,o resultado foi que virou uma pasta igual aquelas que compramos no mercado!!ficou muito bom tbm,aí só colocar em potes tipo de margarina.

  • Gostaria de saber onde eu encontro soda liquida? se eu dissolver a soda em escamas na agua ela num fica liquida? tenho oleo usado mais as receitas que acho praticas e com soda liquida o que eu faço?

  • A soda em escama derretida e a mesma soda liquida? se não for onde eu posso encontrar a soda liquida em goiania?

  • A receitinha é boa, só não concordo com o cabo de vassoura que não mistura bem a massa, tem que ser uma ripa ou um tipo remo. Abraços.

  • Olá
    Legal a receita
    Para as formas , uma dica é usar caixas de leite
    pois se grudar é só rasgar a caixa, que o sabão sai
    :)

  • Minha receita , ha 15 anos faço para o cosumo e da certissimo, 2kl de sebo derretido, 2lt de acool de posto, 4 lt de agua fria, 2 lt de óleo de frituras, 1 kl de soda em escamas. Colocar a agua em um balde plastico grande dissolver a soda,adicionar o óleo e o cebo derretido, e aos poucos colocando alcool e mexendo com um cabo de vassoura.
    Atenção : Nao coloque o alcool de uma so vez porque sobe tudo ou seja ,ferve e sai tudo fora do recipiente.Duas horas depois está endurecido.OBS:uso potes de margarina o sabão ja sai no formato certo.

  • Adorei vocês não tenho nem palavras. li todas as mensagens
    Só queria saber se posso colocar álcool em
    Uma receita de sabão aonde vai: soda caustica sabão em pó, água e o óleo.

    Maria Inês você que faz sabão há tanto tempo poderia me ajudar, por favor.
    Desde já te agradeço.

  • Só queria dizer que aprendi e tirei dúvidas com os comentários dos amigos. E dizer também que o sabão que leva farinha de milho, pode ser substituído por farinha de trigo. Obrigado.

  • Gostaria de saber qual o efeito do breu e do caulim nas receitas de sabão em barra… e o que devo usar para ter um sabão branquinho e firme?
    Obrigada!

  • Estou desempregada e adorei estas receitas ,vou fazer para vender e ensinar as minhas amigas.

  • ola gostari de saber como recuperar o sabao de alcool que ficou mole a reseita e 6 k de gordura 4 litros de alcool 1k de soda 2 litros de agua 250ml de deter pur favor o que poso fazer se puder mande resposta hoje obrigada

  • Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.
    Como tirar o odor de peixe do óleo

    Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

    rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
    gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
    limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
    Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

  • SABÃO CASEIRO DE BARRA DE LEITE
    ingredientes
    2 litros de leite
    1Kg de soda
    6 litros de óleo
    modo de preparo.
    Misturar o leite com a soda
    e colocar o óleo de vagarinho mexendo sempre mexer aproximadamente 15 minutos e despejar nas formas e deixar descançar, e cortar quando ainda estiver morno.

  • quero agradecer a todos q puseram suas receitas aqui pois me ajudarm muito , muito obrigada!

  • gosto muito de faser sabao caseiro principalmetnte o liquido em poucos o sabao fica talhado me de uma dica

  • - boa raede ja vi que ai tem muitas receitas boas masmandarei uma receita basica que peguei e fiz deu certinho,5 litros de oleo usado e coado, 1 copo de 200ml de amaciante e 1 kl de sida e um litro de agua quente muito cuidado pessoal,nessa hora…. misture todos os ingredientes e bata por 48 minutos e so enformar fica durinho se quiiser coloque ervas desidratadas ,deixe maturar durante 30 dias e so usar

  • Olá, boa noite!!! Gostaria de saber onde encontro a tal “soda líquida”… se alguém puder me ajudar… obg a todos por tantas dicas ma-ra-vi-lho-sas!!!

  • Fiz um tambor de 200 ltrs de tedergente liquido para lavar carros ficou otimo,
    coloquei 500 g de soda.
    Meu filho que trabalha comigo nao viu foi la e coloqueu mais 500 g
    Entao fiquei com o shampoo com 1 kl de soda.
    Ficou otimo pra limpar mas ficou acido nem da pra por a mao .
    Tem jeito??

  • Por favor pra fazer meu sabão preciso de 200ml de soda e só tenho ela em escamas , então como faço pra medir 200ml em soda granulada ?

  • eu nao faço assim eu aprendi com a irma d meu pai minha tia maria de lourdes

    1 5 litros de oleo usado
    2 um frasco de detergente
    3 2 copos de sabao em po ariel
    4 a soda em grao
    5 um litro de agua morna

    modo de preparo

    1 dissolver a soda em um litro de agua e depois colocar o oleo ja coado,e vai mexendo e colocando detergente sabao em po e mexe com um cabo de vassoura por 40 minutos depois eu corto ele um pouco antes dele ficar duro pra nao desfarelar depois

  • gostraria de saber se tem como corrigir o sabão que não endurerceu, obrigado

  • olá comprei uma caixa de sabão em pó de 1kg,tem como eu transforma em liquido fazendo 5 litros…..(osmaralvesdesouza@hotmail.com)

  • COMPREI UMA CAIXA DE SABÃO EM PÓ TEM COMO DILUI E FAZER 5 LITROS DE SABÃO LIQUIDO…

  • o que fazer se não acho a soda líquida posso usar a outra em escamas?

  • NÃO CONSEGUIMOS..

Tem alguma coisa a dizer? Vá em frente e comente!


Digite abaixo quanto é 4 + 10? (ora, vamos: você consegue...)