RSS é tudo de bom…

Dando continuidade à “novela” de meu computador caseiro (para aqueles que perderam a sequência, no último capítulo nosso herói instalou com sucesso o Linux – distro Ubuntu – em seu computador), seguindo uma dica do Bica (sempre ele) resolvi instalar um agregador de RSS.

O que é isso? Fácil. Primeiramente, vejamos o que é RSS. Significa, hoje, Really Simple Syndication. Digo “hoje” porque essa sigla já teve outros sinificados, de acordo como atual estado da técnica. O link ali do parágrafo anterior conta com detalhes essa história. Mas basta saber que RSS trata-se de um arquivo num formato padronizado mundialmente e que tem por finalidade a inclusão de informações relativas do site ao qual ele estiver agregado, tais como título, página, descrição da alteração, data, autor, etc. Esse arquivo usualmente é atualizado de poucos em poucos minutos, sendo muito utilizado para compartilhar conteúdo de sites dinâmicos, que tem alterações frequentes, como sites de notícias ou blogs (êba!).

Já um agregador de RSS nada mais é que um programa que, conforme seja determinado pelo usuário, busca essas fontes RSS (feeds) nos sites indicados, apresentando suas atualizações numa única janela, funcionando mais ou menos como um programa leitor de e-mail.

Ou seja, em vez de navegar blog por blog, site por site atrás das atualizações e notícias, são elas que vêm até você por intermédio desse programa agregador, facilitando sua leitura e otimizando seu tempo. É mais ou menos como quando, alguns anos atrás, “inventaram” a tecnologia push, que mandava (empurrava) notícias para os inscritos. A diferença, nesse caso, é que você é quem escolhe o que quer ler, podendo ignorar solenemente o restante.

Pois bem, fuçando no Ubuntu, bastou acessar a sequência “Aplicações” e “Adicionar/Remover”, o que abriu uma janela mostrando do lado esquerdo as categorias, do lado superior direito as aplicações disponíveis e do lado inferior direito uma descrição do que a aplicação selecionada faria. Escolhi a categoria Internet e logo o primeiro aplicativo da lista já era o que eu queria: um programa chamado Akregator (o “K” seria de KDE, uma das interfaces gráficas do Linux).

Selecionei, mandei instalar, conectou, baixou, instalou, funcionou. Simples assim.

Não, nada de “Você precisa reiniciar seu computador para que as alterações tenham efeito”. Estamos falando do Linux, lembram-se?

Já aproveitei e informei ao programa todas as páginas que usualmente acesso e ficou tudo MUITO bom! Mas não se preocupem, pois quando acabar de “arrumar” o jeitão aqui do site eu colocarei novamente aqui do lado aquela listagem com todos esses excelentes blogs…

0 thoughts on “RSS é tudo de bom…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *