“Mensagem para você”

Joselani SoaresEm mais um habitual copy & paste do Alfarrábio (juro que não é falta de criatividade!) temos uma mensagem recebida de uma amiga em comum, a repórter Jôse, que aproveitou uma noite de insônia e inspiração para um bom desabafo que pode render uma também boa reflexão.

Esta msg é para vc…

Esta msg é para vc que nunca gostou do Lula/PT ou que passou a não gostar depois desses quase quatro anos de governo, principalmente por tomar conhecimento de casos de corrupção trazidos à tona nesse período.

Esta msg específica não visa mudar seu voto. Vivemos em uma democracia (obtida a duras penas, vale dizer) e vc tem todo o direito de dizer que vai votar no Alckmin. Mas peço, por favor, que não justifique seu voto falando em “limpar” o Brasil de políticos corruptos, de resgatar a moralidade e a decência do país. Não, por favor.

Falar que vai votar no PSDB/PFL para “limpar o Brasil da ‘corja do PT'” é o mesmo que dizer que vai fazer faxina em sua casa utilizando excremento.

Por favor, pelo bem da moralidade e da decência, justifique seu voto no seguidor da Opus Dei, admitindo que não se importa com as privatizações que virão –o que, segundo Eduardo Galeano, significam a humilhação para a soberania de uma nação vendida a preço de banana.

Justifique seu voto admitindo que não se importa com o fato de a coligação PSDB/PFL pouco ou nada fazer para tentar diminuir a desigualdade social em nosso país (aliás, que se lixem os pobres, né não?).

Justifique seu voto admitindo que até podem ocorrer caso de corrupção, mas desde que a população não fique sabendo, afinal, é muito chato viver em um país com tantos escândalos, com tanta notícia de atos sujos em nossa política. Mas quanto a isso, realmente podem votar em paz, atos de corrupção não chegarão a ser chamados de “escândalos”, porque grandes veículos de imprensa são direta ou indiretamente ligados a grupos políticos como PSDB/PFL e por isso não terão interesse em divulgar (vide caso do dossiê: a origem do dinheiro é uma busca incessante, enquanto que o conteúdo do objeto de desejo de membros do PT não é sequer questionado. Estranho pensar que alguém pode querer pagar tanto por tão pouco…) e que políticos pagos (PSDB/PFL sabem o que é isso, pois souberam comprar a aprovação da reeleição para beneficiar FHC) não irão denunciar, e poucas (talvez nenhuma?) CPIs serão instaladas. Aliás, que tédio ver os telejornais mostrando aqueles depoimentos intermináveis no Congresso! Fora as notícias constantes de propinoduto, caminho do dinheiro sujo…

Enfim, para vc que não fez qualquer movimento pelo voto nulo (seria uma chance para vc tentar mudar o processo eleitoral e livrar o país de tantos escândalos) ou não optou por qualquer outro candidato/partido que não estivesse envolvido em casos de corrupção, não venha falar em limpeza/decência/moralidade na hora de justificar seu voto na coligação PSDB/PFL.

Como foi dito no início, essa msg não quer mudar seu voto, mas caso esteja em dúvida sobre qual o mal menor para o país, compare propostas (descubra quais são as do “desafiante”) e os números do atual governo com os oito anos comandados pela frente PSDB/PFL e faça o julgamento. Isso pode ajudar a obter novos e concretos argumentos para a justificativa do voto.

A não ser que queira falar como o senador Jorge Bornhausen (PFL) quando disse: “Vamos acabar com essa raça”, referindo-se ao PT. Dessa maneira simplista de “limpar” nosso país, não resgatamos valores como decência e moralidade e caímos em um discurso demagogo e vazio. Nada mais.

Joselani Soares

2 thoughts on ““Mensagem para você”

  1. Então Adauto…. eu não vou votar no PT. Nunca votei, e não tenho vontade. Mas meu voto está vinculado a outras crenças, e não na esperança de um vago país melhor. Eu acredito em privatização, acredito na associação do governo com o empresariado pra gerar crescimento e trabalho, acredito em taxas de juros menos indecentes, acredito em um governo menos oneroso.

    Bjs!

  2. E eu também acredito nisso! E em muito mais, até. E dentro das opções que existem atualmente na política, a que eu entendo melhor – até por uma questão de ideologia – é a do PT. Mas, como eu sempre digo, sou petista, mas não sou xiita. A plena liberdade de escolha é um direito arduamente conquistado e deve ser absolutamente respeitado.

    Usualmente costumo publicar aqui não só meu ponto de vista, como também dos amigos (como foi o presente caso). Não pretendo com isso “fazer a cabeça” de ninguém, mas simplesmente compartilhar pensamentos e opiniões tanto próprios quanto alheios que acho interessantes.

    Assim, independente de qualquer que seja seu voto no próximo dia 29, tenho certeza absoluta que – tanto eu quanto você – estaremos, de acordo com nossas crenças, optando por uma tentativa de futuro melhor para esse nosso Brasilzão véio sem porteira…

    Bão, é isso. Obrigado pela visita, e não deixe de passar por aqui de vez em quando, hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *