São José dos Campos – Símbolos do Município

BRASÃO

Brasão do MunicípioO Brasão de Armas de São José dos Campos, de autoria do Dr. Afonso de Taunay e desenhado por J. Wash Rodrigues, foi aprovado pela Lei Municipal nº 180 de 23 setembro de 1926. Voltou a ser símbolo municipal pela Lei nº 19 de 26 de agosto de 1948 e teve seu desenho restaurado através da Lei nº 2178 de 03 de maio de 1979 com as seguintes características:

I. Escudo redondo português, cortado ao meio, partido o campo do chefe em dois quartéis e encimado pela coroa mural:

a) Primeiro Quartel: em campo de ouro, quatro cabeças, de sua cor, de índios guaianazes, afrontados e acantonados ladeando o brasão do venerável José de Anchieta, como símbolos da fundação do povoado de São José no século XVI.

b) Segundo Quartel: em campo de sinople (verde) um lírio e uma haste cruzados, de prata, e um rio, também de prata, simbolizando o Rio Paraíba, constituindo as armas “falantes” do município – São José do Paraíba ou São José dos Campos. O lírio é o símbolo atribuído a São José, e a haste florida recorda a piedosa lenda cristã relativa aos esponsais de São José e Nossa Senhora.

c) Campo Inferior: em campo de goles (vermelho), uma panóplia bandeirante, arcabuz, espada, machado e bandeira, tudo de sua cor, recordando a entrada dos desbravadores em terras de São José no século XVII.

II. Suportes: dois tenentes do terço miliciano criado para o Norte de São Paulo pelo Morgado de Mateus, então Governador da Província.

III. Coroa Mural: em ouro, com cinco torreões visíveis, tendo na porta principal, aclarada, o brasão do Morgado de Mateus.

IV. Listão: em fundo de prata e letras de goles (vermelho) com a divisa “AURA TERRAQUE GENEROSA” (generosos são a minha terra e os meus ares). Ao listão ornam dois ramos de café frutificados, tudo ao natural, recordando a grande lavoura do município.

BANDEIRA

Bandeira do MunicípioInstituída pela Lei 655 de 02 de fevereiro de 1960. Desenho do estudante da escola João Cursino, Sr. João Vitor Guzzo Strauss, vencedor do concurso promovido pela municipalidade.

Cores: Blau e prata; treze listras; figura de uma roda dentada em ouro simbolizando a riqueza sempre ascendente do Município; faixa em prata, sinuosa, representando o Rio Paraíba do Sul; três estrelas simbolizando os três distritos: São José dos Campos, Eugênio de Melo e São Francisco Xavier; os treze dentes da engrenagem falam do entrosamento entre o Estado e o Município.

HINO

Em 1967, ano do 2º Centenário de elevação a Vila (que depois alcançou o status de cidade, pela Lei Provincial nº 27 de 22 de abril de 1864), a Prefeitura instituiu um concurso para a confecção do Hino do 2º Centenário, oficialmente pela Lei nº 1463 de 26 de agosto de 1968, tendo alcançado sucesso o trabalho do Professor Vitor Machado de Carvalho, que teve partitura do Maestro Pepe Àvila, de São Paulo.

Ei-la envolta na neblina
Debruçada na colina,
Sob o olhar da Mantiqueira
São José a Hospitaleira
São José Bicentenária

Das mãos de Anchieta nascida,
Desta terra legendária
Que alegre vivas unida
No teu trabalho febril
Que o orgulho sejas do Vale
A cidade que mais cresce
Pois o título desvanece
todo São Paulo e o Brasil

(estribilho)

De operário a estudante,
Teu sangue novo estoante
Flui da escola à oficina
E da fé te ilumina,
Unes o livro ao esmeril,
Terra de obreiro e de bardo,
Que tens Cassiano Ricardo
O Poeta do Brasil.

0 thoughts on “São José dos Campos – Símbolos do Município

  1. Muito bom! Estava procurando desesperadamente uma página que falasse sobre os símbolos municipais de São José dos Campos e finalmente achei! Parabéns! Está ótima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *